Como ocultar seu contato no Telegram [esconder telefone]

Saiba como ocultar o seu contato no Telegram e esconda o seu número telefone ou mesmo o seu nome e o sobrenome das pessoas

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
Telegram (Imagem: Tatiana Vieira/Tecnoblog)
Telegram (Imagem: Tatiana Vieira/Tecnoblog)

Uma das coisas que você pode fazer no Telegram é ocultar o seu contato — vulgo esconder seu número de telefone — no aplicativo. Ao se inscrever no Telegram, você precisa fornecer o seu número de telefone, assim como fazemos no WhatsApp.

No entanto, o Telegram não usa o número para se comunicar com você e não compartilha o número com os outros usuários. O nome de usuário na sua conta torna-se seu token de identificação para usar o serviço de mensagens do Telegram.

Em geral, outros usuários do Telegram só poderão ver seu número de telefone se você tiver o número deles armazenado no seu próprio telefone e sincronizar seus contatos com o Telegram. Isso inclui amigos, qualquer pessoa em seus contatos de agenda e qualquer pessoa com quem você compartilhou voluntariamente o seu número.

Como ocultar o seu contato no Telegram

Em resumo, contanto que você não adicione o número da pessoa aos seus contatos telefônicos, tudo o que ela verá é o seu nome de usuário do Telegram. Mas, você pode não estar satisfeito com isso e querer ocultar seu contato no Telegram de todos.

  1. Abra o menu do Telegram e toque em Configurações;
  2. Toque em Privacidade e Segurança;
  3. Lá, toque em “Número de Telefone”;
  4. Responda a pergunta: “quem pode ver meu número”?
    Todos, Meus Contatos, Ninguém (a última e melhor opção);
  5. Responda também “quem pode me encontrar pelo meu número”?
    Todos ou Meus Contatos (a última evita contatos indesejados).

Isso é o suficiente para que ninguém possa ver seu número de telefone pelo Telegram. Lembre-se de que seu número de telefone ainda estará vinculado à sua conta.

Numero de Telefone no Telegram (Imagem: Reprodução / Android)
Numero de Telefone no Telegram (Imagem: Reprodução / Android)

Aproveite, também, e altere quem pode ver ou acessar outras informações como:

  • Último Acesso e Online (ficar invisível);
  • Fotos de Perfil;
  • Mensagens Encaminhadas;
  • Quem pode ligar para você;
  • Adicionar em Grupos e Canais;

Posso esconder meu nome ou sobrenome no Telegram?

Não.

O Telegram não permite ocultar nome e/ou sobrenome das outras pessoas que usam o aplicativo. Mas, você pode editar seu nome e usar um apelido se quiser ou um sobrenome menos conhecido (parte do seu nome completo) ou até a sua profissão.

Como criar uma conta no Telegram sem um número

Pode ser que você queira ir além e criar uma conta de Telegram sem usar seu número de telefone. Bom, há quem faça. Não há como se inscrever no Telegram sem fornecer um número de telefone. A questão importante é que não precisa ser o SEU número.

Poisé.

Como o Telegram usa o número apenas para a verificação inicial da conta, você não precisa dar no ato da inscrição um número que se conecte a você de alguma forma. Existem maneiras de configurar o Telegram sem deixar um número seu com o app.

Use um telefone fixo

Se você não receber um SMS no celular (o que seria o mais óbvio na inscrição), o Telegram pode tentar ligar para um número e falará o código de verificação em mensagem de voz. Sendo assim, você pode pegar um telefone emprestado.

Usando um número temporário

Você pode tentar com um aplicativo de Virtual SIM, que funciona de forma similar a um eSIM. Ele cria um número de celular secundário que pode ser usado para diversos fins.

Pronto, agora você já sabe como ocultar contato no Telegram.

Com informações: Telegram

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Telegram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados