Como enviar fotos e vídeos em alta qualidade no WhatsApp

O aplicativo de mensagens pode ser utilizado como uma alternativa para enviar arquivos de até 2 GB para os seus contatos

André Leonardo
Por

Além de trocar mensagens, o WhatsApp também é uma ferramenta para compartilhar arquivos com os seus contatos, porém fotos e vídeos costumam ter a sua qualidade reduzida na hora do envio para que o arquivo respeite tamanho limite estipulado pelo aplicativo. Para contornar essa situação, veja um método alternativo para enviar fotos e vídeos em alta qualidade pelo WhatsApp.

Imagem capa aplicativo Whatsapp - como enviar arquivos alta qualidade whatsapp
Como enviar vídeos em alta qualidade pelo WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O tipo de compressão utilizada pelo WhatsApp reduz o tamanho do arquivo para facilitar a transferência, se tornando uma das razões para a perda de qualidade de fotos e vídeos enviados pelo método padrão.

Tempo necessário: 1 minuto.

Este método permite que você envie arquivos em alta qualidade com até 2 GB para seus contatos. Fique atento, pois os arquivos de vídeo enviados desta maneira não podem ser assistidos diretamente no WhatsApp. Eles precisarão ser baixados no aparelho e abertos com um reprodutor de mídias. Agora, confira o passo a passo.

  1. Abra uma conversa

    Após abrir uma conversa, clique no ícone do “clipe” para anexar um arquivo;

  2. Selecione o tipo de anexo

    No menu com as opções de anexo, selecione “Documento”;Imagem como enviar fotos e vídeos em alta qualidade no whatsapp

  3. Escolha sua foto ou vídeo e confirme

    Após selecionar a opção “Documento”, você será direcionado a uma pasta com vários arquivos. Basta selecionar a foto ou vídeo que deseja enviar e confirmar. Se o arquivo que procura não estiver visível, você pode tocar no ícone da lupa para procurá-lo ou selecionar a opção “Procurar outros documentos” para trocar de pasta e procurar arquivo desejado.

Para iPhone, não existe uma solução tão simples: você só pode anexar um Documento pelo iCloud Drive, Dropbox ou Drive, então é bom ter suas fotos guardadas em um desses serviços se você quiser enviá-la sem compressão.

Uma alternativa para enviar arquivos grandes

O WhatsApp restringe a transferência de arquivos de foto ou vídeo para até 16 MB nos celulares. Portanto, uma solução alternativa para enviar vídeos que sejam reproduzidos diretamente no WhatsApp, é comprimir o arquivo. Nós temos algumas dicas de como enviar um arquivo de vídeo grande pelo WhatsApp no Android, iOS e PC.

Qual é o limite de tamanho para arquivos no WhatsApp?

O WhatsApp permite o envio de fotos e vídeos de até 16 MB em celulares e 64 MB em computadores. Em aparelhos com 512 MB de memória, o tamanho é reduzido de 10 MB. Em contrapartida, os arquivos enviados como “Documentos” podem ter até 2 GB.

Com informações: WhatsApp