Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

Como usar o Google Chrome Web Store

Dando um upgrade em seu navegador; saiba como usar o Google Chrome Web Store e maximizar o uso da loja com extensões

Por

Oferecer apps como extensões, onde todos os exemplos podem ser adicionados ao Google Chrome e ao Microsoft Edge. Veja abaixo, como usar o Google Chrome Web Store e melhorar sua experiência ao usar a melhor ferramenta para customização que o navegador possui. Na store, podemos encontrar extensões variadas desde desenvolvimento, até organização para o navegador, além de temas selecionados.

Como usar o Google Chrome Web Store (Imagem: Firmbee.com/Unsplash)
Como usar o Google Chrome Web Store (Imagem: Firmbee.com/Unsplash)

Navegação

São basicamente 3 formas de navegar através do Google Chrome Web Store, buscando as extensões e temas.

  • A primeira, pesquisando um termo específico de seu interesse utilizando uma palavra ou frase na caixa de pesquisa que fica no canto superior esquerdo;
  • Fazendo filtros mais específicos ao selecionar os links de categoria, também do lado esquerdo da página;
  • Filtro avançado, aumenta ainda mais a restrição tendo resultados mais específicos e próximos do que procura como: tipo de item, características, classificações etc.
Página inicial e de pesquisa da Google Chrome Web Store (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Página inicial e de pesquisa da Google Chrome Web Store (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Categorias

São um total de 13 categorias já separadas pelo Google Chrome Web Store para serem utilizadas. Recomendações da própria Google, focadas em acessibilidade, para compras, diversão, ferramentas para desenvolvedores, notícias, produtividade, entre outras com temas mais específicos.

Detalhes de uma extensão

Para termos certeza de que nos serve o item que está sendo apresentado na pesquisa, podemos precisar de um pouco mais de informações específicas sobre o item.

Ao colocar o mouse sobre o ícone de uma extensão, fica visível a classificação de estrelas (de 1 a 5), dividido em níveis de gosto do público, assim como a maioria das stores.

Clicando sobre o item, teremos mais detalhes ainda, sua descrição feita pelo criador da extensão, sobre o que se trata. Além das informações sobre outros itens relacionados ao pesquisado, por afinidade.

A melhor propaganda é o boca a boca. Após clicar sobre a extensão, nada melhor do que ler os comentários de outros usuários para ampliar suas referências sobre a efetividade que se propõe o item.

Outras regiões e idiomas

Automaticamente, o Google Chrome Web Store já define e apresenta as extensões da sua região e no idioma nativo. Mas, essa configuração pode ser alterada caso o usuário acredite que vá encontrar o que procura em outra língua, por exemplo. Para isso basta:

  1. Clicar sobre o ícone de “Configurações” (engrenagem) no canto superior direito;
  2. Ir ao tópico “Idioma” e fazer a alteração;
  3. Ir ao tópico “Local” e trocar a região de acesso.
Como alterar a região e o idioma da store (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Como alterar a região e o idioma da store (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Ajudar outros usuários com seus comentários

Assim como em sua pesquisa foi importante a opinião e os comentários de outros usuários para decidir qual extensão seria melhor no seu caso, a recíproca é verdadeira. Ao experimentar algum item do Google Chrome Web Store, deixe seu comentário positivo ou negativo, fornecendo o conhecimento sobre o item usado. Classifique com estrelas (de 1 a 5) e deixe seu comentário por escrito fornecendo mais detalhes.

Sugestão para comentários

  • Não fuja do assunto, fique focado em comentar sobre as funções da extensão testada;
  • Sem e-mails ou links para outros sites no comentário;
  • Não poste comentários falsos por qualquer motivo, principalmente elevar a nota de uma extensão;
  • Sem conteúdo explícito;
  • Sem ofensas, ameaças e agressões;
  • Não se passe por ninguém, isso é estelionato.

Caso se depare com algum comentário que vá contra as diretrizes citadas acima, clique na caixa para marcar como spam ou abuso, bem ao lado do comentário.

Feedback direto ao desenvolvedor

Se tiver uma boa sugestão de melhora para uma determinada extensão, seria ótimo entrar em contato direto com o seu desenvolvedor. No Google Chrome Web Store é possível através dos passos:

  1. Selecionar o item (extensão ou tema);
  2. Clicar em “Suporte”;
  3. Preencher o formulário e “Publicar”.

Com essas simples dicas, podemos usar a Store tranquilamente e de forma útil, para nós mesmos e os outros usuários. O mais importante é utilizar com cautela e responsabilidade a loja. Aproveite!

Com informação: Google.