Laptop ou notebook? Entenda a confusão em torno da nomenclatura do portátil
"Laptop" e "notebook" são rótulos diferentes para os computadores portáteis, mas que significam a mesma coisa nos dias atuais
"Laptop" e "notebook" são rótulos diferentes para os computadores portáteis, mas que significam a mesma coisa nos dias atuais
Laptop e notebook são duas nomenclaturas diferentes para os PCs portáteis. No passado, a diferença do laptop para o notebook era referente ao tamanho e design. No entanto, ambas as expressões são usadas como sinônimos nos dias de hoje.
O Brasil tem a cultura de usar “notebooks” ao invés de “laptops”, devido a influências de marketing do passado e questões linguísticas. Mas diversos países (especialmente os de língua inglesa) chamam os PCs portáteis de “laptops”.
A seguir, entenda as diferenças de nomenclatura de laptop e notebook, e conheça o significado e a origem dos termos.
Notebook consiste em um computador portátil leve e fino, que pode ser aberto como uma capa de caderno. Já laptop faz alusão aos modelos mais antigos de computadores portáteis, que eram relativamente grandes e pesados, e muitas vezes transportados como maletas.
É importante destacar que essa diferença de nomenclaturas envolve apenas questões de marketing do passado, de modo a distinguir aspectos tecnológicos. Mas nos dias atuais, não há distinção entre os termos “notebook” e “laptop”: ambos referem-se aos computadores portáteis e compactos.
O termo “laptop” vem da junção das palavras “lap” (“colo”, em tradução livre) e “desktop” (“computador de mesa”). A nomenclatura faz jus à ideia de um computador portátil, que pode ser usado no colo ao invés de uma mesa comum.
A expressão “notebook” significa “caderno de anotações”, em tradução livre. O termo refere-se aos laptops mais desenvolvidos que os modelos iniciais, que se abriam como uma capa de caderno (abertura em concha), e que tinham tamanho mais próximo de uma caderneta.
A origem do termo “laptop” remete ao começo da década de 80. Em 1981, a Osborne Computer Corporation criou o Osborne 1, considerado o primeiro PC portátil do mercado. O dispositivo pesava cerca de 10,7 kg, e já incluía tela, teclado, e portas para conexões. No entanto, a máquina não foi vendida sob o rótulo de “laptop”.
Mas dois anos depois, em 1983, surgiu então a primeira máquina a ser comercialmente vendida como laptop: o Gavilan SC, da Gavilan Computer Corporation. A expressão “laptop” foi usada pelo marketing para mostrar que o dispositivo era compacto suficiente para ser usado no colo, já que pesava cerca de “apenas” 4kg.
Nos anos seguintes, a indústria seguiu com investimentos para aprimorar os laptops, tanto em termos de design quanto tecnológicos. E os avanços permitiram que, em 1988, a empresa NEC Home Electronics lançasse o NEC UltraLite, que viria a revolucionar os designs dos laptops.
Isso porque o NEC UltraLite é considerado o primeiro notebook do mundo. O rótulo “notebook” foi bastante difundido pela imprensa da época, já que o laptop trazia um design mais leve (cerca de 2 kg), apresentava tamanho de uma caderneta, e tinha abertura de concha (similar à abertura de uma capa de caderno).
Os notebooks computer então passaram a caracterizar os laptops menores e mais modernos, e até ganharam versões derivadas como dispositivos Ultrabooks (notebooks mais finos e eficientes) e netbooks (notebooks com funções mais simples).
No entanto, o termo “notebook” caiu em desuso em diversos países, que optaram por manter a nomenclatura “laptop” ou usar os rótulos das versões derivadas de notebook.
O termo “notebook” se popularizou no Brasil muito em função de campanhas comerciais da época em que esses dispositivos chegaram no país: os PCs portáteis se tornaram mais acessíveis por aqui já sob o rótulo “notebook”, que representava mais modernidade e portabilidade que os laptops.
Além disso, o uso de “notebook” foi mais restrito em países de língua inglesa, especialmente pelo termo também significar “caderno de anotações” no idioma. Mas no Brasil, a expressão foi adotada sem maiores problemas, já que não haviam outros termos cotidianos com a mesma grafia que pudessem causar confusões.
O notebook (ou laptop) é um eletrônico de consumo com propósitos similares às funções de um PC, mas com mais opções de portabilidade. Dentre as principais funções do dispositivo, estão:
Notebook ou laptop é um computador em formato reduzido e com design portátil, de modo a facilitar o transporte do aparelho. Diferentemente dos PCs, notebooks já vêm com periféricos (como mouse, teclado e monitor) de forma integrada, podem funcionar sem cabo de energia, e geralmente possuem estruturas que dificultam upgrades.
Já computadores (também chamados de desktops) são robustos, e necessitam de periféricos (como teclado e monitor) à parte para uso. PCs precisam estar continuamente ligados à energia para funcionar, e contam com estrutura de hardwares individualizados que permite a troca de itens únicos (se necessário).
Notebook consiste em um computador portátil, com capacidades similares a de PCs de mesmo porte. Esses dispositivos geralmente podem lidar com tarefas leves ou pesadas (dependendo das especificações), e costumam ter diversas portas de entrada para periféricos eletrônicos.
Já netbook é um tipo de notebook voltado para tarefas mais simples. Netbooks costumam ser menores e têm capacidades (processador, armazenamento, entre outras) reduzidas, tornando-se ótimas opções para usos limitados como acesso à internet, troca de e-mails ou utilização de serviços web mais simples.
Notebooks são tipos de computadores portáteis, com poder de funcionamento similar ao de computadores de mesa. Em termos de design, notebooks costumam ser maiores que tablets e geralmente têm abertura estilo concha (como uma capa de caderno).
Já tablets são dispositivos móveis similares aos smartphones (em termos de capacidade). A função do tablet é ser ainda mais prático e portátil que o notebook, o que justifica o design retangular plano em formato de folha. Além disso, tablets contam com tela sensível ao toque, não precisam de teclado e usam sistemas operacionais móveis.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}