Como fazer story no Instagram? 12 dicas para montar stories criativos

Saiba como usar as ferramentas de criação do Instagram Stories para fazer posts mais atrativos na rede social

Lupa Charleaux Ana Marques
Por e
Uma moça possando na frente do celular e ícone do Instagram ao fundo
Saiba como criar stories que vão atrair novos seguidores para seu perfil no Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Criar um novo story no Instagram é uma forma de publicar fotos ou vídeos que somem após 24 horas na rede social. O Instagram Stories oferece diversas ferramentas de edição para fazer stories criativos: você pode inserir música, texto, GIFs e outras figurinhas interativas para tornar o post mais atrativo.

Além disso, alguns truques permitem aproveitar melhor cada função do Instagram Stories para que seus posts gerem mais engajamento.

Neste tutorial, o Tecnoblog ensina como criar um story no Instagram do zero, e dá dicas para quem quer melhorar as publicações temporárias na rede social.

Como criar um story no Instagram

Existem dois caminhos para começar a criar um story do zero no Instagram: você pode fazer um story a partir da área de Stories (parte superior da tela inicial do app), ou utilizar o menu de publicação representado pelo ícone “+” (parte inferior do app).

Veja o passo a passo para fazer um novo story a seguir.

1. Faça login na sua conta do Instagram

Abra o app do Instagram no seu celular e, caso ainda não esteja conectado à sua conta, insira as suas credenciais para entrar na rede social. Ao concluir o login, você será redirecionado para a tela inicial do Instagram.

2. Toque no botão “+” junto à sua foto de perfil

Toque no botão “+” azul junto à sua foto de perfil com a mensagem “Seu Story” no canto superior esquerdo da tela inicial do Instagram.

Print do aplicativo Instagram explicando como criar um Story a partir da tela principal

3. Escolha uma mídia pronta ou toque em “câmera” para registrar o story

Selecione uma foto ou vídeo da galeria do seu celular, ou toque em “câmera” para fazer registrar uma nova imagem e criar o story no Instagram.

Print do aplicativo Instagram explicando como criar um Story a partir das mídias do celular ou da câmera

4. Edite seu story com texto, música e mais ferramentas do Instagram

Use as ferramentas de edição do Instagram para adicionar novos detalhes ao story. Por exemplo, toque na tela para escrever um texto, altere a cor e o tamanho da fonte.

Você encontra as opções para adicionar filtros, música, GIFs e figurinhas interativas na parte superior da tela. Use a criatividade para deixar o story mais atrativo.

Print do aplicativo Instagram explicando como usar as ferramentas de edição de stories no celular

5. Escolha com quem deseja compartilhar seu story do Instagram

Toque no botão branco, no canto inferior da tela, após editar o story. Escolha entre as opções de compartilhamento:

  • Seu story: compartilha o story com todos os seus seguidores.
  • Amigos Próximos: compartilha o story apenas com a sua lista de melhores amigos do Instagram.
  • Mensagem: permite enviar a publicação por DM para alguém.

Finalize tocando no botão azul “Compartilhar”.

Print do aplicativo Instagram mostra como encerrar a edição e compartilhar um story no celular

Como fazer um story criativo: 12 dicas para melhorar suas publicações

Ao criar um novo story, você pode usar efeitos, música e outros elementos para deixar suas fotos e vídeos mais interessantes. O Instagram explica que as publicações dos Stories são visualizadas principalmente pelos seus seguidores. Portanto, aproveite os recursos nativos da rede social para criar um espaço de diálogo e torná-los mais próximos.

A seguir, reunimos algumas dicas e truques escondidos para quem busca resultados melhores no Instagram Stories.

Os stories com figurinhas de interação costumam gerar mais engajamento entre os seguidores de uma conta. Fazer enquetes no Instagram ou inserir link nos stories são formas de incentivar as pessoas a interagirem com a publicação.

Ferramentas de edição para fazer story criativo no Instagram incluem as figurinhas de enquete, perguntas, teste e Links

Use a figurinha de teste nos stories para realizar um quiz sobre um determinado assunto. Por exemplo, um perfil sobre filmes e séries pode testar os conhecimentos dos seguidores sobre a carreira de um ator ou atriz de Hollywood.

