4 apps para tirar e editar foto 3×4 para documentos no celular

Descubra os melhores apps para tirar uma foto 3x4 perfeita para usar em seus novos documentos, utilizando apenas o seu celular

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 9 meses

Vários documentos brasileiros exigem uma foto 3×4, ou de tamanhos próximos. Sempre que é preciso, boa parte das pessoas acaba recorrendo a lojas para tira-las. Entretanto, existem apps para iOS (iPhone) e Android capazes de tirar e editar 3×4.

4 apps de foto 3×4 para documentos no celular

Listamos aqui quatro aplicativos para iOS (iPhone) e Android, com uma série de funções e capazes de entregar fotos 3×4 de primeira qualidade no celular.

1. Fotógrafo de passaportes e identificação – ID Photo (Android)

Android / ID Photo / foto 3x4

Fotógrafo de passaportes e identificação – ID Photo é um dos aplicativos de fotografia para documentos mais completos. É compatível com documentações de diversos países, Brasil incluso (você seleciona o país, o documento e o app já sabe qual o tamanho da foto), permite tirar fotos na hora ou usar da galeria, e possui ajustes para apagar o fundo, embora essa função seja paga. Na hora de imprimir, você pode selecionar mais de uma foto, diversos tamanhos de papel, e enviar para a impressora.

O Fotógrafo de passaportes e identificação é gratuito e oferece compras no app.

2. Foto 3×4 (iOS)

itunes / Foto 3x4

Foto 3×4 é o app mais básico que você pode imaginar: tira foto 3×4 e cria folha com oito imagens, pronta para ser impressa. Você também pode criar uma imagem 10×15, enviar fotos pelo e-mail ou imprimir em dispositivos compatíveis com AirPrint.

O Foto 3×4 é gratuito para o iOS.

3. Foto para documentos (Android)

Android / Foto para documentos / foto 3x4

O Foto para documentos é um app simples, porém popular. É possível especificar o tamanho da foto e pode também tirar fotos na hora ou usar imagens da galeria. Ele possui alguns ajustes simples de edição e é capaz de imprimir direto para impressoras conectadas na rede.

O Foto para documentos é gratuito no Android.

4. ID Photo-Passport Photo maker (iOS)

itunes / ID Photo / foto 3x4

ID Photo-Passport Photo maker é uma solução simples e básica, mas que resolve o problema. Conta com filtros de correção e até algumas firulas adicionais, como adesivos em forma de roupas para fotos mais ou menos formais. Ele também permite a alteração do fundo da imagem, o que é importante dependendo do documento.

O ID Photo-Passport Photo maker é gratuito no iOS.

Como tirar a foto 3×4 perfeita

Belchior / Fotografia 3x4 / foto 3x4

Independente do app que você use para tirar sua foto 3×4, alguns cuidados precisam ser tomados para que a imagem seja adequada para ser utilizada em documentos:

  • Postura: Mantenha a coluna reta, sem levantar o queixo ou esticar o pescoço. Os ombros precisam ficar bem alinhados, e os braços ao longo do corpo. Sorrir levemente é uma boa (alguns órgãos não permitem, atenção nessa parte), mas coloque a língua atrás dos dentes, para que o rosto fique relaxado;
  • Roupa: Use peças fechadas, como uma camiseta, um paletó ou blusas sem decotes. Prefira cores mais escuras, para contrastar com o fundo;
  • Cabelo e barba: O cabelo não pode cobrir o rosto. Caso possua cabelos compridos, prenda-o ou mantenha-o atrás das orelhas. Rostos mais finos podem prender o cabelo em um rabo-de-cavalo, para deixa-lo mais arredondado. No caso da barba, tire a foto com ela aparada, da forma que você a usa frequentemente;
  • Maquiagem: Para evitar que a pele brilhe, utilize uma base ou pó compacto, e isso vale também para homens. Não use batons ou sombras de cores fortes, prefira tons de pele;
  • Fundo: O fundo deve ser sempre claro, se possível, totalmente branco;
  • Câmera: Use uma base fixa (tripé ou gimbal), e mantenha o celular a uma distância onde o rosto fique bem definido. Atenção à qualidade da câmera do aparelho;
  • Iluminação: Tire a foto em um lugar bem iluminado, e saiba usar o Flash do celular, de modo que não fiquem sombras no rosto, que precisa estar bem destacado.

Seguindo estas dicas, sua foto 3×4 tirada no celular ficará perfeita para documentos.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados