Para ouvir áudios do WhatsApp pelo alto-falante auricular é necessário reproduzir a mídia no mensageiro e levar o dispositivo móvel ao ouvido, como se fosse uma chamada telefônica.

Já a reprodução de áudios do mensageiro no viva-voz do celular exige apenas o acionamento do botão de play da mídia. O processo é o mesmo no PC com o WhatsApp Web ou WhatsApp Desktop (Windows e Mac), seja via fone de ouvido, soundbars ou caixas de som.

A seguir, veja como escutar áudios compartilhados no WhatsApp pelo celular ou computador.

Como escutar áudios no WhatsApp pelo celular diretamente no ouvido

1. Abra o aplicativo do WhatsApp em seu dispositivo móvel

Inicie o WhatsApp em seu aparelho Android ou iOS, uma vez que o processo é o mesmo em ambos os dispositivos.

Entrando no aplicativo do WhatsApp pelo celular
Entrando no aplicativo do WhatsApp pelo celular (Imagem: Reprodução/Android)

2. Entre na conversa do WhatsApp para ouvir um áudio

Acesse o bate-papo desejado para ouvir áudio do WhatsApp no ouvido.

Abrindo um bate-papo do WhatsApp
Abrindo um bate-papo do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Reproduza o áudio do WhatsApp e leve o celular ao ouvido

Toque no botão de play para iniciar a reprodução e mova o dispositivo até a orelha para escutar áudio do WhatsApp no ouvido. A tela automaticamente ficará apagada para evitar que contatos com o rosto, orelha ou cabelo executem ações indesejadas no celular.

Reproduzindo áudio do WhatsApp pelo alto-falante auricular do celular
Reproduzindo áudio do WhatsApp pelo alto-falante auricular do celular (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como ouvir áudios no WhatsApp pelo alto-falante do celular

1. Inicie o app do WhatsApp em seu aparelho Android ou iOS

Abra o aplicativo do WhatsApp no dispositivo móvel (Android ou iOS).

Entrando no aplicativo do WhatsApp pelo celular
Entrando no aplicativo do WhatsApp pelo celular (Imagem: Reprodução/Android)

2. Acesse o bate-papo do WhatsApp para reproduzir o áudio

Entre na conversa do WhatsApp que contém o áudio a ser reproduzido.

Abrindo um bate-papo do WhatsApp
Abrindo um bate-papo do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Dê play no áudio do WhatsApp sem obstruir o sensor de proximidade

Toque no ícone de reprodução de mídia para ouvir áudio do WhatsApp no viva-voz, desde que não esteja com fones conectados e não obstrua o sensor de proximidade (localizado próximo à câmera frontal) do dispositivo. É possível ajustar o volume pelos botões físicos do aparelho e navegar pelo mensageiro enquanto escuta o áudio.

Reproduzindo áudio do WhatsApp pelo alto-falante
Reproduzindo áudio do WhatsApp pelo alto-falante (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como escutar áudios no WhatsApp pelo PC

1. Entre no WhatsApp Web ou WhatsApp Desktop pelo PC

Acesse web.whatsapp.com pelo navegador do PC para entrar no WhatsApp Web. Se preferir, abra o WhatsApp Desktop para Windows ou Mac, já que o passo a passo é o mesmo.

Acessando o WhatsApp Web pelo navegador do PC
Acessando o WhatsApp Web pelo navegador do PC (Imagem: Reprodução/WhatsApp Web)

2. Entre na conversa desejada e reproduza o áudio do WhatsApp

Acesse a conversa desejada e clique no ícone de reprodução do áudio compartilhado na conversa. Não se esqueça de certificar-se de que o computador está conectado a uma caixa de som ou a um fone de ouvido.

Reproduzindo áudio em um bate-papo do WhatsApp
Reproduzindo áudio em um bate-papo do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp Web)

Por que não consigo escutar um áudio do WhatsApp?

Há casos em que usuários não conseguem escutar áudios compartilhados no WhatsApp. Os problemas podem envolver:

  • Configurações específicas de áudio: os sons do sistema podem ser mutados automaticamente se o celular estiver no modo vibração ou silencioso;
  • Volume silenciado: é possível que o nível de volume do celular ou PC esteja desativado em alguma configuração do sistema;
  • Aba do navegador mutada: deve-se verificar se a aba do WhatsApp Web no navegador não está no mudo;
  • Sensor de proximidade descalibrado: o áudio pode ser reproduzido apenas pelo alto-falante auricular ou apresentar interrupções frequentes, caso o sensor de proximidade do celular esteja descalibrado;
  • Falta de permissões do app do WhatsApp: o WhatsApp pode estar sem permissões para usar recursos referentes a áudio e música;
  • Ausência de driver: um computador novo ou recém-formatado pode não conter os drivers de áudio necessários para reproduções de sons do sistema;
  • Fones conectados: é possível que o celular ou PC estejam conectados a um fone (com ou sem fio), o que impede a reprodução do áudio em alto-falante ou caixas de som;
  • Problemas nos alto-falantes: alto-falantes de celular ou computador com problemas podem ficar incapacitados de reproduzir sons do sistema.
  • Sistema operacional desatualizado: dispositivos com sistemas operacionais ultrapassados podem apresentar problemas na reprodução de áudios;
  • WhatsApp desatualizado: o WhatsApp desatualizado pode reproduzir bugs antigos que impedem o funcionamento de recursos básicos da ferramenta.

O usuário pode salvar um áudio do WhatsApp e reproduzi-lo em outra ferramenta para verificar se o problema está atrelado ao mensageiro da Meta ou ao dispositivo usado.

Por que não consigo escutar um áudio do WhatsApp diretamente no ouvido?

Problemas que impedem a reprodução de áudio do WhatsApp pelo alto-falante auricular do celular podem envolver:

  • Fone conectado ao dispositivo móvel: um áudio não será reproduzido pelo alto-falante auricular, se o dispositivo estiver conectado a um fone com fio ou Bluetooth;
  • Sensor de proximidade descalibrado: um sensor de proximidade descalibrado pode não reconhecer a proximidade do celular com a orelha, permitindo apenas reproduções de som via viva-voz;
  • Alto-falante auricular com defeito: alto-falantes auriculares com água ou defeito vão impedir que o usuário escute o áudio na orelha como uma chamada telefônica.

Por que o áudio do WhatsApp não sai pelo alto-falante?

Defeitos nos alto-falantes e fones conectados podem impedir que o áudio do WhatsApp seja reproduzido no viva-voz. Mas a maioria dos problemas nesses casos são referentes ao sensor de proximidade do celular, como:

  • Sensor de proximidade descalibrado: um sensor de proximidade descalibrado pode fazer com que o celular reproduza o áudio via alto-falante auricular ao entender erroneamente que o aparelho está no ouvido;
  • Sujeira na tela: a tela ou película do dispositivo podem estar com sujeiras que obstruem o sensor de proximidade, fazendo com que a reprodução seja feita apenas no alto-falante auricular;
  • Capinha invasiva: capinhas maiores que ocupam espaços da tela também podem ativar o sensor de proximidade e interromper a reprodução de áudios no viva-voz.

É possível ouvir um áudio no WhatsApp sem a pessoa saber?

Sim, é possível. Para ouvir áudio no WhatsApp sem o contato saber é necessário desativar a confirmação de leitura pelas configurações do mensageiro. Com isso, o áudio não ficará azul ao ser reproduzido.

Outra opção para quem não quer desativar a confirmação de leitura é encaminhar o áudio recebido para uma conversa com você mesmo e escutar a mídia nesse bate-papo que recebeu o encaminhamento.

Posso alterar a velocidade de um áudio para ouvir no WhatsApp?

Sim. Um dos recursos do WhatsApp é justamente a possibilidade de acelerar uma mensagem de voz gravada no mensageiro. A alteração de velocidade do áudio pode ser feita no WhatsApp para celular ou para PC.

Para acelerar áudios no WhatsApp é preciso tocar ou clicar em cima do indicador “1x” e escolher entre as velocidades 1,5x ou 2x.

Tem como ouvir um áudio no WhatsApp antes de enviar para um contato?

Sim. Para gravar um áudio e ouvir antes de enviar no WhatsApp pelo celular é necessário iniciar uma gravação, arrastar o microfone para cima e tocar no botão de pause. Um reprodutor de mídia será exibido e permitirá tocar o áudio gravado antes do envio.

No PC, o processo exige iniciar uma nova gravação e clicar no botão de pause. Depois, o usuário pode reproduzir a mídia, enviá-la na conversa ou deletá-la.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Relacionados