Início / TB Responde / Saúde /

Quais são as diferenças entre as máscaras N95, PFF1, PFF2 e PFF3?

Máscaras N95 e PFF2 são equivalentes e a eficácia da peça cresce conforme a sua numeração; entenda todos os detalhes

Gabrielle Lancellotti

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

As siglas das máscaras indicam o nível de eficiência do seu filtro respiratório em reter contaminantes presentes no ar, na forma de gotículas e aerossóis (partículas ainda menores). A peça semifacial filtrante (PFF) é um equipamento de proteção individual (EPI), que cobre as vias respiratórias (nariz e boca), defendendo-as de possível contágio. Entenda quais são as diferenças entre as máscaras N95, PFF1, PFF2 e PFF3.

máscara n95
Quais são as diferenças entre as máscaras N95, PFF1, PFF2 e PFF3? (Imagem: Jonathan J. Castellon / Unsplash)

A pandemia do novo coronavírus aumentou a procura por máscaras, já que seu uso reduz a chance de transmissão da doença. Nesse contexto, a máscara identificada como N95 ou PFF2 é a alternativa recomendada pela Anvisa.

De acordo com o Ministério da Saúde, a peça deve ser usada, preferencialmente, por profissionais da saúde, pessoas infectadas pelo coronavírus e respectivos cuidadores.

No começo da pandemia, para que a compra massiva e aumento da demanda não causasse a falta do equipamento correto para médicos e enfermeiros, foi bastante recomendado à população o uso de máscaras caseiras.

As máscaras N95 e PFF2 possuem diferenças ou são iguais?

Na verdade, elas são iguais. Ambas têm o mesmo grau de proteção. Ou seja, filtragem de eficácia equivalente.

A diferença de nomes acontece porque máscaras N95 referem-se a uma classificação, para aerossóis, adotada pelos Estados Unidos. No Brasil, a mesma corresponde à PFF2.

PFF em detalhes

Os critérios que tornam as peças semifaciais filtrantes diferentes umas das outras são:

  • porcentagem de eficiência;
  • resistência à aerossol aquoso e/ou oleoso;
  • tipos de modelo;
  • presença ou não de válvula;

Eficiência do filtro (%)

A eficácia da peça é avaliada de acordo com a porcentagem de aerossol de teste, capaz de atravessar a sua camada filtrante. A penetração de partículas depende de parâmetros físicos, como tamanho e formato. O fato de ser um microrganismo ou um elemento inorgânico não interfere.

Classe da PFFPenetração (%)Eficácia
PFF120%80%
N95 ou PFF26%94%
PFF33%97%

Resistência a aerossol: base de água ou base de óleo

Há dois tipos de respiradores (“S” e “SL”), normalmente descartáveis, ao considerar essa característica. Portanto, os produtos em si e suas embalagens, devem conter as seguintes marcações:  PFF1 (S), PFF1 (SL), PFF2 (S), PFF2 (SL), PFF3 (S) ou PFF3 (SL).

explicação o que são respiradores S e SL
Os respiradores “S” resistem a aerossóis aquosos e os “SL” a aerossóis aquosos e oleosos. (Imagem: Reprodução / Deltaplus)

Modelos de máscaras

As máscaras podem ter moldes “bico de pato”, “concha”, dobrável, entre outros. A geometria da peça não interfere no quesito proteção do sistema respiratório. Os diferentes modelos são pensados para dar conforto aos variados formatos e tamanhos de rosto.

Modelos de máscaras N95
O modelo da máscara não interfere no quesito proteção. (Imagem: Reprodução / Anvisa)

Com ou sem válvula

Segundo a Anvisa, a presença de válvula exalatória, no EPI, oferece maior conforto. Esse item permite a saída de ar expirado, quente e úmido, não aquecendo e umedecendo a peça. Quando não há válvula, os agentes de contaminação — existentes no ar ambiente ou no ar expelido —  permanecem retidos no filtro.

PFF contra a poluição e em outras áreas de trabalho

Além do meio hospitalar, o utensílio é adequado para ambientes de trabalho nos setores agrícola e industrial, como o de tecnologia e fabricação de celulares. Partículas de poeira, névoas e fumos também são impedidos de atravessar o material.

Outro uso comum de máscaras — em países como Vietnã, Índia, Japão e China — é contra a poluição atmosférica. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de sete milhões de pessoas morrem a cada ano, no mundo, por causa da exposição à impurezas do ar. Essa partículas podem penetrar nos sistemas respiratório e cardiovascular e trazer complicações à saúde.

Devido a grande demanda, empresas como a Xiaomi desenvolveram produtos para suprir essa necessidade. Um exemplo é a Mi AirPOP PM2.5, máscara antipoluição produzida especialmente para as condições que desafiam o cotidiano, na Índia.

 Mi AirPOP PM2.5
Mi AirPOP PM2.5 é uma máscara antipoluição. (Imagem: Reprodução / Xiaomi Índia)

Com informações: Anvisa, Inmetro, Deltaplus, OPAS Brasil e Xiaomi India.