TB Responde Cultura

Como se cadastrar na BibliON para ler livros digitais gratuitamente

Biblioteca online gratuita, a BibliON pode ser usada por qualquer cidadão do Estado de São Paulo; veja como criar a sua conta

Paula Alves
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Plataforma gratuita do Governo do Estado de São Paulo, a BibliON é uma biblioteca digital em que os usuários cadastrados podem emprestar e ler e-books dos mais variados gêneros. Com um acervo de mais de 15 mil livros, o projeto pode ser acessado pelo seu site ou aplicativo (disponível para Android e iOS), e necessita apenas que o leitor realize um cadastro simples para utilizá-lo. Veja abaixo o passo a passo de como criar uma conta na BibliON e confira informações sobre o seu acervo.

Como fazer um cadastro na BibliON para ler livros digitais gratuitamente / BibliON / Divulgação
Ícone da BibliON (Imagem: Divulgação / BibliON)

Tempo necessário: 5 minutos.

Para fazer o seu cadastro pelo aplicativo da BibliON, siga os passos abaixo. Lembre-se, porém, que apenas cidadãos do Estado de São Paulo podem utilizar a plataforma:

  1. Baixe o app e dê início ao cadastro:

    Faça o download do app da BibliON, no Google Play ou na Apple Store. Em seguida, abra o aplicativo e toque em “Cadastre-se”;Como fazer um cadastro na BibliON para ler livros digitais gratuitamente / BibliON / Reprodução

  2. Crie uma conta no aplicativo:

    Preencha as informações solicitadas. Leia e confirme a política e termos de uso e toque em “Enviar”. Abra seu e-mail (o mesmo utilizado no cadastro), visualize a mensagem recebida e verifique sua conta;Como fazer um cadastro na BibliON para ler livros digitais gratuitamente / BibliON / Reprodução

  3. Acesse sua conta:

    De volta ao app, preencha seu e-mail e senha e toque em “Iniciar sessão”. Pronto, sua conta foi criada e agora você já pode desfrutar das suas leituras.Como fazer um cadastro na BibliON para ler livros digitais gratuitamente / BibliON / Reprodução

Caso prefira, você também pode realizar o cadastro pelo site da BIbliON. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site da BibliON (https://biblion.odilo.us/);
  2. Na tela inicial toque em “Cadastre-se”;
  3. Em “Criar Conta”, preencha as informações solicitadas;
  4. Confirme que leu e aceita os termos de uso e toque em “Enviar”;
  5. Abra seu e-mail (o mesmo utilizado no cadastro), visualize a mensagem recebida e verifique sua conta;
  6. Retorne ao site da BibliON e toque em “Identificar-se”;
  7. Informe seu e-mail e senha e toque em “Entrar”;
  8. Pronto, você já criou sua conta e agora pode ler os livros que desejar.

O acervo de livros digitais da BibliON

Lançada em junho de 2022, a BibliON é uma biblioteca digital com um catálogo recheado de títulos nacionais e estrangeiros, que podem ser emprestados e lidos dentro do seu próprio aplicativo ou no site do projeto.

Após se cadastrar na plataforma, o usuário pode emprestar qualquer um dos livros que estejam disponíveis, tendo um prazo de 15 dias para realizar a leitura, que volta para o catálogo após esse período. Caso todas as cópias do livro já estejam emprestadas, ele pode reservar a obra, recebendo uma estimativa de sua disponibilidade e um aviso no momento em que ela estiver liberada.

Para achar um livro, o usuário pode pesquisar pelo seu título. Ou, se preferir, usar os filtros de autor, editora, idioma, gênero literário ou ano de publicação para encontrar a obra.

Como fazer um cadastro na BibliON para ler livros digitais gratuitamente / BibliON / Reprodução
Alguns dos livros de ficção científica e suspense disponíveis na BibliON (Imagem: Reprodução / BibliON)

Os e-books que fazem parte do acervo da BibliON vão dos clássicos até as obras de terror, ficção científica, romance, não-ficção e fantasia, além de outros diversos gêneros literários.

Com um catálogo bastante caprichado, a plataforma conta com obras como A Guerra dos Mundos (H. G. Wells), Gente Ansiosa (Fredrik Backman), Eu sei por que o pássaro canta na gaiola (Maya Angelou) e Americanah (Chimamanda Ngozi Adichie).

Com informações: Perguntas Frequentes BibliON

Esse conteúdo foi útil?

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Mais Populares

Relacionados

Em destaque