Esqueceu a senha do Android? Veja como desbloquear seu celular

O processo de desbloqueio vai depender do celular e versão do Android. Ele pode ser feito pelo Find My Mobile, com a Conta Google ou resetando o dispositivo

Jean Prado Janaína Dantas
Por e
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Android no smartphone. (Imagem: Denny Müller/Unsplash)
Android no smartphone. (Imagem: Denny Müller/Unsplash)

O Find My Mobile desbloqueia celulares remotamente e está disponível para quem tem Samsung Galaxy. Usuários com smartphones de outros fabricantes com Android 4.4 ou anterior podem solicitar a mudança de senha e, em último caso, será necessário formatar o aparelho.

Desbloquear Samsung Galaxy

Atenção

Só será possível desbloquear seu celular com esse método se ele estiver ligado e conectado à internet.

O tutorial abaixo permite o desbloqueio de um smartphone Samsung através do Find my Mobile sem precisar restaurar todos os dados e vai te ajudar se o aparelho estiver rodando a versão posterior ao Android 4.4. No entanto, é necessário que o usuário tenha criado anteriormente uma conta no Samsung Account. Se for o caso, siga as instruções:

  1. Faça login no Find My Mobile
    Acesse o link findmymobile.samsung.com/, insira o login e senha da Samsung Account e clique em “Entrar”;Tele de acesso ao Find My Mobile
  2. Selecione seu dispositivo atual
    O site mostrará, no menu ao lado esquerdo da tela, todos os dispositivos conectados a sua conta Samsung, selecione o modelo que está usando atualmente;Tela que mostra dispositivos conectados na conta
  3. Vá em “Desbloquear”
    No menu ao lado direito da tela, toque em “Desbloquear”; o site mostrará um aviso sobre a exclusão de todas as informações de bloqueio de tela, para continuar aperte “Desbloquear” novamente;Caminho para desbloquear celular
  4. Desbloqueie o celular
    Abrirá uma nova janela de login do Samsung Account, insira sua senha e clique em “Avançar” para validar seu acesso. Pronto, o celular será desbloqueado.Campo de validação de acesso

Lembre-se que esse processo remove o padrão, PIN ou senha de desbloqueio. Portanto, se quiser manter essa medida de segurança, é preciso criar novamente.

Desbloquear celular com Android 4.4 ou anterior

Se você possui um smartphone com o Android 4.4 ou anterior de fabricantes como Motorola, LG e Multilaser, o Google oferece uma opção chamada “Esqueci o padrão” ou “Esqueci minha senha” para quem quer desbloquear o celular.

Basta errar a sua combinação mais de cinco vezes que um botão com alguma dessas mensagens deve aparecer no canto inferior do dispositivo. Depois, toque nele e insira o seu login e senha do Google para recuperar o acesso ao aparelho, sem perder todos os seus dados.

Redefinir smartphone com a Conta Google

Se o seu caso não se enquadra em nenhum dos dois acima, a solução é redefinir o seu dispositivo. O processo funciona para todos os celulares Android, incluindo Xiaomi e Motorola. No entanto, essa opção apagará todas as informações do aparelho como fotos e aplicativos — por enquanto, não há outra alternativa que permita o acesso sem apagar os dados, por isso mantenha o backup em dia.

É possível redefinir pelo desktop ou por outro celular, basta ter a conta Google (usada para baixar apps na Play Store, acessar o Gmail, entre outras coisas).

  1. Acesse o site “Encontre Meu Dispositivo”
    Abra o navegador de sua preferência, acesse o link google.com/android/find e faça o login com seu e-mail e senha da Conta Google, caso ainda não tenha feito;Tela de login do "Encontre meu dispositivo"
  2. Redefina o celular
    Selecione “Limpar dispositivo no menu lateral esquerdo — após inicialização, você poderá acessar o celular sem senha.Como resetar a senha do celular pela Conta Google

Caso tenha algum problema para desbloquear o celular com senha pelo Google, você pode formatá-lo usando o modo de recuperação de aparelhos Android.

Perguntas frequentes

Dá para desbloquear o celular pela chamada de emergência?

Não. Circulam alguns vídeos que mostram esse modo, mas é apenas um truque visual. Na verdade, o celular está sendo desbloqueado pela impressão digital na parte traseira ou nas teclas laterais do dispositivo.

Como guardar minha senha em um lugar seguro?

Se você usa o PIN para acessar seu celular e não quer mais perdê-lo, opte por um gerenciador de senha — existem diversas opções, gratuitas e pagas, no mercado. Se o seu aparelho for compatível, escolha desbloqueá-lo com impressão digital, além de ser mais segura, não corre o risco de esquecer o acesso.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Relacionados