Como ativar o VoWiFi no celular para fazer chamadas de voz por Wi-Fi

Tutorial mostra como ativar as ligações por Wi-Fi nas configurações do seu smartphone; procedimento pode melhorar a qualidade da chamada em áreas com sinal fraco de celular

Lucas Braga Ana Marques
Por e
Wi-Fi Calling está disponível em smartphones com Android e iOS (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Ativar o Wi-Fi Calling (VoWiFi) no celular é uma etapa necessária para quem deseja fazer chamadas de voz usando uma rede Wi-Fi. Essa configuração é vantajosa para quem busca melhorar a qualidade de uma ligação quando o sinal da rede celular está fraco.

Você pode encontrar o recurso nas configurações de rede do Android ou iOS, desde que a sua operadora de telefonia ofereça o serviço para o plano contratado.

A seguir, o Tecnoblog mostra o passo para ativar as chamadas de voz por Wi-Fi em smartphones Motorola, Samsung, Xiaomi ou no iPhone.

Como ativar chamadas por Wi-Fi no celular Motorola

1. Entre nas configurações de rede do Android

Abra as Configurações do smartphone (ícone de engrenagem) e, em seguida, entre na opção Rede e internet.

Como ativar chamadas Wi-Fi em celulares da Motorola

2. Vá aos ajustes de redes móveis

Na seção Rede e internet, toque em Rede móvel. Caso tenha mais de um chip, escolha a linha desejada. Em seguida, toque em Avançado no final da tela.

Como ativar chamadas Wi-Fi em celulares da Motorola

3. Ative as chamadas por Wi-Fi no celular Motorola

Na seção Chamadas, entre em Chamadas por Wi-Fi. Em seguida, ative o seletor para ligar o Wi-Fi Calling.

Como ativar chamadas Wi-Fi em celulares da Motorola

Caso o Wi-Fi Calling estiver disponível pela sua operadora e plano de serviço, um ícone indicador com o símbolo de telefone e Wi-Fi será exibido na barra de status superior.

Como ativar chamadas por Wi-Fi no celular Samsung

1. Entre nas configurações do celular Galaxy

Abra as Configurações do seu Samsung Galaxy (ícone de engrenagem), e depois entre em Conexões.

Como ativar chamadas Wi-Fi em celulares da Samsung

2. Acesse os ajustes de chamada Wi-Fi e ative o recurso no celular Samsung

Entre na opção Chamadas Wi-Fi ou Chamadas Voz WIFI. Em seguida, ative a chave para cada chip SIM individualmente.

Como ativar chamadas Wi-Fi em celulares da Samsung

Se o recurso for disponibilizado pela sua operadora móvel e plano de celular, as chamadas poderão utilizar Wi-Fi caso apareça o ícone indicador Voz WIFI ou VoWiFi na barra de status.

Como ativar chamadas por Wi-Fi no celular Xiaomi

1. Entre nas configurações de redes móveis

Abra as Configurações do seu smartphone Xiaomi (ícone de engrenagem), e em seguida entre na opção Cartões SIM e redes móveis.

Como ativar chamadas Wi-Fi em celulares da Xiaomi

2. Escolha o chip desejado

O ajuste de Wi-Fi Calling é feito individualmente para cada linha. Selecione a linha desejada.

Como ativar chamadas Wi-Fi em celulares da Xiaomi

3. Ative as Chamadas Wi-Fi no celular Xiaomi

Na seção Chamadas Wi-Fi, ative a opção Fazer chamadas usando Wi-Fi no seu smartphone Xiaomi.

Como ativar chamadas Wi-Fi em celulares da Xiaomi

Se o VoWiFi estiver disponível pela sua operadora móvel e plano de celular, as ligações de voz poderão ser realizadas pela rede Wi-Fi caso apareça o ícone indicador VoWiFi na barra de status.

Passo extra: desbloquear as chamadas Wi-Fi nos celulares da Xiaomi

Se a opção Chamadas Wi-Fi não estiver disponível no seu smartphone da Xiaomi, você pode tentar desbloquear a função de Wi-Fi Calling utilizando um código secreto.

Para isso, abra o discador (como se fosse ligar para alguém) e digite o código *#*#869434#*#*. Será exibida uma mensagem “VoWiFi carrier check was enabled” ou “VoWiFi carrier check was disabled“.

A partir desse momento, retome o tutorial e tente ativar as chamadas Wi-Fi pelas configurações do telefone. Vale lembrar que o código pode não funcionar em todos os aparelhos da Xiaomi.

Como ativar chamadas Wi-Fi em celulares da Xiaomi

Como ativar chamadas por Wi-Fi no iPhone

1. Acesse os Ajustes do iOS e abra o menu Celular

Entre em Ajustes (ícone de engrenagem), depois toque em Celular. Caso tenha mais de uma linha móvel no seu iPhone (chip + eSIM ou dois eSIMs), selecione o SIM desejado.

Como ativar chamadas Wi-Fi no iPhone

2. Entre na opção Voz e Dados e Ligações Wi-Fi

Selecione o menu Ligações Wi-Fi. Em seguida, ative a opção Ligações Wi-Fi Neste iPhone.

Se a função Wi-Fi Calling estiver disponível pela sua operadora e plano de serviço, as chamadas de voz poderão ser realizadas pela rede Wi-Fi.

No Brasil, apenas Claro e Vivo oferecem suporte ao Wi-Fi Calling no iPhone. Você pode conferir se o serviço está ativo caso o nome da operadora indique VIVO Wi-Fi ou Claro WiFi.

Como saber se o Wi-Fi Calling está ativo no celular?

Para certificar-se que o Wi-Fi Calling está funcionando, verifique se a barra de status do seu smartphone exibe o ícone da tecnologia VoWiFi. Não é necessário fazer uma ligação para que a indicação seja exibida.

No Android, o ícone pode aparecer de diferentes formas:

  • Voz WIFI (em aparelhos Samsung com chip Vivo)
  • VoWiFi (em aparelhos Xiaomi ou celulares da Samsung com chip Claro)
  • Ícone de Wi-Fi ao lado de um telefone (celulares da Motorola ou da Samsung utilizando Americanet)

No iPhone, é possível verificar como fica o nome da operadora na tela de bloqueio ou na central de controle. Quando o Wi-Fi Calling está ativo é exibido “Vivo Wi-Fi” ou “Claro WiFi”.

Símbolos de Wi-Fi Calling em smartphones com Android e iOS
Símbolos de Wi-Fi Calling em smartphones com Android e iOS (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Dependendo da operadora e do aparelho, a rede celular pode ser priorizada em relação ao Wi-Fi Calling. Nesses casos, o ícone só será exibido caso esteja fora da área de cobertura ou quando o celular estiver em modo avião, mas conectado à uma rede sem fio.

Por que não consigo usar o VoWiFi no celular?

O impedimento no uso do VoWiFi pode estar relacionado à disponibilidade do serviço junto à operadora de telefonia ou a configurações no sistema do smartphone, entre outros fatores.

Em primeiro lugar, é necessário certificar-se de que você pode utilizar o Wi-Fi Calling. Nem todas as operadoras suportam a tecnologia, ou permitem que todos os clientes acessem o serviço:

  • A Vivo oferece o serviço de voz Wi-Fi para todos os clientes.
  • A Claro oferece a tecnologia VoWiFi, mas somente para usuários do pós-pago puro (não vale controle, pré-pago ou Claro Flex).
  • Operadoras virtuais da Americanet (como a Veek, por exemplo) possuem Wi-Fi Calling, mas somente em aparelhos com Android.
  • A TIM não possui a tecnologia de ligações por Wi-Fi para nenhum cliente.
  • A maioria das operadoras virtuais do brasileiras não oferecem VoWiFi, incluindo Correios Celular, Surf Telecom, Uber Chip, Inter Cel etc.

Se você é um cliente elegível ao VoWiFi e tem um aparelho compatível, certifique-se de ativar nas configurações do aparelho.

Se ainda assim não funcionar, faça um teste em uma rede diferente. A estabilidade e o alcance da conexão Wi-Fi também pode influenciar o desempenho do VoWiFi. Caso perceba oscilações, você pode tentar melhorar a qualidade do sinal Wi-Fi ao reposicionar o roteador e remover obstáculos, por exemplo.

Caso ainda assim não funcione, entre em contato com o atendimento da sua operadora para obter suporte. Em alguns casos é necessário que o VoWiFi e o VoLTE sejam ativados manualmente por um atendente.

Posso usar o VoWiFi para fazer chamadas sem um chip SIM?

Não. O funcionamento do Wi-Fi calling depende da autenticação feita pelo dispositivo com o eSIM ou SIM card válido. Mesmo que você não tenha sinal de celular, é necessário ter o chip para utilizar a tecnologia VoWiFi.

No entanto, é possível fazer chamadas por Wi-Fi via serviços VoIP como WhatsApp, Skype, FaceTime, Instagram, entre outros. Nesse caso, as ligações são feitas de forma independente da operadora, mas o outro interlocutor precisa utilizar o mesmo aplicativo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Voz Wi-Fi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados