Como configurar a restrição de idade para sua conta do Instagram

Tutorial ensina a configurar a restrição de idade da sua conta do Instagram para definir a faixa etária de pessoas que podem encontrar você

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 2 meses
Ilustração indica a faixa etária do perfil do Instagram
Saiba como usar a ferramenta de restrição de idade no seu perfil do Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A restrição de idade no Instagram é um recurso de segurança que permite definir a idade mínima dos usuários que podem ver seu perfil na rede social. Esse ajuste de faixa etária deve ser feito no aplicativo para Android ou iPhone.

É necessário usar um perfil profissional para fazer a configuração de restrição de idade no Instagram. Contas pessoais não têm acesso à ferramenta.

Quando a faixa etária é definida para a conta do Instagram, os usuários que não atenderem ao requisito de idade mínima não poderão ver o conteúdo do perfil na plataforma.

A seguir, veja como configurar a restrição de idade para a sua conta do Instagram:

1. Abra o seu perfil do Instagram

Acesse o aplicativo do Instagram no seu celular Android ou no iPhone. Toque na sua foto de perfil, no canto inferior direito da tela, para abrir o seu próprio perfil na rede social.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como acessar o próprio perfil na rede social

2. Toque em “Configurações e privacidade” do Instagram

Toque no ícone com três riscos na horizontal, no canto superior direito, para abrir o menu do Instagram. Selecione a opção “Configurações e privacidade” para ver mais recursos da sua conta na rede social.

Capturas de tela do aplicativo do Instagram ensinam como acessar a opção "Configurações e privacidade"

3. Acesse as “Ferramentas e controles” do Instagram

Desça a tela do app do Instagram até encontrar a seção “Para profissionais” e toque na opção “Ferramenta e controles” para iniciar o processo de restrição de idade do seu perfil.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como acessar a opção "Ferramentas e controles"

4. Toque em “Idade mínima” para ajustar a faixa etária do seu perfil no Instagram

Selecione a opção “Idade mínima” para ver as configurações de restrição de idade no Instagram.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como acessar a opção "Idade mínima"

5. Edite a restrição de idade do seu perfil do Instagram

Você pode editar a faixa etária dos visitantes do seu perfil +18 no Instagram por:

  • Padrão: determine uma idade mínima entre 18 e 25 anos para todas as pessoas que acessarem seu perfil na rede social;
  • Por País: defina a idade mínima para ver seu perfil com base nas regras de um país. Por exemplo, apenas usuários acima de 18 anos do Brasil e acima de 21 anos no Canadá poderão acessar os conteúdos do seu perfil.

Toque em “Adicionar” ao lado da opção de idade mínima e defina a faixa etária de restrição do seu perfil no Instagram. Após realizar a configuração, toque no ícone de check (✓), no canto superior direito da tela, para salvar as mudanças.

Capturas de tela do aplicativo do Instagram mostram como configurar a opção "Idade mínima"

O que aparece para as pessoas quando meu Instagram tem a restrição de idade?

Quando uma pessoa abaixo da faixa etária de restrição visitar o seu perfil, ela verá a seguinte mensagem: “Perfil restrito. Você precisa ter pelo menos XX anos ou mais para ver este perfil”. Então, os conteúdos não serão exibidos para ela.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como a mensagem de perfil restrito devido à idade mínima

Qual a faixa etária padrão do Instagram?

A idade mínima para criar uma conta no Instagram é de 13 anos, de acordo com as Diretrizes da Comunidade. Essa faixa etária é uma forma da rede social proteger crianças e adolescentes de possíveis conteúdos impróprios.

Por que não consigo ver a opção de idade mínima no Instagram?

Você deve mudar para a conta profissional do Instagram para acessar a ferramenta de restrição de idade mínima. Esse recurso não está disponível para contas pessoais do Instagram.

Como tirar a restrição de idade da conta do Instagram

Para tirar a restrição de idade do seu perfil do Instagram, vá até o menu “Idade Mínima”. Então, toque na opção “Remover” para reverter a configuração de faixa etária para acessar o seu perfil na rede social. Por fim, toque no ícone de check (✓), no canto superior direito, para salvar a nova configuração.

Capturas de tela do aplicativo do Instagram mostram como remover a restrição de idade de um perfil
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados