Como gravar o áudio de uma viagem no Uber

U-Áudio é um recurso de segurança que permite a usuários e motoristas gravar o áudio de uma viagem no Uber

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Aplicativo da Uber (Imagem: Divulgação)

O Uber lançou em algumas cidades do Brasil o U-Áudio, um recurso de segurança que permite a usuários e motoristas gravar o áudio de uma viagem no Uber (conversa) usando o próprio aplicativo do Uber, caso tenham se sentido desconfortáveis no carro.

De acordo com o Uber, o áudio permanece criptografado e armazenado diretamente no dispositivo de quem fez a gravação e o Uber só poderá acessá-lo se o motorista ou o usuário escolherem compartilhar o arquivo como parte do relato. Caso contrário, não.

“Em algumas situações, uma gravação pode ser utilizada para apoiar os responsáveis pelo atendimento na decisão de desativação do motorista ou usuário”, explica nota.

Como gravar o áudio de uma viagem no Uber

Durante os testes, nas cidades de Salvador, Campo Grande, São Luís, Sorocaba e Uberlândia, a ferramenta apaga os áudios automaticamente após uma semana.

  1. Faça um chamado/pedido de corrida normalmente;
  2. Durante uma corrida, toque no escudo de segurança (azul);
  3. Nas cidades em que está disponível, estará nas ferramenta de segurança;
  4. A primeira opção é gravar áudio (a última, chamar a polícia);
  5. Toque para gravar o áudio e cuide para não abafar o microfone com as mãos.

Como funciona? No momento em que a viagem terminar ou acessando o histórico de viagens, depois da corrida, tanto o usuário quanto o motorista terão a opção de relatar um incidente de segurança. Lá, poderão anexar o arquivo de gravação de áudio. 

Não só o Uber pode usá-lo, como também as autoridades policiais. Contudo, “somente o Uber tem a chave para descriptografar o arquivo e isto somente pode ser feito após a denúncia, com o envio do áudio. A gravação não pode ser ouvida no dispositivo do usuário ou motorista, nem compartilhada com terceiros, apenas com o Uber”.

Você também pode fazer uma outra gravação usando o app Gravador do seu smartphone, caso queira ouvir a conversa mais um vez antes de fazer denúncia.

Você também pode usar outras ferramentas de segurança como “compartilhar sua viagem com alguém” (que vai acompanhar o seu trajeto) ou ligar para a polícia.

Pronto, agora você já sabe como gravar o áudio de uma viagem no Uber.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados