Como recomendar alguém no LinkedIn?

Veja as dicas de como recomendar no LinkedIn – e como pedir recomendações – para fortalecer o seu perfil na rede social

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e meio

As recomendações do LinkedIn podem ajudar a fortalecer um perfil na rede social (e fora dela). O objetivo é escrever um depoimento que destaque as qualidades e habilidades de algum colega (ou ex-colega) de trabalho, aluno, professor ou um conhecido que tenha, de alguma forma, contribuído para o seu crescimento profissional. Para saber como recomendar no LinkedIn, siga o passo a passo abaixo – o processo é o mesmo na web e nos apps para Android e iOS.

Linkedin / Foto por StockSnap/Pixabay

Como recomendar no LinkedIn

Antes de continuar, é importante ressaltar que as recomendações devem ser feitas entre usuários que compartilhem uma conexão de 1º grau – isto é, pessoas que você adicionou na rede ou das quais você aceitou um convite para se conectar.

  1. Acesse o perfil da sua conexão de 1º grau.
  2. Toque no botão “Mais…”, no cartão de apresentação.
    Como recomendar no linkedin
  3. Clique em “Recomendar”.
  4. Defina os campos “Relacionamento” e “Cargo na época”, e clique em “Avançar”.
  5. Agora basta escrever a sua recomendação. Quando estiver tudo pronto, finalize em “Enviar”.

A ao fazer uma recomendação no LinkedIn, o destinatário pode permitir a exibição da mensagem no perfil ou não. Ao ser aceita, ela também aparece no perfil do destinatário, na aba “Concedidas”, dentro da seção “Recomendações”.

Como pedir uma recomendação no LinkedIn

Você também pode pedir recomendações no LinkedIn, o que pode ajudar a quebrar o gelo para conseguir um depoimento bacana sobre o seu trabalho. Para isso, faça o seguinte:

  1. Acesse seu perfil do LinkedIn e role a página até a seção “Recomendações”.
  2. Clique em “Solicitar recomendação”.
    como recomendar no linkedin
  3. Digite o nome da conexão à qual deseja fazer o pedido de recomendação.
  4. Defina os campos “Relacionamento” e “Cargo na época” de acordo com as opções fornecidas pelo LinkedIn e toque em “Avançar”.
  5. Personalize o pedido ou envie a mensagem pré-formatada.

A dica, aqui, é usar o bom senso: evite pedir recomendações para pessoas que não mantiveram bom relacionamento profissional ou que não trabalharam diretamente com você.

O LinkedIn afirma que as recomendações enviadas podem ser editadas ou excluídas a qualquer momento pelo autor da mensagem. E tanto o autor quanto o destinatário podem ocultar a recomendação tocando sobre o ícone de lápis na seção “Recomendações”.

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e escreve sobre tecnologia há 7 anos. Formada pela UFRJ, está na equipe do Tecnoblog desde 2020. Já passou pelo TechTudo (Globo) e pelo hub de conteúdo do Zoom, onde cobriu eventos nacionais e internacionais, analisando celulares, fones e outros eletrônicos. De 2019 a 2022, escreveu a coluna semanal "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Antes disso tudo, cursou Farmácia e fundou uma banda de rock.

Relacionados

Relacionados