Como funciona a BibliON, biblioteca digital gratuita do governo de São Paulo

Após cadastro na plataforma, usuário pode emprestar qualquer um dos mais de 16 mil e-books e 300 audiolivros do seu catálogo

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano
Como funciona a BibliON, biblioteca digital gratuita do governo de São Paulo  / BibliON / Divulgação
A BibliON é uma biblioteca digital gratuita (Imagem: Divulgação / BibliON)

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, a BibliON é uma biblioteca digital gratuita que pode ser usada por qualquer cidadão do estado, mediante um simples cadastro. Para ajudar os usuários de primeira viagem que acabaram de conhecer a plataforma e se interessaram pela sua proposta, abaixo explicamos como funcionam os empréstimos da BibliON e quais recursos de leitura estão disponíveis em sua interface.

Podendo ser acessada tanto via web quanto pelo seu aplicativo (disponível para Android e iOS), a BibliON funciona assim como a maioria das bibliotecas físicas.

Isso quer dizer que após realizar seu cadastro, o usuário pode emprestar qualquer livro do seu acervo, tendo 15 dias para realizar a leitura, feita dentro da própria plataforma. Depois desse período, o livro ou audiobook retorna automaticamente para o acervo da BibliON e o leitor pode então partir para uma nova história que deseja conhecer.

Para agradar a todos, o projeto recheou seu catálogo com autores e gêneros bem variados, oferecendo, inclusive, opções de leituras para as crianças.

Seu acervo de e-books, além de livros clássicos da literatura nacional e estrangeira, como “Triste Fim de Policarpo Quaresma“, de Lima Barreto, e “Os Três Mosqueteiros“, de Alexandre Dumas, possui ainda obras de sucesso lançadas nos últimos anos. Alguns exemplos são “Gente Ansiosa“, de Fredik Backman, “O Avesso da Pele“, de Jeferson Tenório, e “Filhos de Sangue e Osso“, de Tomi Adeyemi.

Como fazer um cadastro na BibliON para ler livros digitais gratuitamente

Tempo necessário: 5 minutos

Para fazer o seu cadastro pelo aplicativo da BibliON, siga os passos abaixo. Lembre-se, porém, que apenas cidadãos do Estado de São Paulo podem utilizar a plataforma:

  1. Baixe o app e dê início ao cadastro:

    Faça o download do app da BibliON, no Google Play ou na Apple Store. Em seguida, abra o aplicativo e toque em “Cadastre-se”;Como fazer um cadastro na BibliON para ler livros digitais gratuitamente / BibliON / Reprodução

  2. Crie uma conta no aplicativo:

    Preencha as informações solicitadas. Leia e confirme a política e termos de uso e toque em “Enviar”. Abra seu e-mail (o mesmo utilizado no cadastro), visualize a mensagem recebida e verifique sua conta;Como fazer um cadastro na BibliON para ler livros digitais gratuitamente / BibliON / Reprodução

  3. Acesse sua conta:

    De volta ao app, preencha seu e-mail e senha e toque em “Iniciar sessão”. Pronto, sua conta foi criada e agora você já pode desfrutar das suas leituras.Como fazer um cadastro na BibliON para ler livros digitais gratuitamente / BibliON / Reprodução

Recursos do leitor digital da BibliON

Para tornar sua experiência de leitura mais prazerosa, é importante conhecer todos os recursos do leitor digital da BibliON. Como todos os e-books emprestados na biblioteca só podem ser lidos na própria plataforma, ela disponibiliza uma série de ajustes e ferramentas que facilitam o seu uso.

Como fazer um cadastro na BibliON para ler livros digitais gratuitamente / BibliON / Divulgação
App da BibliON (Imagem: Divulgação / BibliON)

Ao abrir um livro emprestado, por exemplo, é possível escolher o tipo de fonte, o espaçamento entre linhas, a distâncias das margens e até o número de páginas visualizados na tela. Além disso, o leitor pode ajustar o brilho e cor de fundo das páginas, além de ter acesso a um índice automatizado, que o redireciona diretamente para os capítulos escolhidos.

Para encontrar uma página com mais rapidez, o usuário pode usar marcadores digitais ao longo do e-book e até mesmo fazer anotações em trechos que achar necessário. E, como recurso de acessibilidade, pode ainda ativar a leitura automática do texto, realizada pela própria plataforma, como se ele fosse um audiolivro.

Com informações: BibliON

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Governo do Estado de São Paulo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados