Como recuperar arquivos deletados do PC? Saiba restaurar arquivos da lixeira no Windows ou macOS

Recuperar arquivos deletados no PC consiste na ação para restaurar itens apagados que foram movidos para a lixeira do dispositivo

Igor Shimabukuro Lucas Lima
• Atualizado há 1 semana

Para recuperar arquivos deletados do PC você deve entrar na lixeira nativa do dispositivo, selecionar os itens desejados, e usar o recurso de restauração.

A lixeira de sistemas operacionais (como Windows e macOS) é uma área de armazenamento responsável por guardar temporariamente itens excluídos pelo usuário, e que também oferece opções para recuperação de arquivos.

Uma vez restaurados, os arquivos voltam para as mesmas pastas em que estavam quando foram excluídos. Não há como alterar o diretório durante a restauração dos itens.

A seguir, saiba como restaurar arquivos da lixeira em seu PC com Windows ou macOS.

Como recuperar arquivos deletados do PC com Windows

1. Abra a lixeira do PC para recuperar arquivos apagados

Clique no ícone de atalho “Lixeira” ou busque pelo app na barra de pesquisa do Windows para recuperar documentos apagados.

2. Clique com o botão direito no item e escolha “Restaurar”

Clique com o botão direito do mouse em um item e escolha “Restaurar” para restaurar arquivos da lixeira eletrônica. Você pode recuperar mídias, executáveis, pastas e arquivos deletados em massa, ao selecionar mais de um item.

Como recuperar arquivos apagados no Mac

1. Abra o “Lixo” para recuperar arquivos deletados do PC

Abra o app “Lixo” (localizado à direita do Dock) para recuperar um arquivo da lixeira em seu Mac.

2. Use o recurso “Colocar de Volta” para recuperar o arquivo

Clique com o botão direito no item e vá em “Colocar de Volta” para recuperar arquivos da lixeira do PC. Você pode recuperar múltiplos arquivos de uma vez ao selecionar itens em massa.

O arquivo apagado some da lixeira depois de um tempo?

Não, exceto em algumas ocasiões. Por padrão, arquivos apagados permanecem na lixeira do Windows ou Mac por tempo indefinido, até que a lixeira atinja o limite máximo de capacidade ou até que você faça a exclusão permanente dos itens.

Contudo, usuários de Mac podem acessar as configurações do Finder para ativar a exclusão automática de itens da lixeira após 30 dias. Já no Windows, arquivos da lixeira poderão sumir repentinamente, se você continuar excluindo novos itens após a lixeira ter atingido sua capacidade máxima.

Dá para recuperar um arquivo excluído da lixeira no PC?

Sim, embora a recuperação não seja garantida. Você pode restaurar backups do sistema operacional ou usar programas para recuperar arquivos apagados permanentemente, mas tenha em mente que itens deletados há mais tempo têm menos probabilidade de serem recuperados via softwares de terceiros.

Consigo recuperar arquivos deletados do celular?

Sim, apesar de não existir garantias na recuperação. Vá até a lixeira da galeria para localizar e recuperar fotos e vídeos apagados do celular. Importante estar ciente de que mídias costumam ficar na lixeira por 30 dias até serem permanentemente excluídas do dispositivo.

Você também pode usar softwares de recuperação de arquivos. No entanto, vale destacar que a restauração de arquivos excluídos da memória interna de smartphones é mais complicada, devido às particularidades de armazenamento dos dispositivos móveis.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.