Como usar o Google Travel [Encontrar e gerenciar viagens]

Facilitando as suas viagens; saiba como usar o Google Travel para encontrar destinos ou gerenciar voos, hotéis, restaurantes e mais

Amanda Machado
Por

Planejar e organizar uma viagem, principalmente aquelas bem longas, pode ser cansativo: encontrar o melhor lugar, trajeto em caso de viagem de carro, passagem de avião, pontos turísticos… enfim, são muitos detalhes para acompanhar e definir. O bom é que, hoje, existem ferramentas que nos ajudam a fazer tudo isso, como é o caso do Google Travel. Então, fica aqui comigo e saiba como usar o Google Travel para encontrar e também gerenciar suas viagens.

screenshot tela inicial google travel
Como usar o Google Travel [Encontrar e gerenciar viagens]. (Imagem: Reprodução / Google Travel)

Para começar a usar o Google Travel, basta ter uma conta Google e depois acessar a ferramenta pelo link: https://www.google.com/travel/. Bem simples e fácil. Agora vamos às funcionalidades oferecidas:

Salvar e organizar uma viagem

A primeira funcionalidade que preciso destacar aqui é que o Google Travel te permite salvar as suas viagens e organizá-las por ali mesmo, com todas as informações que precisa:

  • data da viagem (ida e volta);
  • pontos turísticos que deseja conhecer;
  • qual o melhor trajeto (se for de carro);
  • qual voo irá pegar se a viagem;
  • hotel ou casa por temporada que irá ficar;
  • restaurantes que encontrou e quer deixar salvo para não esquecer;
  • eventos que quer acompanhar ou fazer;
  • ônibus, trens e carros de aluguéis;
  • observações importantes que não podem ser esquecidas.
screenshot viagem salva google travel
Google Travel permite salvar e organizar viagens. (Imagem: Reprodução / Google Travel)

Assim, quando você entra no seu Google Travel, já na página inicial, consegue ver as suas viagens futuras, que ficam visíveis apenas para você, e as melhores ofertas naquele momento de voos e hotéis, tudo em um único espaço.

screenshot tela inicial google travel
Todas as viagens salvas ficam na página inicial do Google Travel. (Imagem: Reprodução / Google Travel)

Explorar lugares

Caso você queira salvar e planejar uma viagem, mas ainda não sabe para onde, quando e nem quais são as principais ofertas, a opção “Explorar” funciona justamente para isso, para te ajudar a encontrar o seu próximo (ou próximos) destino(s).

Nesse campo, você consegue visualizar as viagens que estão com melhores preços, tanto de voos como de hotéis, mas também pesquisar por lugares que deseja conhecer.

Ao pesquisar por um destino, o Google Travel te mostra quais são os pontos turísticos mais buscados nesse lugar, as passagens de avião com melhores preços, as estadias mais recomendadas, a melhor época do ano para ir para o destino escolhido e o que as pessoas mais pesquisam sobre o lugar no Google.

screenshot explorar google travel
Na aba “Explorar”, você pode descobrir o seu próximo destino. (Imagem: Reprodução / Google Travel)

Descobrir o que fazer no destino

A aba “O que fazer” é o espaço para você encontrar os melhores pontos turísticos do seu destino. Basta buscar pelo local que vai viajar que a página te mostra:

  • as principais atrações;
  • as principais atrações por interesse;
  • os bairros mais interessantes do destino.

O legal é que você pode salvar cada um dos lugares para não esquecer, organizar os pontos turísticos que quer por na sua rota e acompanhar no mapa ao lado a distância de uma atração para outra.

screenshot pontos turísticos google travel
Conheça os principais pontos turísticos das cidades. (Imagem: Reprodução / Google Travel)

Encontrar os melhores voos

Em “Voos”, você consegue acompanhar as melhores ofertas para o destino que pretende ir, filtrando todas as informações para receber a oferta certa para você como: data; bagagem; escala; horário; faixa de preço; duração; e demais filtros.

Além de já te mostrar as opções mais baratas, com todas as informações básicas para você escolher a melhor oferta, também é possível acompanhar os preços por data em “Calendário” e também por “Gráfico” para você descobrir o melhor momento para finalizar a sua compra.

Dica: na página de voos você consegue ativar o monitoramento para a data que deseja viajar. Assim, o Google vai te notificar sobre os melhores preços. No menu principal do Google Travel, em “Preços de voos monitorados”, acompanhe todos os voos que ativou para acompanhar.

screenshot voos google travel
Acompanhe o preço dos melhores voos. (Imagem: Reprodução / Google Travel)

Encontrar os melhores hotéis

Para encontrar as principais ofertas de hospedagem no seu destino de viagem escolhido, vá para a aba “Hotéis”. Ali você consegue filtrar a busca seguindo o que deseja: preço; notas; estrelas; classificação; entre outros.

Também é possível comparar os preços de hospedagem entre os bairros do destino, os períodos ideias de viagem e as tendência de custos.

A facilidade e usabilidade fica ainda maior com o mapa ao lado, que mostra para você a localização dos hotéis que está pesquisando.

screenshot hotéis google travel
Lista dos proncipais hotéis com mapa lateral para ajudar na navegação. (Imagem: Reprodução / Google Travel)

Ver aluguéis por temporada

Muito semelhante à aba “Hotéis”, o “Aluguel por temporada” funciona como um Airbnb onde você pode ver casas e apartamentos disponíveis para locação por determinada temporada, verificando fotos, preços, classificação de hóspedes que já estiveram nesses locais e demais filtros que tornam a busca mais direcionada.

Aqui também é possível verificar a localização dos aluguéis disponíveis, para você se programar estrategicamente em questão de mobilidade.

screenshot aluguéis google travel
Casas e apartamentos para aluguéis por temporada. (Imagem: Reprodução / Google Travel)

Configurações do Google Travel

No menu principal do Google Travel, existem algumas configurações que você pode fazer para tornar a navegação mais completa caso ative o monitoramento de voos:

  • você pode alterar o idioma das pesquisas;
  • é possível alterar a moeda das pesquisas de voos e hotéis, por exemplo;
  • você também consegue alterar o seu local atual;

Já em “Configurações de viagens”, você consegue ativar ou desativar:

  • a opção de recomendação de viagens personalizadas;
  • o alerta de preços de voos e de hotéis;
  • as dicas de viagens;
  • as orientações relacionadas à COVID-19.
O Google Travel tem aplicativo?

Infelizmente o Google Travel não possui app para Android nem iOS, mas você consegue acessar os recursos pelo browser do seu celular.

Posso alterar ou excluir uma viagem planejada?

Sim, você consegue modificar data, local, pontos turísticos ou demais informações de qualquer uma das viagens criadas por você ou até mesmo excluí-las.

Posso cancelar o monitoramento de voos e hotéis?

Sim. Em “Configurações de viagens” você pode ativar ou não a funcionalidade.

Consigo salvar as opções de hotéis e aluguéis que mais gostei para analisar melhor depois?

Sim. Assim como os pontos turísticos, você consegue deixar salvo os hotéis ou aluguéis por temporada que possui mais interesse. Só não é possível salvar voos.

Viu só como usar o Google Travel é tranquilo e quantas funcionalidade interessantes ele possui? Conta aqui qual dessas funcionalidades mais te chamou a atenção!