Como ouvir música sem Wi-Fi no Amazon Echo [entrada auxiliar]

Amazon Echo precisa de Wi-Fi para executar qualquer comando, mas dá para ouvir música sem internet se tiver um celular por perto

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
Amazon Echo Plus

Já pensou se pudesse usar os alto-falantes do seu Amazon Echo para ouvir música mesmo sem estiver conectado ao Wi-Fi (offline)? Bom, na verdade dá para contornar essa questão e aproveitar o aparelho como uma caixinha de som, até sem internet. Confira nos próximos parágrafos.

O que é necessário?

Para que você possa ouvir música mesmo se internet no Amazon Echo, é necessário fazer uma pré-configuração da entrada auxiliar do dispositivo (mais abaixo).

Não disponível no Echo Dot

Vale ressaltar que o tutorial abaixo é válido apenas para modelos mais caros do alto-falante da Amazon (Echo, Echo Studio). O Echo Dot não permite usar a conexão auxiliar como entrada de áudio. Neste modelo, a entrada só serve para saída (ouvir em outros dispositivos).

Seu celular deve ter uma entrada P2 de 3,5 milímetros — a tradicional de fones de ouvido — e as músicas devem estar baixadas offline, seja no Spotify, Deezer ou Apple Music. A não ser que você tenha acesso à rede móvel para fazer streaming direto pelo celular.

No caso de ir para um lugar distante, como uma chácara por exemplo, que não tenha acesso à internet, a melhor opção é baixar as músicas da festa e evitar futuras frustrações com o picote do áudio.

Também será necessário um cabo auxiliar (com a conexão P2 nas duas pontas) para ligar o celular ao Amazon Echo.

Configurar a entrada auxiliar do Amazon Echo

Amazon Echo Show 5 com Alexa em português - Review

Antes de sair conectando o Amazon Echo ao celular pela entrada auxiliar, é preciso primeiro configurar tal entrada para que ela funcione devidamente. Por padrão, a entrada do Echo vem configurada para funcionar com fones de ouvido e alto-falantes externos — ou seja, ela funciona como fonte de áudio.

Para configurar a entrada auxiliar do Amazon Echo:

  1. Abra o aplicativo Alexa no celular;
  2. Toque na aba “Dispositivos” e selecione seu Amazon Echo;
  3. Em “Áudio auxiliar”, mude para “Entrada de linha” (se a opção não aparecer, tente conectar algum cabo na entrada primeiro).
configurar amazon echo para funcionar sem wi-fi com entrada auxiliar

Isso permitirá que o Echo sirva como uma saída de som e receba o áudio do celular ou outro aparelho.

Importante: a configuração só pode ser feita enquanto o aparelho está conectado à internet. Portanto, antes de sair de casa e levar o Amazon Echo, execute os passos acima.

Como ouvir música sem Wi-Fi no Amazon Echo

Depois de ter configurado a entrada auxiliar e ter baixado as músicas no celular, é só fazer a conexão entre os dois dispositivos e aproveitar os alto-falantes do Amazon Echo.

Outra opção é usar o Bluetooth, caso o celular não tenha uma entrada auxiliar. Essa função também precisa ser configurada enquanto o dispositivo está conectado ao Wi-Fi. Depois, basta selecioná-lo na lista de dispositivos pareados.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Amazon Echo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados