Como fazer a primeira e segunda via do Cartão Cidadão

A emissão do Cartão Cidadão está condicionada à existência de benefícios disponíveis, como FGTS e abono salarial, e para quem não tiver conta na Caixa

Tatiana Vieira Janaína Dantas
Por e
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Como solicitar o Cartão Cidadão / Tatiana Vieira / Tecnoblog
Primeira e segunda do Cartão Cidadão podem ser solicitadas pelo telefone. (Imagem: Tatiana Vieira/ Tecnoblog

O Cartão Cidadão deve ser solicitado no Atendimento Caixa ao Cidadão no 0800-726-0207, ou em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. O processo para fazer a primeira e segunda via são diferentes. Confira abaixo como pedir seu documento por telefone.

Como fazer a primeira via do Cartão Cidadão

A primeira via do Cartão Cidadão é emitida automaticamente por gestores dos benefícios e programas sociais, como FGTS e abono salarial. Se não foi informado da emissão do documento para você, entre em contato com a Caixa pelo 0800-726-0207 e siga o passo a passo abaixo.

  1. Digite 5 para ser direcionado ao menu “Cartão Auxílio ou Cartão Social e senha”;
  2. Toque no número 4 para solicitar o Cartão Social;
  3. Informe seu CPF.

Aguarde na linha e siga as instruções do sistema para finalizar a emissão do seu documento.

Como solicitar a segunda via do Cartão Cidadão

A segunda via do Cartão Cidadão só será emitida se você tiver algum benefício para receber. Por isso, é necessário falar com um dos atendentes da Caixa para liberar a reemissão do documento.

O número da central de atendimento é 0800-726-0207, o mesmo para quem quer fazer a primeira via. 

Após a discagem, aguarde a gravação eletrônica apresentar o menu de opções e digite 9 no seu teclado numérico e, em seguida, tecle 1 para que sua ligação seja transferida para um atendente disponível. Quando for atendido, informe que deseja emitir a segunda via do Cartão Cidadão e aguarde as orientações — dados como CPF e data de nascimento podem ser solicitados durante o atendimento.

Perguntas frequentes

Como cadastrar ou mudar a senha do meu Cartão Cidadão?

Entre em contato com o Atendimento Caixa ao Cidadão no número 0800-726-0207 e escolha a opção 5 para falar sobre o Cartão Social. Após um pré-cadastro pelo telefone, será necessário finalizar o processo em uma agência da Caixa ou unidade lotérica. É importante levar o documento de identificação como RG, CNH e Carteira de Trabalho e Previdência Social para conseguir criar ou mudar a senha.

Como saber o saldo do Cartão Cidadão?

Para consultar saldos e extratos do Cartão Social, como FGTS, cotas ou rendimentos do PIS, ou se você tem direito ao Abono Salarial e ao Seguro-Desemprego, acesse o site da Caixa ou baixe seus respectivos aplicativos.

Há outras formas de sacar meu benefício social?

Sim. Se você tem conta no Caixa Tem ou na Caixa Econômica Federal, os benefícios podem ser transferidos diretamente para lá, sem a necessidade de saque pelo Cartão Cidadão.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Cartão do cidadão na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Relacionados