Ilustração mostra a página do WhatsApp na Google Play Store
Descubra as diferentes maneiras de atualizar o WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Há algumas maneiras de fazer o WhatsApp atualizar quando não isso não ocorre de forma automática. Por exemplo, veja se o telefone tem espaço no armazenamento para receber os novos arquivos do aplicativo de mensagem da Meta.

Limpar o cache do WhatsApp, da Google Play Store e apagar possíveis dados temporários corrompidos é outra forma de “forçar” a atualização do app. Além disso, dá para instalar o mensageiro novamente através da loja de aplicativos para obter a versão mais recente.

A seguir, conheça 5 maneiras de atualizar o seu WhatsApp!

1. Verifique se há espaço disponível para atualizar o WhatsApp no celular

O WhatsApp não poderá ser atualizado se o armazenamento do seu celular estiver cheio. Quando isso ocorre, você verá o aviso “Não há espaço suficiente disponível no aparelho”.

Sempre veja o menu de memória do smartphone e, se possível, exclua ou mova fotos, vídeos e aplicativos que não são mais usados para a nuvem. Assim, você consegue liberar espaço de armazenamento para os arquivos de atualização do WhatsApp.

Captura de tela do celular Samsung exibe a tela de gerenciamento de armazenamento interno
Observe se o armazenamento do seu telefone tem espaço disponível para novos arquivos (Imagem: Reprodução/Samsung)

2. Atualize o WhatsApp após limpar o cache e os dados do aplicativo

A memória cache do celular pode guardar dados temporários corrompidos que causam erros no processo de atualização do WhatsApp. Por isso, é recomendado limpar o cache do aplicativo no Android ou iOS antes de fazer o upgrade.

Você também deve apagar o cache da Google Play Store para excluir outros possíveis arquivos temporários corrompidos. Esses dados podem atrapalhar as atualizações e os downloads do WhatsApp e de outros aplicativos da loja.

Capturas de tela do celular Samsung mostram como limpar o cache do WhatsApp e da Google Play Store
Limpe o cache do WhatsApp e da Google Play Store para ter uma atualização suave (Imagem: Reprodução/Samsung)

3. Faça login novamente com a Conta Google para atualizar o WhatsApp

Em algumas ocasiões, um erro no login da Conta Google pode bloquear o download de uma atualização do WhatsApp. O próprio suporte do aplicativo orienta que a pessoa remova a conta do dispositivo e reinicie o aparelho.

Depois, é necessário vincular sua Conta Google ao celular novamente e limpar os dados da Google Play Store. Com isso, o usuário pode tentar baixar a atualização do mensageiro na loja de aplicativos.

Captura de tela do celular Samsung mostram como remover uma conta Google do dispositivo
Remover a Conta Google pode corrigir um possível erro de login que impede a atualização de apps na Google Play Store (Imagem: Reprodução/Samsung)

4. Reinstale o aplicativo do WhatsApp pela Google Play Store

Reinstalar o WhatsApp é outra maneira eficaz de garantir a atualização do aplicativo no seu celular. Faça um backup das suas conversas, desinstale o app e baixe novamente o mensageiro da Meta usando a Google Play Store.

Quando você instalar o aplicativo do WhatsApp novamente através da Google Play Store, o seu telefone receberá a versão mais recente do aplicativo. Dessa maneira, os arquivos devem incluir correções e outros conteúdos da recente atualização.

Captura de tela da Google Play Store mostra a página do WhatsApp
Você pode reinstalar o WhatsApp pela Google Play Store para obter a versão mais recente do aplicativo (Imagem: Reprodução/Google Play Store)

5. Baixe o aplicativo pelo site oficial do WhatsApp

É possível baixar o WhatsApp sem usar a Play Store através do site oficial da Meta. Esse é o único canal confiável em que você pode fazer download do APK mais recente do app de mensagens.

Para realizar o processo, você precisa permitir a instalação de apps de fontes desconhecidas no seu celular Android. Em seguida, use o navegador autorizado para acessar o site do WhatsApp e baixar o instalador do aplicativo.

Captura de tela do navegador Google Chrome mostra a página oficial do WhatsApp
Dá para baixar o WhatsApp através do site oficial do aplicativo (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Por que o aplicativo do WhatsApp não atualiza automaticamente?

Há alguns motivos que podem impedir a atualização automática do WhatsApp:

  • Atualização automática desativada: verifique se a opção de atualização está ativada no WhatsApp, no seu celular ou na loja de aplicativos do dispositivo;
  • Wi-Fi: veja se você está conectado a uma rede Wi-Fi estável. Também confira se a opção de download automático via Wi-Fi está ativada nas configurações do app;
  • Armazenamento cheio: se a memória do seu celular estiver cheia, libere espaço antes de tentar atualizar o WhatsApp;
  • Memória cache: os dados temporários corrompidos do WhatsApp podem bloquear a atualização. Limpe o cache do app de mensagens nas configurações do dispositivo;
  • Sistema operacional: verifique se a versão do Android ou do iOS do seu telefone é compatível com a versão mais recente do WhatsApp.

Tem como ativar a atualização automática do WhatsApp?

Sim, dá para ativar a atualização automática dos apps no celular Android e no iPhone. Esse recurso de gerenciamento de aplicativos está disponível nas configurações das lojas Google Play Store e da App Store.

É possível atualizar o aplicativo do WhatsApp manualmente?

Sim, você consegue atualizar o WhatsApp manualmente ao acessar a Google Play Store em celulares Android ou a App Store no iPhone. Depois, acesse a página do aplicativo para verificar se há novas atualizações e, então, clique no botão “Atualizar”.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Relacionados