Como saber a velocidade da memória RAM do seu computador

O quão rápido é a velocidade de processamento do PC; veja como saber a velocidade da memória RAM do seu computador

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Como saber a velocidade da memória RAM do seu computador? (Imagem: Possessed Photography/Unsplash)
Como saber a velocidade da memória RAM do seu computador? (Imagem: Possessed Photography/Unsplash)

Seja para auxílio de tarefas de computação ou suporte aos componentes gráficos, basicamente todas as operações realizadas pelo computador dependem de sua memória RAM. Veja abaixo, como saber a velocidade da memória RAM do seu computador pelo método de identificação nominal e em tempo real.

Tempo necessário: 5 minutos

Existem duas formas de se verificar a velocidade da memória RAM no computador, a primeira é nominal (aquela que foi comprada e instalada), a segunda é em tempo real (com capacidade verdadeira, velocidade e percentual de uso em tempo real).

  1. Iniciando verificação nominal

    Para iniciar a verificação nominal, basta observar o nome do modelo de memória, tanto na caixa quando as letras na placa, os 4 dígitos agrupados, correspondem a velocidade nominal da memória RAM;Velocidade nominal de memória RAM (Imagem: Best Memory/Divulgação)

  2. Velocidade real através do app CPU-Z

    Baixe o app CPU-Z, na página oficial, faça a instalação e abra o executável. Ao abrir, o software já começa a fazer medições em tempo real sobre a situação completa do seu sistema;Página inicial do CPU-Z (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  3. Verificando a velocidade da memória RAM

    Clique na aba “Memória” e obtenha todos os dados referentes a que está instalada em seu computador, a quantidade de memórias, a velocidade de cada uma, e o quanto está sendo usado;Dados da memória RAM no CPU-Z (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  4. Velocidade memória RAM = DRAM Frequency

    Se atente a informação com o nome de DRAM Frequency, nela está contida a velocidade em MHz que opera a memória RAM do seu computador.Informação precisa da velocidade da RAM no CPU-Z (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Quais são os tipos de memória RAM existentes?

Os tipos de memória RAM se dividem em 3 grupos: SRAM, DRAM e VRAM. Onde o SRAM significa Static Random Access Memory. Esta RAM particular armazena dados usando quatro a seis transistores da célula de memória. A RAM é geralmente usada pelo processador do computador como memória cache.

A DRAM significa Dynamic Random Access Memory. Este tipo de RAM permite que seu computador armazene todos os dados bit a bit e separadamente, em um capacitor que se atualiza a cada momento. Se não conseguir atualizar regularmente, todos os dados e informações armazenados serão excluídos automaticamente.

A VRAM significa Video Random Access Memory e é especificamente a memória RAM dedicada de sua placa de vídeo para processamentos gráficos, liberando a DRAM para outras funções prioritárias.

Qual é a principal memória RAM usada pelo computador?

É a DRAM, responsável pela maioria dos processamentos do computador, ela ainda se divide em 3 subgrupos distintos.

SDRAM: Synchronous Dynamics Access Memory armazena dados com capacitores que usam circuitos integrados.

RDRAM: Rambus Dynamic Random Access Memory funciona de forma paralela. Oferece capacidade de dados de 800 MHz a 1600 Mbps. Porém, a taxa de alta velocidade causa mais calor no computador.

DDR SDRAM: Double Data Synchronous Dynamic Random Access Memory age como SDRAM apenas que fornece mais velocidade. Isso também determina outros tipos de RAM; DDR1, DDR2, DDR3 e DDR4. Eles identificam o nível da velocidade DDR.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PC na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados