Como usar o Dark Mode no Mac [Modo Escuro]

Computadores da Apple têm o modo escuro desde o macOS Mojave; veja como ativar o Dark Mode no Mac

Lucas Lima
Por

Em 2019 foi a vez do iOS (iPhone, iPod e iPad) oferecer Modo Escuro para os dispositivos móveis, mas o recurso que escurece as janelas e menus do sistema já estava presente desde o macOS Mojave, em 2018. Veja como usar o Dark Mode no Mac.

dark mode no mac

Como usar o Dark Mode no Mac [Modo Escuro]

  1. Clique no menu Apple (maçã no canto superior esquerdo);
  2. Selecione Preferências do Sistema;
  3. Clique em Geral
  4. Escolha entre a aparência Escura ou Clara.tela para selecionar dark mode no mac

Se você atualizou para o macOS Catalina (versão de 2019), a alternância entre os dois modos pode ser feita de forma automática, respeitando as configurações do Night Shift.

Para acessar os controles do Night Shift:

  1. Clique no menu Apple (maçã no canto superior esquerdo);
  2. Selecione Preferências do Sistema;
  3. Clique em Monitores;
  4. Clique na guia do Night Shift.

O Night Shift deixa a tela com tons mais quentes, para reduzir a emissão de luz azul e não prejudicar o sono durante a noite.

Saiba mais:

Já o Dark Mode altera todo o esquema de cores do sistema (janelas, menus e apps) para um tom cinza escuro, o que torna agradável (e menos agressivo aos olhos) de usar durante à noite, principalmente em telas muito brilhantes do MacBook Pro ou iMac Pro, por exemplo.

Quando ativado, os aplicativos nativos da Apple (Safari, Calendário, Notas, Música, Mensagens, Finder, etc) também se adaptam ao esquema de cores automaticamente. Os apps de terceiros, como o Evernote, também podem se beneficiar do recurso para mudar junto com o sistema.

Há quem goste e ache mais confortável do que usar no Modo Claro. Por outro lado, outros sentem um desconforto em manter tudo escuro. Apesar dos benefícios que o Dark Mode no Mac pode trazer, fica a critério de cada um ativar ou não o recurso.

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Graduou-se em Jornalismo em 2018 e se formou técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados

Relacionados