Entenda a política de banimento do GTA Online

Veja o que acontece com jogadores que usam trapaças no mundo aberto do GTA Online

Vivi Werneck
Por

GTA Online é o modo multiplayer de GTA V, da Rockstar Games. Lançado posteriormente ao quinto título da franquia Grand Theft Auto, o jogo permite que até 30 jogadores (por servidor) explorem o estado fictício de San Andreas em missões cooperativas e competitivas. Mas nem todos jogam “dentro das regras” e são suspensos ou até mesmo banidos do game. Entenda como isso funciona.

gta-online

Como acontecem as suspensões ou banimentos

A página de suporte da Rockstar Games listou alguns dos fatores que podem fazer com que um jogador seja suspenso ou banido do GTA Online. São eles:

  • Modificações no jogo;
  • Abusar e se aproveitar de forma inadequada das mecânicas;
  • Manipular códigos e dados protegidos;
  • Interferir na experiência dos outros jogadores.

A Rockstar ressalta que a punição, dentro de algum dos contextos citados acima, pode ser avaliada como suspensão ou até banimento direto – de acordo com a gravidade da situação. É o famoso “cada caso é um caso”.

Como funcionam as penalidades?

As suspensões no GTA Online têm caráter temporário (o tempo varia de acordo com o que a Rockstar decidir). Assim que um(a) jogador(a) é suspenso(a), ele(a) automaticamente perde acesso ao game.

A data final da suspensão é mostrada na tela inicial e, em seguida, a pessoa é redirecionada ao Modo História. Vale ressaltar que numa próxima infração, após uma suspensão, este(a) jogador(a) é banido(a) permanentemente.

A suspensão temporária não vai apenas bloquear o acesso do jogador por um período “x” de tempo; quando voltar ao game todos os seus personagens, progresso, propriedades e itens no inventários do GTA Online serão apagados.

Por isso, pense bem se vale a pena arriscar perder tudo só por conta de um cheat ou hack, já que todas as decisões da Rockstar (sobre esse assunto) são definitivas, segundo a desenvolvedora, e não serão aceitos recursos.

Vivi Werneck

Editora-Assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). Hoje, ela é editora-assistente no Tecnoblog, editora no Meio Bit e apresenta o Hit Kill.

Relacionados

Relacionados