Abrir uma caixa de perguntas no Instagram é outra maneira de interagir com os seguidores. As pessoas podem enviar dúvidas sobre um tema relacionado ao seu perfil e você consegue transformar as respostas em novos conteúdos.

2. Copie e cole imagens diretamente no Stories do Instagram

Você não precisa apelar para o Layout do Instagram para publicar várias fotos no mesmo story. Basta copiar e colar imagens diretamente do álbum de fotos do celular.

  • No iPhone: abra uma foto da galeria e toque sobre ela por alguns segundos até que surja a opção de “Copiar” ou acesse o menu de compartilhamento (ícone de quadrado com seta para cima, no canto inferior esquerdo da tela) e escolha a opção “Copiar foto”.
  • Em celulares Android: o passo a passo para copiar uma foto para a área de transferência pode variar conforme a fabricante. Em celulares Samsung Galaxy, abra a foto na galeria e toque nos três pontinhos, no canto inferior direito da tela. Em seguida, toque em “Copiar p/ área de transf.”.
Passo a passo de como copiar uma imagem da galeria do iPhone e colar no story do Instagram

Depois, é só voltar à tela de edição do story no Instagram, dar um toque sobre a foto ou vídeo (como se fosse escrever um texto), e selecionar a opção “Colar” (iOS) / “Área de transferência” (Android).

Use os dedos para redimensionar a camada. Você pode colar quantas imagens quiser.

3. Altere o fundo para fazer um story bonito no Instagram

Além de adicionar uma imagem de fundo no story do Instagram, você pode pintar o fundo do post usando os pincéis da função “Desenhar”. Para isso, basta selecionar o pincel desejado, escolher uma cor e dar um toque prolongado na tela até que todo o story seja pintado.

Você pode usar cores sólidas ou uma camada translúcida. Para isso basta alternar os pincéis do Instagram.

Passo a passo mostra como usar pincéis para pintar o fundo do story no Instagram

Dica bônus: Use o conta-gotas para encontrar a paleta de cores ideal.

Passo a passo mostra como usar o conta-gotas para encontrar cores no story do Instagram

4. Combine GIFs animados para fazer um story criativo

Você pode usar GIFs nos Stories do Instagram para complementar a ideia de um vídeo ou de uma foto. Explore a galeria do Giphy embutida no Instagram Stories e use a criatividade para criar conteúdos atrativos e originais para os seguidores.

O aplicativo do Instagram agora permite trabalhar com camadas, o que deixa ainda mais fácil combinar diferentes GIFs. Para reordenar as camadas, basta pressionar por alguns segundos um elemento na tela de edição do story. Em seguida, arraste o dedo para cima ou para baixo, até encontrar a posição ideal.

Instagram permite ordenar camadas facilmente nos Stories

Lembre-se que também é possível criar seus próprios GIFs e incentivar que outras pessoas o utilizem em seus stories.

5. Crie correntes no Instagram para conseguir mais visualizações no story

As correntes do Instagram permitem que seu story seja descoberto por mais pessoas, atraindo mais visualizações de usuários com potencial interesse no seu conteúdo. Além disso, ao responder a uma corrente, seus seguidores também acabam contribuindo para o engajamento da sua publicação.

Por exemplo: uma marca de óculos pode iniciar uma corrente pedindo para que seus seguidores postem fotos usando o seu lançamento mais recente em lugares inusitados.

captura de tela do processo para criar uma corrente no Instagram

6. Personalize o texto dos seus stories no Instagram

O texto é um elemento importante para deixar os stories mais atrativos para o público do Instagram. Você pode escrever com letra diferente no story ou criar um padrão para todas as publicações do perfil.

Outro recurso criativo é colocar o texto em degradê nos stories. Um detalhe visual para deixar o conteúdo mais colorido e atrativo para seguidores e visitantes da sua conta no Instagram.

Adicionando texto com fontes diferentes aos Stories do Instagram

7. Use uma música para aumentar a duração do story

Fotos sem música têm duração máxima de 5 segundos até que a tela role automaticamente para a próxima publicação. Ao adicionar uma música em um story do Instagram, você pode aumentar o tempo de visualização da imagem para até 15 segundos.

