Se você estuda, sabe como às vezes é chato fazer com que seu trabalho acadêmico siga todas as normas ABNT de prontidão. Depois de um tempo é possível se acostumar, mas no começo isso chega a ser um empecilho para terminar a tarefa rapidamente.

Em decorrência dessa dificuldade que muitos enfrentam no início, existem várias ferramentas para facilitar a formatação. Uma delas é o FastFormat, site que ajuda a escrever vários tipos de trabalhos acadêmicos sem precisar seguir as regras na hora de digitar o conteúdo do texto ou as referências.

O site tem um simples editor para escrever o trabalho, que divide a tela com uma prévia do documento devidamente formatado. As ferramentas mais comuns para editar o texto estão presentes, como corretor ortográfico, opção de justificar o texto, citar outros autores e uma busca que também é capaz de substituir palavras ou frases.

Para quem precisa colocar equações e operações matemáticas, o FastFormat também faz a formatação em LaTeX, com direito a visualização da equação logo após a escrita. Também é possível, a partir do editor, contabilizar os caracteres e palavras do seu trabalho, seja no resumo, título ou conteúdo principal.

Outro benefício da ferramenta é que ela guarda um histórico de alterações de todo o seu trabalho, então é possível comparar as versões e até mesmo recuperar alguma versão antiga. A menos que o seu computador desligue subitamente durante a elaboração do trabalho, não é necessário se preocupar com perda de dados: tudo o que é feito no FastFormat é salvo na nuvem e você só guarda o documento na hora da impressão ou se quiser fazer alguma alteração no futuro.

fastformat-abnt-1

A biblioteca de templates do FastFormat é bem ampla, inclusive: vai desde os mais comuns, como trabalhos acadêmicos e artigos científicos nas normas da ABNT, até periódicos, conferências científicas, TCCs e teses. Para algumas universidades, como USP, UFSC, UFAL, UnB, UECE e outras, há um template com capa personalizada para ser utilizado.

Também é possível, a partir da ferramenta, automatizar uma das partes mais chatas na hora da confecção de qualquer trabalho acadêmico: a padronização das referências. Livros, sites, periódicos, artigos e muitos outros podem ser cadastrados no gerenciador de referências e copiados para o seu documento sem problemas.

Por fim, o FastFormat aceita a exportação do trabalho em PDF, que também pode ser aberto no Word ou Google Drive. Qualquer um pode criar uma conta no site ou fazer login pelo seu perfil do Facebook ou conta do Google.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre ABNT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados