Instagram profissional: como mudar, o que acontece, vantagens e desvantagens da conta

Tutorial ensina a mudar para uma conta comercial no Instagram; entenda o que acontece ao fazer a mudança e as vantagens e desvantagens dessa categoria

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Ilustração traz os ícones de conta pessoal e profissional usado no aplicativo Instagram
(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A conta profissional do Instagram é uma categoria de conta voltada para empresas, marcas ou pessoas públicas. A rede social permite que qualquer pessoa mude para a conta comercial pelo aplicativo.

Ao fazer a mudança para a conta profissional do Instagram, o usuário ganha acesso a ferramentas usadas para promover negócios e métricas de engajamento e de desempenho do perfil.

Também dá para escolher entre diversas categorias de perfil para a conta empresarial do Instagram. A categoria de perfil exibe uma etiqueta abaixo do nome da conta, pode ser “artista”, “criador de conteúdo”, “loja”, “restaurante”, entre outros.

Vale ressaltar que a conta empresarial do Instagram é gratuita. A plataforma não cobra nada para manter a conta ou liberar os recursos profissionais. Por outro lado, todas as contas profissionais precisam ser públicas.

A seguir, veja como mudar para a conta profissional do Instagram:

1. Acesse seu perfil no Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no celular Android ou iPhone e toque no ícone com a sua foto, no canto inferior direito da tela, para acessar seu próprio perfil na rede social.

Print do aplicativo do Instagram indica como acessar o próprio perfil na rede social

2. Abra o menu “Configurações e privacidade”

Toque no menu do Instagram, ícone com três riscos na horizontal, no canto superior direito. Depois, toque na opção “Configurações e privacidade” para continuar.

Prints do aplicativo do Instagram indicam como acessar o menu principal e a opção Configurações e privacidade

3. Acesse “Tipo e ferramentas da conta” para mudar para conta comercial no Instagram

Role a tela do app até encontrar a seção “Para profissionais” e toque na opção “Tipo e ferramenta da conta” para ver as opções para alterar um perfil pessoal para uma conta empresarial no Instagram.

Prints do aplicativo do Instagram indicam como acessar a opção Tipo e ferramentas da conta

4. Toque em “Mudar para conta profissional” do Instagram

Na seção “Tipo de conta”, selecione a opção “Mudar para conta profissional”. Veja os textos sobre os benefícios da conta comercial no Instagram e toque no botão azul “Continuar”, na parte inferior da tela, para avançar.

Prints do aplicativo do Instagram indicam como mudar para conta profissional

5. Selecione uma categoria de conta profissional no Instagram

Escolha a categoria de conta comercial no Instagram que melhor se encaixe com o seu perfil. Se desejar, habilite a opção “Exibir no perfil” para mostrar o rótulo da categoria aos visitantes da sua conta profissional. Toque no botão azul “Concluir” na parte inferior da tela.

Prints do aplicativo do Instagram indicam como escolher uma categoria de perfil profissional

6. Defina seu perfil como “Criador de conteúdo” ou “Empresa” no Instagram

Selecione entre as duas opções de perfil profissional no Instagram:

  • Criador de conteúdo: indicada para contas de figuras públicas, produtores de conteúdo, artistas ou influenciadores;
  • Empresa: indicado para perfis que representam uma marca, uma organização, um negócio local ou prestador de serviço que busca por novos clientes.

Depois, toque no botão azul “Avançar”, na parte inferior, para continuar o processo de mudar para conta profissional no Instagram.

Prints do aplicativo do Instagram indicam como escolher um perfil Criador de Conteúdo ou Empresa

7. Informe suas informações de conta comercial do Instagram

Caso escolha criar um perfil “Empresa”, você verá uma tela para inserir os dados de contato do seu negócio (e-mail, telefone e endereço comercial). Caso não queira expor esses detalhes na conta comercial no Instagram, desabilite a opção “Exibir informações de contato”.

Então, toque no botão azul “Avançar”, na parte inferior da tela, para continuar.

Print do aplicativo do Instagram indica como preencher as informações de contato do perfil Empresa

8. Configure sua conta profissional no Instagram

Complete as etapas sugeridas para transformar seu perfil em uma conta comercial no Instagram. Por exemplo, siga os profissionais que são referência para o seu trabalho, convide amigos para serem seguidores e defina suas metas. Por fim, toque no ícone “X”, no canto superior esquerdo, para finalizar.

