Como ver arquivos HEVC ou HEIC no Windows 10

Aprenda a como ver arquivos HEVC e HEIC no Windows 10, instalado uma dentre as duas extensões disponíveis na Microsoft Store

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Windows 10 (Imagem: unsplash)
Windows 10 (Imagem: unsplash)

Ver arquivos HEVC e HEIC no Windows 10 é possível com a ajuda de extensões fornecidas pela Microsoft em sua loja oficial. Embora a mais conhecida seja paga, há uma segunda que faz exatamente a mesma coisa e é gratuita. Saiba como ver arquivos HEVC e HEIC no Windows 10 sem precisar comprar um aplicativo ou pagar pelo serviço.

Tempo necessário: 5 minutos

Há duas formas de instalar os pacotes de compatibilidade dos arquivos HEIC e HEVC no Windows 10, com ambas dependendo de apps encontrados na Microsoft Store. A diferença é que um é pago e o outro é gratuito, mas ambos funcionam perfeitamente.

Curiosamente, os dois foram desenvolvidos pela Microsoft. O gratuito parece ser uma extensão padrão, originalmente desenvolvida para ser incluída em dispositivos rodando Windows 10, mas que foi removida em prol da versão paga, embora continue na loja.

  1. Busque pela extensão

    Como o codec foi removido da Microsoft Store é preciso buscar pela extensão no Google Search. O site codecs.com oferece gratuitamente o plugin antes oferecido pela Microsoft. Acesse o site para continuar;Como ver arquivos HEVC ou HEIC no Windows 10

  2. Faça o download

    Procure pela versão mais recente disponível no site e faça o download do codec;Como ver arquivos HEVC ou HEIC no Windows 10

  3. Instale no Windows

    Por fim, faça a instalação da ferramenta no seu PC para concluir o processo.

E pronto.

Lembre-se: ambas extensões permitem visualizar ambos arquivos de imagem e vídeo nos apps nativos do Windows 10 (Fotos, Media Player, etc.), mas ainda não será possível editá-los com tais programas do sistema operacional da Microsoft. Para isso, será necessário usar softwares específicos, capazes de trabalhar com ambos formatos.

Por padrão, os arquivos de imagens no formato HEIC, padrão do iPhone desde o iOS 11, e os vídeos que usam o codec H.265 (HEVC), também suportado por iGadgets e Macs desde o iOS 11 e macOS High Sierra, não podem ser lidos pelo Windows 10, porque o sistema operacional da Microsoft não fornece a licença para usá-los gratuitamente.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados