Como transcrever áudio de uma conversa no Google Tradutor

Saiba como transcrever áudio de uma conversa no Google Tradutor com um celular Android e converta áudio em texto

Ronaldo Gogoni
Por

É possível transcrever áudio de uma conversa no Google Tradutor. Um novo recurso exclusivo do Android permite capturar áudio de pessoas ou de arquivos e convertê-los em texto. É simples de usar. Veja como transcrever um áudio no Google Tradutor.

Google Tradutor (Foto: Wikimedia Commons)

Como transcrever áudio no Google Tradutor

O recurso de transcrever áudio do Google Tradutor só está disponível na versão do app para o Android (play.google.com). E, por padrão, habilita a tradução de uma conversa, uma narração ou uma reprodução de arquivo de áudio ou de uma atração em vídeo.

No entanto, é possível configurar o app para desativar o recurso de tradução. Sendo assim, é possível fazer uma transcrição bastante precisa de um áudio no idioma original (mesmo o português), que poderá ser copiado e usado de diversas maneiras.

Veja como fazer:

Google / transcrever áudio no Google Tradutor

  1. Em um celular Android, abra o app do Google Tradutor;
  2. Toque em “Transcrição”;
  3. A mensagem pop-up só aparece uma vez, toque em “OK”;
  4. Toque em “Configurações” (o símbolo da engrenagem);

Google / transcrever áudio no Google Tradutor

  1. Ligue a chave “Mostrar texto original”, para que o Google Tradutor não traduza o texto e mostre a transcrição no idioma original;
  2. Volte para a tela anterior e verifique se o microfone está ativo (o ícone fica na cor azul pulsante).
    Caso contrário, toque no ícone para ativa-lo;
  3. Comece a narrar ou a capturar o áudio que você deseja transcrever.
    O Google Tradutor irá capturar o áudio, processa-lo e convertê-lo em texto.

E pronto.

Assim como já ocorre com o Google Tradutor e outros aplicativos de transcrição, a conversão do áudio em texto é bruta e pode apresentar erros de pontuação, bem como ter dificuldade em identificar certos nomes próprios.

Ainda assim, a função do Google Tradutor é uma mão na roda para quem trabalha com texto e precisa agilizar a transcrição de áudios, como jornalistas e profissionais de mídia.

Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados

Relacionados