Prints do aplicativo do Instagram indicam como configurar a conta profissional

O que acontece se eu mudar a conta para profissional no Instagram?

A conta profissional do Instagram traz o acesso ao painel profissional, espaço para acompanhar o desempenho do perfil e das publicações (Insights) e acessar as ferramentas de anúncios. Outro recurso exclusivo é a possibilidade de exibir informações de contato para os clientes.

Vale dizer que a conta comercial sempre será um perfil público. Não é possível privar uma conta profissional e, por exemplo, aprovar quais pessoas que podem seguir o perfil.

Tem como esconder a categoria de conta do meu perfil profissional do Instagram?

Sim. Você pode esconder a categoria da conta profissional do Instagram ao visitar o seu perfil e tocar em “Editar perfil”. Toque na opção “Exibição do perfil”, desabilite a chave “Exibir rótulo da categoria” e toque no ícone de check (✓), no canto superior direito, para concluir.

Prints do aplicativo do Instagram indicam como esconder o rótulo da categoria no perfil profissional

Posso ter uma conta profissional privada no Instagram?

Não dá para privar conta comercial do Instagram. Apenas contas pessoais podem ter perfil privado no Instagram. Caso não queira misturar o perfil profissional e pessoal, a sugestão é criar duas contas separadas na rede social de fotos e vídeos.

Vantagens e desvantagens de usar uma conta comercial no Instagram

Há alguns pontos positivos ao usar uma conta profissional no Instagram. Por exemplo:

  • Painel Profissional e Insights: as ferramentas permitem analisar o desempenho do perfil e publicações, ajudando a identificar quais conteúdos fazem mais sucesso com os seguidores;
  • Bio mais completa: perfis profissionais exibem o rótulo da categoria e possuem mais espaço para exibir as informações comerciais, como telefone, e-mail e links;
  • Ferramenta nativa de agendamento: contas profissionais do Instagram podem agendar pelo próprio app a publicação de conteúdos em até 75 dias;
  • Promoção de anúncios e publicações: perfis comerciais podem criar anúncios para públicos específicos ou “turbinar” posts para serem exibidos para mais pessoas;
  • Loja dentro do perfil: contas comerciais da categoria “Compras e varejo”, por exemplo, podem criar uma “vitrine virtual” dos seus produtos dentro do próprio perfil.

Também há desvantagens ao mudar o perfil pessoal para uma conta comercial no Instagram. Entre eles:

  • Menos privacidade: contas profissionais não tem a opção de usar o perfil privado e controlar quem pode ver seus conteúdos;
  • Menos “segurança”: perfis comerciais não podem participar de bate-papos com criptografia de ponta a ponta, tecnologia permite que apenas o emissor e receptor tenham acesso ao conteúdo;
  • Menos interações “pessoais”: contas profissionais tendem a ser vistas como canais de venda por alguns usuários;
  • Mais atenção nas publicações: perfis profissionais devem criar conteúdos com maior frequência e com alta qualidade para ter maior engajamento;
  • Alto preço para promover anúncios e posts: Instagram é uma das redes sociais mais caras para realizar anúncios e, por consequência, obter maior visibilidade com uma conta profissional.

Por que não consigo mudar minha conta do Instagram para profissional?

Há algumas razões pelas quais você pode não estar conseguindo mudar a conta do Instagram para profissional. Algumas delas são:

  • Informações incompletas: o Instagram não permite finalizar a mudança para contas comerciais se a pessoa não informar certos dados (e-mail e telefone de contato);
  • Conta com restrições: perfis pessoais que violaram alguma das Diretrizes da Comunidade ou Termos de Uso do Instagram não podem criar contas profissionais;
  • Aplicativo desatualizado: em alguns casos, não é possível fazer a migração para o perfil profissional se o app para Android ou iOS estiver desatualizado.

Tem como voltar para uma conta pessoal no Instagram?

Sim. Você pode mudar da conta profissional para a pessoal no Instagram. No entanto, o usuário perderá o acesso às funções exclusivas dos perfis comerciais (Painel Profissional, Insights, ferramentas de anúncios e agendamento).

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados