Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

iTunes: como adicionar capas de álbuns

Tutorial ensina passo a passo de como organizar a biblioteca de músicas do iTunes e colocar capas em álbuns. Funciona tanto em Mac como em Windows.

Rodrigo Muniz

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O iTunes é o aplicativo padrão de música nos Macs, estando disponível também para quem quer baixá-lo na versão gratuita para Windows. Depois que a biblioteca musical está organizada, é provável que alguns álbuns continuem sem as suas devidas capas (covers, no termo em inglês). Essa dica pode lhe ajudar a dar o toque final em sua biblioteca, sem precisar instalar nenhum aplicativo de terceiros.

Para tanto, é possível criar uma Lista Inteligente (Smart Playlist) apenas com as músicas e álbuns que ainda não possuem uma capa configurada, o que certamente vai ajudar na hora de procurar as imagens.

Observação: eu sei que existem várias ferramentas pagas e gratuitas de terceiros que prometem ajudar a organizar as capas dos discos de sua biblioteca do iTunes automaticamente. Mas a premissa dessa dica aqui é mostrar que é possível fazer o próprio iTunes filtrar apenas as músicas sem capinha, de forma simplificada. Isso pode ajudar muito quem não tem um biblioteca muito grande e não confia nos resultados de ferramentas automáticas em caso de músicas mais raras.

No iTunes vá até o menu Arquivo > Nova Lista Inteligente.

Na janela que abrir você deve inserir os critérios que farão com que o iTunes crie uma playlist que atualiza seu conteúdo de forma dinâmica. No nosso caso, baseado na informação da capa. No primeiro campo onde há Artista escolha Tem Capa; marque o segundo campo como falso.

Não precisa modificar mais nada, só clicar em Ok e dar o nome de “Sem capa” para sua nova playlist que ficou no lado esquerdo.

A playlist criada

As música que estão nessa lista são aquelas com a imagem padrão do iTunes. Se estiver aparecendo apenas o nome das músicas (como na imagem acima), vá até o menu Visualizar > como Lista de Álbuns. Ficará assim:

iTunes no modo Lista de Álbuns

No meu caso, tenho 58 músicas sem as benditas capinhas. Vamos tentar primeiro verificar com a iTunes Store se ela possui a capa e pode adicioná-las para nós. Se você não tem uma conta na iTunes Storeamericana por favor, pule para o subtítulo Processo Manual. Se você já fez o login alguma vez na loja, passe para o próximo parágrafo. Caso nunca tenha entrado na iTunes Store, vá ao menu Loja > Iniciar Sessão. Entre com as informações de login ou crie uma conta.

Depois do login feito, volte para a sua playlist “Sem capa”, vá até o menu Editar > Selecionar Tudo (Command + A) e depois até o menu Avançado > Obter Capa do Álbum.

Na janela que aparece (imagem acima), clique em Obter Capa do Álbum e aguarde o iTunes processar a ação procurando as capas. Geralmente discos nacionais ou coisas mais raras ele não vai encontrar. O mais legal é que as músicas com capinhas encontradas são retiradas automaticamente da lista.

Processo Manual

Os álbuns que sobrarem na playlist Sem Capa estão sem as capas. Depois desse processo, ainda há a opção de adicionar as capinhas de forma manual. É só você selecionar apenas as músicas de um determinado álbum e depois ir ao meu Arquivo > Obter Informações (Command + I). Na janela de Informações de Múltiplos Itens, procure pelo local indicado com o texto Capa.

Arrastando capa da Wikipedia para a janela do iTunes

Uma simples busca no Google ou na Wikipedia pelo nome do disco e artista resolvem seu problema. Você pode tanto arrastar a imagem para a área branca desta janelinha, como pode copiar a imagem da web, clicar na área da capa e pressionar Command + V para colar a imagem lá.

Pronto, você se livrou da última tarefa de organização da sua biblioteca sem precisar instalar nenhum software milagroso. Se achar o processo muito trabalhoso para a quantidade de músicas que você tem sem capa, aguarde que no futuro publicaremos uma dica que pode ajudá-lo.