Como gravar a tela do PC no Windows 10 ou 11

Xbox Game Bar permite que o usuário faça gravações no Windows 10 ou 11 de forma nativa; recurso pode ativado pelo atalho "Windows + G"

Victor Toledo
Por
Logotipo do Windows 11
Windows 11 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Gravar a tela do PC é o processo de capturar todas as atividades visíveis na tela do computador e salvá-las em um arquivo de vídeo. Isso pode incluir a gravação de jogos, demonstrações de software, tutoriais, apresentações, entre outros.

A gravação da tela é uma ferramenta útil para criar conteúdo educacional, demonstrações de produtos, compartilhar conhecimento e até mesmo para registrar problemas de software.

As versões 10 e 11 do Windows têm uma funcionalidade integrada chamada Xbox Game Bar, que permite gravar a tela pressionando o atalho Windows + G. Veja detalhes abaixo.

1. Abra a Xbox Game Bar

A maneira mais prática para gravar a tela do PC no Windows 10 ou 11 é pela Xbox Game Bar. Abra a ferramenta pressionando as teclas “Windows + G“.

Tela de início da Xbox Game Bar

2. Clique no botão “Capturar”

Selecione o botão “Capturar” para abrir o menu de gravação de tela.

Tela de início da Xbox Game Bar com uma seta indicando o botão "Capturar" usado para gravar a tela do PC.

3. Selecione o ícone “Iniciar gravação”

Um novo menu irá surgir na sua tela. Clique no botão para iniciar a gravação. Também é possível usar o comando “Windows + Alt + R” para gravar a tela do PC.

Tela com o botão de iniciar a gravação.

4. Arraste a janela para a lateral da tela

A gravação se inicia assim que um menu com a contagem de tempo aparecer. Arraste a janela para a lateral da tela para que não atrapalhe sua gravação.

Janela onde é exibido a cronometragem de gravação pela Xbox Game Bar.

5. Clique no botão “Parar” para finalizar a gravação

Após a gravação do conteúdo, encerre a gravação clicando no botão “Parar”.

Janela onde é exibido o botão de encerrar a gravação de tela pelo Xbox Game Bar

Dá para gravar a área de trabalho do Windows pela Xbox Game Bar?

A Xbox Game Bar não permite gravar a área de trabalho ou o explorador de arquivos do sistema, limitando as gravações à jogos ou aplicativos, como o Google Chrome, por exemplo. Caso queira gravar conteúdos relacionados ao sistema operacional é necessário fazer a instalação de softwares de terceiros.

Onde a gravação de tela fica salva no PC?

As gravações de tela feitas a partir da Xbox Game Bar ficam salvas no endereço C:\Users\SEUNOME\Videos\Captures. Para acessar seus conteúdos salvos de forma mais fácil basta acessar a ferramenta de gravação pelo atalho “Windows + G“, clicar no botão “Capturar” e selecionar a opção “Ver minhas capturas“.

Posso gravar a tela do PC com áudio pela Xbox Game Bar?

Sim, todo o áudio da tela é gravado automaticamente pela Xbox Game Bar. É possível também registrar o áudio do microfone enquanto grava a tela. Para isso, certifique-se de que a opção de gravação de áudio está habilitada nas configurações da ferramenta. Clique no ícone de engrenagem e acesse a aba “Widgets”.

É possível gravar a tela do PC por outros aplicativos?

Sim, usuários que desejam ter recursos de gravação mais avançados no PC com Windows podem fazer a instalação de apps de terceiros. É possível gravar a tela com o OBS Studio ou usar o GeForce Experience para gravar a tela em jogos, caso tenha uma placa de vídeo Nvidia que ofereça a ferramenta.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados