Como escanear documentos pelo celular Android ou iPhone

Conheça alguns aplicativos que permitem escanear documentos pelo iPhone ou Android e veja algumas dicas de como melhorar a qualidade

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O CamScanner é um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS (Imagem: Victor Toledo/Tecnoblog)

É possível escanear e digitalizar documentos direto do smartphone sem a necessidade de possuir um scanner físico. Isso, graças a quantidade de aplicativos disponíveis que permitem gerar documentos a partir de fotos de forma rápida e com menos burocracia. A seguir, veja como escanear e digitalizar documentos pelo celular.

Tempo necessário: 5 minutos

Como dito anteriormente, existem vários apps disponíveis que permitem fazer isso. No tutorial abaixo, usamos o aplicativo CamScanner para escanear os documentos, visto que é gratuito e pode ser baixado em dispositivos Android ou iOS.

  1. Abrindo o app

    Primeiramente, baixe, abra o aplicativo e toque no ícone de câmera, posicionado na barra inferior da tela;Como escanear documentos pelo celular Android ou iPhone

  2. Permitindo o acesso

    Será preciso permitir acesso, seja no Android ou no iOS. Assim que permitir, já será possível escanear o documento desejado;Como escanear documentos pelo celular Android ou iPhone

  3. Digitalizando o documento

    Por fim, posicione o aparelho de modo que o papel fique no enquadramento e toque para tirar a foto. O CamScanner permite adicionar filtros para melhorar a qualidade da imagem. Adicione, se preferir, e toque no ícone verde para salvar;

  4. Como compartilhar o documento no WhatsApp ou outro app

    Pronto! Documento digitalizado. Agora, é possível compartilhar o arquivo pelo WhatsApp. Toque no ícone de compartilhamento, selecione “Compartilhar no formato PDF” e, em seguida, escolha o contato no qual deseja enviar.

Como escanear pelo Notas do iPhone

Se você usa iPhone também é possível fazer o procedimento sem precisar instalar nenhum aplicativo. A partir do iOS 11, o dispositivo da Apple possui um recurso no app “Notas” que permite escanear e digitalizar documentos em poucos passos, além de ser possível adicionar assinaturas e compartilhar o arquivo.

Aliás, se você possui um aparelho Android, também é possível fazer o procedimento pelo Google Drive, como no tópico abaixo.

Como escanear pelo Google Drive

  1. Abra o Google Drive e, na parte inferior direita, toque em Adicionar.
  2. Na sequência, vá até Digitalizar.
  3. Agora, é preciso fotografar o documento que deseja digitalizar;
  4. Para salvar o documento final, toque em Concluído.

No app, é possível ainda ajustar a área de digitalização na opção “Cortar”, tirar outra foto e até escanear outra página.

Google Drive (Imagem: Reprodução/YouTube)
Google Drive também permite digitalizações (Imagem: Reprodução/YouTube)

Outros aplicativos para digitalizar pelo celular

Separamos aqui uma lista com os quatro melhores apps para escanear documentos no celular, todos com funções que não exigem pagamento ou assinaturas:

1. Genius Scan

O Genius Scan permite a digitalização sem maiores restrições assim como o CamScanner. Ainda assim, ele oferece filtros de aprimoramento da imagem e o PDF resultante costuma ser de boa qualidade.

Com ele, é possível selecionar automaticamente a área da página e diferente dos demais, você pode escanear uma página e aplicar uma assinatura digital. Na versão com assinatura, é possível imprimir os arquivos e exportá-los para a nuvem, sendo esta uma opção bem interessante.

2. Simple Scan

Da mesma forma que o app citado acima, o Simple Scan também está disponível para Android e iOS e funciona gratuitamente e sem precisar fazer login. A interface do app também é bem similar, funcionando de forma prática e em poucos passos.

O aplicativo permite adicionar filtros, compartilhar via WhatsApp, além de organizar documentos em pastas para facilitar o armazenamento.

3. Adobe Scan

O Adobe Scan permite a criação de arquivos PDF editáveis, pode enquadrar as páginas automaticamente e permite a seleção apenas do texto que se deseja digitalizar. Entretanto, é preciso fazer login via Google para conseguir usar.

No geral, ele permite que o usuário utilize filtros de cor para deixar a página com o aspecto desejado, e costuma entregar arquivos de boa qualidade, mas é um aplicativo um pouco mais limitado para quem não deseja pagar.

Adobe Scan / escanear documentos no celular
Aplicativo Adobe Scan (Imagem: Divulgação)

Como criar documentos com qualidade pelo celular

Algumas dicas são básicas para o processo de escaneamento de documentos, que podem ser seguidas independente de qual app você está usando:

1. Use um lugar iluminado

Como queremos um documento legível, é sempre recomendável fazer a captura em um lugar com bastante luz, para facilitar o trabalho dos apps e evitar que haja erros no reconhecimento do texto.

Para ajudar nessa parte, procure manter a lente da câmera do seu celular sempre bem limpa, bem como o documento em si. Quanto mais nítido estiver o documento, mais fácil será a captura e melhores os resultados.

2. Mantenha a mão firme

Ainda que os apps ajudem bastante na parte de reconhecer o texto, é sempre bom manter a mão firme na hora de escanear os documentos, para evitar que o software reconheça as palavras de uma maneira errada.

Nesse momento, ter um suporte de bancada ou um tripé ajuda muito, assim você não arrisca desviar a mão ou de começar a tremer durante o processo.

3. Não se preocupe com o tamanho do documento

Os apps de escaneamento possuem ferramentas que permitem a seleção apenas da área desejada, já que o importante não é o documento em si, e sim o seu conteúdo. Por isso, não se preocupe se as páginas são grandes ou pequenas demais, se possuem danos ou estão amareladas.

O mais importante na captura é o texto, que será convertido em um arquivo legível; é ele que precisa estar sempre legível, sem rasuras, sem partes faltando ou manchas e sujeiras, ainda que o software de OCR seja esperto o bastante para utilizar concordância e contexto, se ele estiver disponível.

4. Utilize filtros que realcem o texto

Para um melhor resultado, alguns apps oferecem filtros (como os Instagram) para aplicar vários efeitos ao documento final. Dependendo da finalidade do mesmo, entretanto, é aconselhável dar preferência a filtros que realcem o texto, ajustando o contraste e o brilho para que o conteúdo fique o mais legível possível.

Seguindo essas dicas, seu documento ficará bem legível e apresentável, mesmo para os usuários mais exigentes.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados