Como usar o WARM e recuperar mensagens apagadas do WhatsApp

Saiba como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp usando o WARM, um app polêmico mas bastante funcional

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
WhatsApp

O quão irritante pode ser quando seus amigos excluem as mensagens antes que você possa vê-las? A curiosidade toma conta, mas parece que existe uma solução: o WAMR.

O WARM é um aplicativo para Android — o iOS não permitiria tal afronte — que deixa você recuperar mensagens apagadas do WhatsApp (que foram enviadas a você e ops!).

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa italiana Drilens Apps e tudo que ele faz é um backup de mensagens e também das suas notificações de vários aplicativos compatíveis como o próprio WhatsApp, o Facebook Messenger, o Instagram, o Telegram e outros mensageiros ou redes sociais com inbox. Além das mensagens no formato de texto, o WAMR é capaz de recuperar fotos, áudios, links e vídeos “excluídos para todos” no app.

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp 

Warm recupera mensagem apagada no WhatsApp
  1. Baixe o WARM no Android;
  2. Siga o guia introdutório do app;
  3. Autorize o WARM a acessar suas mídias e as notificações;
  4. Escolha quais mensageiros você quer fazer um backup com o WARM;
  5. Leia, abaixo, a seção de avisos sobre problemas de funcionamento.
Warm faz backup de mensageiros

Qual é a bruxaria?

Quando alguém faz contato com você no WhatsApp, o WARM faz automaticamente o backup do que foi enviado seja uma mensagem em texto, uma foto/vídeo, um link ou uma gravação de áudio. Isso significa que, por ventura, caso alguma dessas mensagens tenha sido “apagada para todos” no WhatsApp, elas ainda estarão no backup do WARM. O aplicativo também faz backup de Status do WhatsApp mesmo que não tenha visto.

Contudo, para isso acontecer é preciso respeitar algumas limitações. Como, por exemplo, dar ao aplicativo acesso às notificações do Android — é de lá que ele tira o conteúdo para armazenar a cópia em backup. Sendo assim, as mensagens são recuperadas a partir das notificações do Android usando a API e não do aplicativo.

Violando termos de uso?

As mensagens são criptografadas pelo WhatsApp no seu dispositivo e o WAMR não possa acessá-las diretamente. A única solução disponível é lê-las nas notificações que você recebe e criar um backup de mensagens com base no histórico de notificações.

Isso também significa que, em tese, o WARM não quebra a segurança dos mensageiros. Contudo, ao abrir o aplicativo pela primeira vez, um enorme aviso aparece na sua tela.

Aviso WARM

“WARM é um aplicativo de backup. Ele foi projetado para fornecer serviços de backup para suas notificações e para os locais específicos do seu armazenamento. O WARM usa APIs Android comuns para conseguir isso e não foi projeto para interferir em outros aplicativos ou serviços no seu dispositivo. No entanto, o uso do WARM pode ser incompatível com os Termos de Uso de outros aplicativos no seu dispositivo. Se esse tipo de incompatibilidade ocorre, você não deve usar este aplicativo”, diz a Drilens Apps.

O termo de uso do WhatsApp, porém, afirma que não tolera “prejuízo ao WhatsApp ou aos nossos usuários”. Em determinado trecho, diz que “(c) obter ou tentar obter acesso não autorizado aos nossos Serviços ou sistemas” e “(f) coletar informações de ou sobre os nossos usuários de maneira não permitida ou autorizada”, entre as proibições.

O WARM exibe anúncios e cabe a interpretação do WhatsApp sobre o que é tolerável ou não. Como dito, o WARM vive de dados obtidos pela API do Android e não do WhatsApp.

O WhatsApp desaconselha o uso de aplicativos de terceiros para a troca de mensagens na sua rede e já bloqueou contas de usuários que operam o WhatsApp usando outros clientes. A justificativa é a de que eles podem vir a violar sua privacidade. O WARM nega.

Porém, tem vários outros poréns!

De primeira, comigo não funcionou. Mas eu explico como fazer funcionar.

Lembrete Warm

Alguns avisos ??

  • Se você silenciou um chat ou está lendo a conversa (com o aplicativo aberto) quando a mensagem foi apagada, você não receberá uma notificação. Logo, o WARM não poderá fazer backup porque não há nada nas suas notificações;
  • O WARM também não pode recuperar mensagens que foram deletadas pelos seus contatos antes de você instalar o aplicativo no seu Android e receber a notificação;
  • O WARM vai checar se alguma mídia que você recebeu (depois de baixar o app) desapareceu de repente. Se isso acontecer, você será notificado imediatamente;
  • Se você estiver offline ou tiver um problema de conexão tudo pode acontecer… A mídia recebida pode ser apagada antes de ser lida pelo app e não será recuperada;
  • Se você estiver não usando uma conexão Wi-Fi, algumas mídias podem não ser baixadas por causa das suas configurações de download do WhatsApp. Você precisa aceitar baixar tudo em Configurações > Uso de dados e Armazenamento.
  • Quando falo de notificações, são as notificações do Android. Se você desativou as notificações do WhatsApp, no WhatsApp, tudo bem. As do Android que queremos;
  • Os seguintes tipos de mídia podem ser recuperados: fotos, vídeos, gifs animados, arquivos de áudio, gravações de voz, documentos (compatíveis) e adesivos.
WARM recupera mi?dia apagada no WhatsApp

Portanto, em resumo:

  1. Aceite fazer download das mídias no Wi-Fi e com dados móveis;
  2. Mantenha suas notificações do Android para o WhatsApp ativadas;
  3. Mantenha pessoas e grupos de interesse “não silenciados” no aplicativo;

Outros avisos! ?? ??

A desenvolvedora pede que os usuários estejam cientes de que não existe uma maneira oficial e suportada pelo WhatsApp de recuperar mensagens excluídas. Esta é uma solução alternativa e pode encontrar limitações no WhatsApp ou no próprio Android.

  • Caso não funcione, pode ser causado pelo Android impedir o app de operar em segundo plano. Remova o WAMR de todos os serviços de otimização de bateria;
  • O app não pode salvar arquivos se eles não forem completamente baixados. Se você estiver offline no período em que a mensagem foi apagada, nada acontece.
  • Outras limitações podem ser causadas pela versão do Android ou idioma (principalmente se for da direita para a esquerda) “RTL” (right-to-left script).

Ajustado tudo isso, funciona! E você vai consumir mais espaço no seu celular, é claro.

Leia mais:

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados