Qualquer um pode usar o Google Classroom?
Qualquer pessoa pode usar o Google Classroom com uma conta pessoal; universidades e escolas ainda devem optar pelo G Suite

Qualquer pessoa pode usar o Google Classroom com uma conta pessoal; universidades e escolas ainda devem optar pelo G Suite
Agora, qualquer pessoa pode usar o Google Classroom, mesmo com uma conta pessoal é possível usar a plataforma para organizar um projeto educacional e reunir os alunos em uma sala de aula online. Antes, a ferramenta era restrita apenas aos usuários do G Suite for Education ou G Suite Enterprise for Education
Com a conta pessoal do Google (@gmail.com) é possível criar uma sala de aula online pelo Google Classroom. No entanto, o Google pede que escolas e universidades interessadas na ferramenta se inscrevam no G Suite for Education.
Sendo assim, a conta pessoal pode ser destinada para projetos independentes de instituições. Exemplo: um professor particular, sem que o ensino esteja ligado a alguma escola ou universidade.
O G Suite for Education oferece maior controle, segurança e privacidade “que são importantes no ambiente escolar” em relação à conta gratuita. Inclusive, ao entrar no serviço com uma conta pessoal, você precisa marcar a opção “Eu li e entendi o aviso acima e não estou usando o Google Sala de aula em uma escola com alunos”.
O G Suite for Education inclui:
O blog oficial do Google lista alguns usos para o Classroom fora da sala de aula, e um deles é no Brasil. O GameDev Society UFRGS, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realiza debates semanais sobre temas como design, arte e programação; e usa a plataforma para informar os membros sobre os próximos encontros, compartilhar recursos e gerenciar tarefas semanais.
O Classroom também ajuda a gerenciar aulas online gratuitas, e a organizar as atividades de um grupo de robótica de escoteiras nos EUA — pode ser melhor do que fazer tudo por e-mail ou por um grupo do Facebook.
Colaborou: Felipe Ventura.