Como mudar a fonte do Instagram? Saiba usar uma letra diferente na bio e posts

Tutorial mostra como usar uma fonte diferente no Instagram em áreas como biografia ou legendas; letras personalizadas podem ser adicionadas por sites de terceiros

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 2 semanas
Uma mão segura um celular com o aplicativo do Instagram aberto. Tela mostra um perfil da rede social com nome e biografia escrito com letras estilizadas
Saiba como usar fontes diferentes para destacar o nome e a bio de um perfil no Instagram (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

A fonte do Instagram se refere à tipografia usada no aplicativo da rede social. Apesar de não ser possível mudar de forma nativa o estilo da letra, o Instagram permite que os usuários usem fontes geradas em outro lugar.

Funciona da seguinte forma: o usuário acessa o site que gera o texto com a letra estilizada e digita a mensagem, legenda ou comentário que vai ser usado no Instagram. Depois, é só copiar e colar o texto no aplicativo da Meta.

Essa mudança da fonte usada no Instagram é uma forma de personalizar o perfil e chamar mais atenção ao texto, que ficará diferente dos demais na plataforma.

A seguir, veja como mudar a fonte dos seus textos no Instagram.

1. Acesse um site de fontes estilizadas

Use o navegador do seu celular Android ou iPhone para acessar sites de fontes estilizadas. Plataformas como o metatags.io e igfonts.io geram caracteres Unicode em que você pode copiar e colar as letras para o Instagram.

Captura de tela do site MetaTags

2. Digite o texto para mudar a fonte do Instagram

Toque na caixa de texto, no canto superior do site, e escreva a palavra ou a frase que você deseja mudar as letras do Instagram.

Capturas de tela do site MetaTags mostram como inserir um texto e gerar uma fonte estilizada

3. Escolha uma fonte e copie o texto gerado pelo site

Desça a tela para ver várias opções de fontes para Instagram, escolha uma das tipografias e toque em cima. Depois, toque no botão “Copy” para copiar o texto para a área de transferência do seu celular.

Capturas de tela do site MetaTags mostram como copiar

4. Acesse seu perfil no Instagram

Abra o app do Instagram no seu celular e toque no ícone com a sua foto, no canto inferior direito, para abrir seu perfil na rede social. Então, toque na opção “Editar perfil”, embaixo da sua biografia, para ver mais opções.

5. Edite sua bio no Instagram com a fonte estilizada

Toque no campo “Bio” para editar a sua biografia no Instagram. Segure o toque em cima da caixa de texto e selecione a opção “Colar” para transferir o texto copiado do site de fontes. Por fim, toque no botão azul de check (✓), no canto superior direito, para concluir.

Dá para mudar a fonte do Instagram nativamente?

Não é possível mudar a fonte do Instagram em textos descritivos, como nomes de usuários, cabeçalhos, descrição em menus e textos de botões. Os espaços que não permitem a inserção de texto usam a fonte padrão da rede social de fotos e vídeos: a Instagram Sans.

Onde posso usar essas letras diferentes no Instagram?

Você pode usar fontes estilizadas em campos de texto da sua conta do Instagram. Por exemplo:

  • Biografia: personalize a sua bio usando uma fonte que combine com seu estilo;
  • Nome de exibição: destaque seu nome com uma fonte chamativa;
  • Legenda de post: deixe as legendas mais atraentes para os seguidores;
  • Comentário em publicações: crie mensagens que se destacam dos demais;
  • Textos em Stories e Reels: use fontes que não estão disponíveis no próprio Instagram para conteúdos mais originais.

Tem como usar uma cor diferente na fonte do Instagram?

Você apenas consegue alterar a cor da letra no Instagram ao editar conteúdos do Stories e do Reels. Nas demais caixas de textos da rede social, como legendas e comentários de posts, não é possível trocar a cor da tipografia.

Existem aplicativos com fontes diferentes para o Instagram?

Sim, há diversos aplicativos para celulares Android, iPhone e PC que geram fontes estilizadas para o Instagram. Alguns deles são:

  • Tailwind For Instagram (PC);
  • Fonts Art (Android e iOS);
  • Fonts for Instagram (Android);
  • Sprezz Keyboard (iOS);
  • Social Fonts Keyboard for Bio (iOS).

Tem como mudar o tema do Instagram?

Sim, você pode colocar o Instagram no modo escuro e deixar o app ou a página no navegador com fundo preto. A rede social também permite alterar os temas de bate-papos individuais e chats em grupo na área de Mensagens Diretas (DMs).

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados