Limpar a memória RAM do celular é sempre um bom negócio?

Limitações do PC nos habituaram a limpar a memória RAM dos smartphones toda hora

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Android / Suika Ibuki /Unsplash

Muitos usuários do Android têm celulares que não possuem memória RAM suficiente, o que faz com que eles travem frequentemente em tarefas que consomem mais recursos. Na expectativa de melhorar o desempenho desses aparelhos, algumas pessoas instalam aplicativos de gerenciamento de memória RAM para ganhar mais espaço.

Entretanto, não é consenso que essa seja uma boa prática. O gerenciamento manual de RAM no Android realmente faz sentido? Já explicamos aqui o que é memória RAM, mas trago algumas linhas do artigo anterior para ajudar nesse caso: limpar ou não a RAM?

Ao executar um app ou game no seu celular, por exemplo, ele é carregado na RAM. Enquanto os dados de uma aplicativo ainda estiverem na RAM, você poderá voltar de onde parou sem ter que carregá-lo novamente. É por isso que a memória RAM é importante para multitarefa. Os aplicativos carregados ficam lá até que sua RAM fique cheia e precise limpar alguns dados para conseguir abrir espaço para outros.

Sendo assim, é a RAM que permite abrir apps rapidamente e voltar de onde parou.

Memória RAM é para ser usada

“Os usuários foram condicionados a acreditar que a memória RAM livre é um indicador de bom desempenho desde a Era dos PCs com memória limitada, quando isso era uma crença razoável”, disse Vishal Kara, diretor na Piriform ( CCleaner) ao Digital Trends.

“Hoje em dia, com mais memória disponível, a percepção de que RAM livre é um indicador de desempenho é equivocada. Na verdade, para smartphone, é o inverso”.

A confusão persiste. Segundo Kara, se você tem o hábito de limpar o cache dos seus aplicativos abertos o tempo todo, provavelmente deve parar de fazer isso porque não está ajudando. A prática não economiza a vida útil da bateria nem torna o smartphone mais rápido. Na verdade, pode ter o efeito oposto e você não se deu conta.

“A operação de carregar um aplicativo inteiro do armazenamento na memória exige muito poder de processamento, o que resulta em maior consumo de energia (bateria)”.

A maioria dos fabricantes ainda fornece utilitários que permitem limpar arquivos da memória RAM e encerrar os processos. Aplicativos “assassinos de tarefas” de terceiros também foram famosos por um tempo, mas John Poole, do Primate Labs (Geekbench 4), aponta que o melhor do mundos seria o contrário: a “memória RAM usada”.

“As pessoas querem ver sua memória RAM livre, vendo como um espaço limpo”, disse Poole. “Mas é melhor se a sua memória RAM estiver sendo usada”, completa. Abrir os aplicativos do zero, a todo momento, vai consumir recursos e impedir que você continue de onde parou, por exemplo, em redes sociais, jogos e apps de produtividade.

Uma memória RAM cheia é razão para entrar em pânico?

Depois de um tempo, sua memória RAM enche com os aplicativos que você usa com mais frequência. Em seguida, precisa ser parcialmente esvaziada para poder iniciar outros apps. A questão é que o Android faz isso automaticamente quando necessário.

Na realidade, limpar o cache de um aplicativo para economizar espaço na memória RAM só vale a pena em alguns casos. Geralmente, não é aconselhável encerrar um aplicativo ou limpar toda a memória RAM. No entanto, existe uma situação ou outra que requer ação: quando um aplicativo falha ou não está funcionando como deveria.

É comum acontecer de um navegador travar ou ter problemas no carregamento do Facebook ou do Twitter. Nesses casos, faz sentido encerrar o app manualmente.

Precisa limpar sua memória RAM toda hora? Não!

De acordo com os especialistas, você só precisa agir se o smartphone ficar visivelmente mais lento. De um modo geral, os dispositivos Android são projetados para gerenciar de maneira otimizada a própria RAM e isso não é uma coisa ruim. O gerenciamento automático de memória do Android é eficiente. O que pode estar acontecendo é o seu aparelho estar obsoleto ou sendo usado para jogos e apps com requisitos maiores.

Com informações: AndroidPit e Digital Trends

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados