Comunidade do WhatsApp: o que é e como funciona a ferramenta que reúne grupos
Entenda para que servem as Comunidades do WhatsApp e conheça os recursos que a ferramenta oferece para participantes de grupos do mensageiro
Entenda para que servem as Comunidades do WhatsApp e conheça os recursos que a ferramenta oferece para participantes de grupos do mensageiro
As Comunidades do WhatsApp são um recurso para facilitar a descoberta de grupos relacionados a um tópico central no mensageiro, promovendo maior interação entre os membros destes.
Qualquer usuário do aplicativo pode criar uma Comunidade e convidar administradores, que terão permissão para adicionar grupos e participantes, além de enviar mensagens para todos de forma simultânea.
A seguir, o Tecnoblog explica em detalhes o que é e como funciona uma Comunidade do WhatsApp. Acompanhe o artigo para conhecer as vantagens e limitações dessa ferramenta.
Comunidades do WhatsApp são espaços que permitem reunir vários grupos do mensageiro, geralmente relacionados a um mesmo tema central. A ferramenta serve para criar uma estrutura unificada que facilita o encontro e a moderação de grupos relacionados a um assunto específico.
Algumas aplicações possíveis das Comunidades são:
As Comunidades funcionam como uma área do mensageiro que centraliza diversos grupos menores. Qualquer usuário do serviço pode criar uma Comunidade no WhatsApp pelo celular ou PC e adicionar novos grupos ou grupos existentes que administra a ela.
Comunidades do WhatsApp são compostas por:
Dentro dos grupos de uma Comunidade, é possível criar eventos, enquetes, compartilhar a localização, enviar arquivos e trocar mensagens de texto e voz.
Assim como nas demais conversas do WhatsApp, a criptografia de ponta a ponta é ativada para grupos de Comunidades, proporcionando maior privacidade e segurança para as informações em mensagens e ligações feitas pelo mensageiro.
Até a publicação deste artigo, todos os grupos de uma Comunidade ficavam visíveis por padrão para os demais membros do grupo. Entretanto, o WhatsApp Beta já testa uma configuração de privacidade para controlar a visibilidade de grupos em Comunidades.
Comunidades do WhatsApp podem ter até 2 mil participantes, divididos em até 100 grupos. Cada grupo pode ter, no máximo, 1024 membros.
Não. O WhatsApp não conta com um sistema de busca para encontrar Comunidades, diferentemente do que acontece com os Canais. Você pode entrar em uma Comunidade ao ser adicionado a um grupo que faz parte dela ou ao receber um link de convite.
Por padrão, apenas administradores podem adicionar participantes e criar links de convite para entrar em uma Comunidade do WhatsApp.
No entanto, é possível alterar as configurações para que qualquer membro adicione novos participantes à Comunidade.
Além disso, os links de convite permitem que qualquer pessoa ingresse no espaço sem aprovação prévia de um admin, portanto, devem ser compartilhados com cautela.
Por padrão, todos os participantes podem adicionar grupos a uma Comunidade do WhatsApp. Porém, é possível alterar as configurações para que apenas administradores consigam adicionar ou criar novos grupos no espaço. Nesse cenário, os demais participantes ainda poderão sugerir grupos, que deverão ser aprovados pelos admins para serem vinculados à Comunidade.
Todos os participantes de uma Comunidade podem criar eventos no WhatsApp. Os eventos criados são exibidos na página de informações da Comunidade e qualquer membro pode responder se irá ou não comparecer.
O envio de mensagens em Comunidades do WhatsApp está sujeito às configurações de cada grupo pertencente ao espaço. Por padrão, todos os participantes podem mandar texto, áudio, vídeo, documentos, GIFs, figurinhas e enquetes em grupos do WhatsApp.
A exceção fica por conta do grupo de Avisos, no qual o envio de mensagens é restrito a administradores da Comunidade. Os demais membros podem apenas responder ou reagir às publicações.
Não. O grupo de Avisos é obrigatório para os participantes de uma Comunidade. Por meio dele, os administradores podem enviar comunicados a todos os membros ao mesmo tempo.
No entanto, você pode arquivar ou silenciar grupo de Avisos. Basta tocar e segurar sobre ele por alguns segundos e, no menu flutuante, escolher a opção que desejar.
Sim, mas para isso é necessário arquivar cada grupo da Comunidade do WhatsApp individualmente.
Não. Entretanto, você pode sair de um grupo e denunciar uma Comunidade do WhatsApp caso note algum comportamento indesejado. Além disso, é possível alterar a configuração de privacidade da sua conta para impedir que te adicionem a grupos do WhatsApp automaticamente.
As Comunidades trazem benefícios para usuários que desejam promover maior interação entre participantes de grupos no mensageiro. As principais vantagens das Comunidades frente a outras funções do WhatsApp são:
Apesar disso, as Comunidades do WhatsApp oferecem limitações para quem deseja alcançar um número muito grande de pessoas. As desvantagens são:
A Comunidade do WhatsApp é uma ferramenta que reúne grupos do mensageiro com o propósito de organizar e facilitar a descoberta de grupos sobre um mesmo tópico em comum, onde membros podem trocar mensagens e interagir entre si. Já os Canais do WhatsApp são um meio unilateral de enviar mensagens para um público ilimitado na plataforma, e os participantes que não têm privilégios de administrador conseguem no máximo reagir às atualizações de conteúdo.
Comunidades do WhatsApp são um espaço para reunir até 2 mil membros divididos em no máximo 100 grupos, facilitando a descoberta e o gerenciamento destes. Os Grupos do WhatsApp são conversas com até 1024 participantes, que podem estar ou não inseridas em uma Comunidade.
Comunidades do WhatsApp reúnem pessoas em um mesmo espaço, no qual os participantes podem interagir uns com os outros por meio dos grupos, e administradores podem enviar mensagens a todos simultaneamente por meio do grupo Avisos. Já as Listas de Transmissão do WhatsApp permitem que um usuário envie a mesma mensagem para diversas pessoas simultaneamente, mas essas pessoas não tem nenhum contato entre si e não precisam fazer parte de um grupo em comum.