Como proteger o iFood com biometria para evitar compras indesejadas

Quer proteger sua conta do iFood? Saiba como ativar a biometria no aplicativo para evitar problemas de compras não autorizadas

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 4 meses
iFood no celular (Imagem: Divulgação/iFood)
iFood no celular (Imagem: Divulgação/iFood)

O iFood é um dos aplicativos de delivery mais populares do Brasil. Buscando melhorar a segurança dos usuários, a plataforma oferece um recurso de biometria para garantir que as compras sejam feitas apenas pelo proprietário do celular e não por criminosos ou outros terceiros. Abaixo, vou te mostrar como ativar essa função.

Tempo necessário: 1 minuto

Por enquanto, o recurso de biometria só está disponível no aplicativo do iFood para iOS, ou seja, nos celulares da Apple. Após ativar a função, a plataforma vai solicitar uma identificação por meio do Face ID/Touch ID a cada nova compra, garantindo mais segurança. Siga as instruções abaixo para saber como realizar esse procedimento:

  1. Entre no seu perfil:

    Abra o aplicativo e toque em “Perfil” no canto inferior direito;

  2. Acesse a área de segurança:

    Desça a página até o final e toque na opção “Segurança”;Entre na seção de segurança do iFood (Imagem: Reprodução/iFood)

  3. Ative a biometria:

    Toque na “chavinha” para ativar o Face ID/Touch ID como método de segurança — o app vai pedir para colocar o dedo no sensor ou mostrar o rosto para confirmar.Toque na "chavinha" para ativar a biometria do iFood (Imagem: Reprodução/iFood)

Como excluir um cartão no iFood

Burlar a segurança do Face ID/Touch ID não é uma tarefa simples, mas se você for roubado e os criminosos conseguirem, de alguma forma, contornar essa tecnologia, não é bom ter seus cartões vinculados ao aplicativo. Afinal, há diversos casos de pessoas que sofreram golpes devido ao fato de terceiros usarem a plataforma para realizar muitas compras. Por isso, veja abaixo como excluir um cartão:

  1. Com o aplicativo aberto, toque em “Perfil” no canto inferior direito;
  2. Toque em “Pagamentos”;
  3. Na seção “Formas de pagamento”, toque em “Ver mais”;
  4. O app vai exibir todos os cartões cadastrados. Toque nos três pontinhos ao lado do cartão que deseja remover e depois no ícone de lixeira;
  5. Toque em “Excluir cartão” para confirmar a ação.

Por mais que o iFood não armazene os dados dos cartões, ficando cadastrados apenas no celular, se você quer melhorar a segurança para evitar possíveis problemas, talvez esse seja o método a seguir. Para continuar usando a plataforma, é possível optar por outras formas de pagamento, como Pix, saldo do iFood Card ou dinheiro.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iFood na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados