O SIM swap é um golpe em que um criminoso “clona” o número de seu chip de celular (com uma ajudinha involuntária da operadora), tendo acesso a mensagens, senhas e até mesmo a contas de apps, dependendo de cada caso. Saiba como fazer para se proteger.

O que é SIM swap?

O SIM swap é um tipo de clonagem do número de um chip SIM, embora seja um processo legítimo. De posse de um chip em branco e dados do usuário, um falsário liga para o operadora se passando pela vítima, fornece os dados necessários e solicita a ativação do número no novo chip. A partir daí, o fraudador tem acesso a ligações, mensagens SMS e senhas, podendo ativar apps como o WhatsApp em seu aparelho.

Com os aplicativos ativos, o criminoso passa a mandar mensagens aos contatos em nome da vítima, geralmente pedindo dinheiro ou aplicando outros golpes.

Como se proteger

O usuário pode tomar medidas para se proteger e evitar cair no golpe do SIM swap.

Vejamos quais:

1. Nunca use a verificação em duas etapas via SMS

Autenticação em Dois Fatores Instagram SMS

De todas as formas de proteger seu chip SIM, conta no WhatsApp ou redes sociais, a verificação por SMS é uma das piores. Com o acesso ao número, o fraudador poderá invadir suas outras contas com facilidade ao receber o código de segurança via torpedo.

Sempre use aplicativos de tokens de acesso, como Google Authenticator, Authy e outros para proteger suas contas. Autenticação em dois fatores via SMS não é uma boa ideia.

2. Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp

WhatsApp / sim swap
  1. Abra o WhatsApp;
  2. Toque em “Menu” (os três pontinhos) e depois em “Configurações”;
  3. Toque em “Conta”, “Confirmação em Duas Etapas”;
  4. Defina um código PIN de seis dígitos, que será solicitado ao fazer login no WhatsApp.
    O app solicita o código ao usuário de tempos em tempos, para garantir que outra pessoa não esteja usando-o;
  5. Defina também um endereço de e-mail para recuperar o PIN, caso você o esqueça.

Em alguns casos, o WhatsApp pode pedir para adicionar um e-mail de recuperação caso esqueça você o código. É extremamente importante que esse e-mail também esteja protegido pela verificação em duas etapas que não seja via SMS.

3. Ative os códigos PIN e PUK do seu chip SIM

SIM chip / sim swap

Os códigos PIN e PUK são a última linha de defesa do seu chip SIM. Toda vez que ele for colocado em um novo celular ou o aparelho for reiniciado, o código PIN será solicitado para ser liberado. O código PUK serve para desbloquear o chip caso o PIN seja inserido errado várias vezes, sendo a chave-mestra do chip.

Caso o PUK seja digitado errado 10 vezes, o chip é bloqueado definitivamente; o usuário terá que ir até à loja da operadora para resgatar o número em outro chip.

4. Não dê mole

O SIM swap depende em especial de golpes de phishing, como e-mails e mensagens suspeitas. Por se tratar de uma maracutaia ligada à engenharia social, é importante tomar cuidado com contatos estranhos.

Assim, é importante não dar moleza na internet.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre SIM card na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados