Como transformar um perfil do Facebook em memorial
Transformar um perfil em memorial permite colocar “In memorian” no Facebook para homenagear e preservar a memória de entes queridos
Transformar um perfil em memorial permite colocar “In memorian” no Facebook para homenagear e preservar a memória de entes queridos
Para transformar o perfil de uma pessoa falecida em um memorial no Facebook, é necessário preencher um formulário específico da rede social. Esse procedimento pode ser feito por meio de um navegador para celular (Android e iPhone) ou para PC.
Então, você deve fornecer o link do perfil da pessoa falecida, informar a data do óbito e enviar um documento que comprove o falecimento. Após o envio das informações, o Facebook fará alteração do perfil para a categoria memorial.
Veja o passo a passo para criar um perfil memorial no Facebook.
Use o navegador do seu PC ou celular para acessar o formulário de solicitação de transformação em memorial (facebook.com/help/contact/234739086860192). Essa página é usada por familiares ou amigos para informar ao Facebook que uma pessoa morreu e que desejam transformar o perfil em um memorial.
No campo “Qual é o nome da pessoa falecida?”, cole a URL com o link do perfil da pessoa no Facebook.
Na seção “Quando a pessoa faleceu?”, clique no ícone de calendário e selecione a data de falecimento.
Em “Documentação para a comprovação de óbito”, clique em “Enviar arquivos” para encaminhar um documento que confirme o falecimento da pessoa. Por exemplo, uma cópia digitalizada da certidão de óbito ou uma foto do obituário.
Em “Seu endereço de email”, informe um email para contato. Por lá, você receberá as atualizações sobre a transformação do perfil da pessoa em um memorial no Facebook.
Por fim, toque em “Enviar” para encaminhar a solicitação para transformar o Facebook em memorial.
O Facebook não divulga o prazo exato para transformar um perfil em memorial. O tempo de espera pode variar conforme o número de solicitações na plataforma e a complexidade da conta.
Essas são as mudanças que ocorrem ao transformar uma conta do Facebook em memorial:
Não é possível ter acesso total à conta do Facebook de alguém que faleceu. Contudo, o usuário pode ter escolhido um contato herdeiro em vida, uma pessoa que poderá gerenciar o perfil memorial após o falecimento.
Qualquer pessoa maior de 18 anos pode escolher um contato herdeiro no Facebook. Para isso, basta acessar o menu “Configurações e privacidade”, selecionar a opção “Transformação em memorial” e escolher um familiar ou amigo próximo para essa função.
Sim, você pode configurar o Facebook para excluir sua conta após o falecimento. Então, você deve acessar o menu “Configurações e privacidade”, selecionar a opção “Transformação em memorial” e escolher a opção “Excluir após falecimento”.
Assim, sua conta do Facebook será excluída quando um parente ou amigo informar seu falecimento. Entretanto, seu perfil não poderá ser transformado em um memorial.
Sim, é possível solicitar que o Facebook apague a conta de uma pessoa que faleceu. É necessário preencher um formulário online fornecendo informações como nome completo do falecido, data de falecimento e enviar um documento que comprove o óbito.
Vale dizer que essa opção é diferente de desativar a conta do Facebook. Esse recurso só pode ser solicitado pelos usuários ativos, permitindo retornar a qualquer momento para a rede social.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}