Figurinha de música permite estender duração de story com foto no Instagram

8. Use filtros no story para fortalecer a sua marca no Instagram

Os filtros do Instagram ajudam a construir uma identidade para o perfil de um criador ou uma marca. Adote um padrão de filtros que possa ser replicado em diversos stories. Em especial, aqueles conteúdos que vão ficar salvos nos Destaques.

Usando filtros criados por usuários no Instagram Stories

A dica é pesquisar filtros no Instagram e salvar aqueles que combinam com a proposta da sua conta. Por exemplo, um perfil sobre cinema pode usar um filtro que adiciona o efeito de película ou de filme antigo aos conteúdos.

9. Faça uma contagem regressiva nos stories para gerar expectativa

Use a contagem regressiva nos stories para interagir com os seguidores e criar expectativa sobre um evento especial. Por exemplo, a estreia de uma nova música ou clipe de uma banda.

A figurinha interativa ainda permite que o seguidor compartilhe a contagem regressiva em um story próprio e peça para receber um lembrete sobre o evento. Uma excelente forma de conquistar a atenção dos usuários do Instagram.

Figurinha de contagem regressiva ajuda a gerar expectativa nos Stories do Instagram

10. Transforme fotos em Boomerang no Instagram

Fotos capturadas com a função Live Photos no iPhone podem virar boomerang no Instagram. Basta subir a imagem da galeria para o Instagram Stories e tocar no ícone Boomerang, no topo da tela.

Passo a passo mostra como transformar foto em boomerang no Instagram Stories

Ao criar um boomerang no Instagram, você compartilha a imagem em movimento como se fosse um “GIF”, e ainda pode mudar a velocidade de reprodução, transformando o pequeno loop em câmera lenta.

Um exemplo comum de boomerang é gravar um brinde entre amigos. Entretanto, use a criatividade para registrar outras situações do cotidiano, como um pulo na piscina ou gotas de chuva caindo na janela.

11. Grave um story com as duas câmeras ao mesmo tempo

O recurso nativo Duplo possibilita fazer stories com câmera frontal e traseira ao mesmo tempo. A ferramenta é ideal para registrar reações em diversas situações, já que os seguidores poderão ver o rosto do criador e o que está à frente dele.

Modo duplo do Instagram permite filmar Stories com duas câmeras

12. Entenda as métricas do Instagram Stories

Os perfis profissionais do Instagram têm a ferramenta nativa para analisar o desempenho da conta. O relatório de navegação nos stories do Instagram traz dados que ajudam a entender as métricas do recurso da rede social de fotos e vídeos.

Use as informações para saber quais formatos de conteúdo funcionam com o seu público. Descubra quais stories conseguiram atrair novos seguidores e, assim, tenha mais ideias para a criação de novos conteúdos.

Dá pra fazer stories no Instagram pelo PC?

Sim. Você pode postar stories no Instagram pelo PC usando um truque disponível em navegadores Chromium (Google Chrome e Microsoft Edge). No entanto, as ferramentas para editar stories ficam limitadas: não dá para adicionar figurinhas interativas ou filtros nos posts feitos diretamente pelo computador.

Posso postar story no Instagram e Facebook ao mesmo tempo?

Sim. Você pode postar story no Instagram e Facebook ao mesmo tempo. A rede social de fotos e vídeos da Meta permite vincular uma conta do Facebook para realizar publicações cruzadas no feed e no Stories.

Entretanto, alguns recursos do Instagram Stories não são compatíveis com o Facebook Stories. Por exemplo, não é possível recompartilhar menções ou republicar o story no feed do Facebook.

Posso fazer o story sumir antes de 24 horas?

Não é possível configurar o tempo de exibição de um story do Instagram para menos de 24 horas. Esse é o padrão da rede social para stories compartilhados publicamente, para a lista de Amigos Próximos ou enviados apenas por Direct.

A única solução para fazer um conteúdo desaparecer antes do prazo de 24 horas é apagar o story do Instagram. Vale lembrar que os stories salvos nos Destaques vão permanecer no ar por tempo indeterminado, até que você remova.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados