Desative a coleta de dados do iAd no iPhone ou iPod Touch

Thássius Veloso
Por

A Apple entra com força total no mercado de publicidade com o iAd, uma plataforma a partir da qual anunciantes podem comprar espaços publicitários nos aparelhos que rodam o iPhone OS (iOS). Mas e como fica a questão da privacidade? Em tese, a Apple poderia capturar informações e hábitos dos usuários para, mais tarde, oferecê-los às empresas parceiras.

Para evitar que isso aconteça, a melhor maneira é desativando o iAd no seu aparelho rodando iOS 4 (seja ele um iPhone, um iPod Touch ou futuramente um iPad). A Apple criou um processo relativamente simples de fazer o que em inglês chama-se de opt-out (ou seja, pedir para sair das estatísticas do serviço).

Com o seu iPhone ou iPod Touch rodando iOS 4 (só serve essa versão), acesse o link abaixo com o Safari Mobile:

Acessar | iAd Opt-Out

Não adianta acessar a página se não for em um aparelho com iOS 4, pois não vai funcionar. Você deverá visualizar uma imagem como a captura de tela abaixo.

E é isso, o iAd foi desativado no aparelho. Alguns avisos importantes: os anúncios vão continuar a aparecer no seu iPhone ou iPod Touch, porém sem uso de estatísticas e informações de usuário; sair do iAd não interfere em outras plataformas de publicidade, como o AdMob do Google; e mais importante, será preciso realizar o mesmo processo em todos os iPhones ou iPods Touch que você tiver.

Com informações: theAppleBlog.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Relacionados

Relacionados