7 novidades no Zoom que vão melhorar reuniões online
Se você faz reuniões online para trabalhar ou participar de aulas e festas vai gostar de saber das novidades mais recentes do Zoom

“Vou te mandar o link do Zoom.” Se você recebeu (ou enviou) uma mensagem dessas por e-mail ou no WhatsApp vai gostar de saber que a plataforma recebeu melhorias bem interessantes.
Parceiro de muitos profissionais em home office, professores e estudantes durante a pandemia, o serviço de videochamadas fez ajustes e incluiu novos recursos que auxiliam as pessoas com deficiência auditiva, lançou o Zoom Phone Cloud Service para 40 países, criou o High-Fidelity Music Mode (para músicos e artistas), além de permitir reorganizar as telas.
Ao longo do meses, o Zoom também sofreu com problemas de segurança, mas fez ajustes e acrescentou recursos. Apesar da data, não é mentira. Em 1º de abril, a plataforma se comprometeu em fazer melhorias focadas em criptografia e privacidade. Um programa de 90 dias foi lançado e reorientou a empresa para compromissos que foram incorporados na rotina. De lá para cá, mais recursos chegaram também.
Na sequência, palavras de Eric S. Yuan, CEO do Zoom:
“Durante os primeiros meses de 2020, a equipe do Zoom trabalhou 24 horas para apoiar o enorme fluxo de novos usuários na plataforma. A demanda crescente em nossos sistemas foi diferente de tudo o que a maioria das empresas já experimentou. No final de março, o Zoom percebeu que sua missão de fornecer comunicações de vídeo para centenas de milhões de participantes de reuniões diárias e precisava incluir um foco equivalente em segurança e privacidade”.
Desde então, o Zoom passou a se concentrar em confiança, segurança e privacidade.
Acompanhe na lista o que muda e como usar cada novidade dessas nas reuniões.
Alguns dos novos recursos do Zoom auxiliam as pessoas com deficiência auditiva e foram incluídos na plataforma com apoio de organizações desenvolvedoras de recursos de acessibilidade, para tornar o Zoom mais compatível com os padrões do A11Y.
Vamos a eles?
De acordo com o Zoom, os recursos do Meeting são totalmente acessíveis por teclado. Confira a lista com atalhos de teclado do Zoom (macOS, Windows, Linux e iPadOS e iOS).
O opção de legenda oculta está disponível ou pode ser atribuída para a digitação de terceiros. O tamanho também pode ser ajustado nas “Configurações de acessibilidade”.
O Zoom afirma que oferece suporte para todos os principais softwares de leitura de tela. Se você não tiver um leitor de tela, pode usar o leitor de tela integrado ao seu sistema operacional como o Windows 10 Narrator ou macOS VoiceOver, por exemplo.
Os alertas do leitor de tela podem ser ajustados nas “Configurações de acessibilidade”.
Como acessar as Configurações de Acessibilidade
O Zoom incluiu o que chamou de multi-pin e multi-spotlight; vou explicar ambos.
O multi-pin (fixação) permite que você mantenha vários vídeos fixos na tela e não só o orador (ou quem está escapando áudio do microfone no momento). Isso permite que você desative a visualização automática baseada em alto-falante ativo e visualize até nove participantes específicos. Isso afeta a gravação que passa a registrar apenas os vídeos fixados se você estiver gravando localmente a reunião (para o seu computador).
Note que fixar até 9 vídeos de outros participantes afetará apenas sua visualização local e gravações locais, nunca a visualização de outros participantes ou gravações na nuvem.
Isso significa que, apenas para sua visualização, o palestrante e mais uma pessoa (como um intérprete de libras, por exemplo) permaneçam na tela, sem outras interrupções.
O multi-spotlight funciona de forma semelhante, a diferença é que os vídeos “pinados” são exibidos para todos na reunião (não só para você). O host ou co-apresentador podem destacar até 9 vídeos. Muito útil para reuniões com intérpretes e palestrantes.
Na exibição de galeria, por padrão, os vídeos são reordenados de acordo com quem está falando no momento ou levantando a mão. Se todos falam, fica uma confusão.
Demorou, mas isso mudou! Agora, você pode arrastar e organizar os vídeos do jeito que quiser. Basta mover o bloco de vídeo para uma posição. E, mesmo que pessoas em vídeos não selecionados falem no microfone, permanecerá na ordem que escolheu.
Nem todo mundo que usa o Zoom está tratando de temas sérios ou corporativos — nada impede você de usar filtros de unicórnio ou tapa-olho de pirata no trabalho também… Filtros chegaram em uma atualização do Zoom. Cores, efeitos, fundos e acessórios que deixam tudo mais divertido, inclusive o happy hour ou a “festa online”.
Outra opção é clicar direto na seta ao lado de “Vídeo” e em “Configurações de Vídeo”.
Nem sempre estamos em local bem iluminado para fazer conferências em vídeo. Os problemas com a iluminação são comuns em dias nublados e mais escuros ou quando o encontro virtual acontece no fim da tarde ou à noite. Um update do zoom trouxe um novo controle granular de intensidade para “pouca luz” e fazer retoques (não milagres).
É possível ajustar a luz, alterar o brilho do seu painel e até regular a suavização da pele.
Outra opção é clicar direto na seta ao lado de “Vídeo” e em “Configurações de Vídeo”.
A plataforma Zoom já faz um trabalho no cancelamento de ruído de fundo para quando você precisa ser ouvido na reunião do Zoom sem interferências externas, como o seu cachorro latindo durante o home office. Mas, ainda era um problema para quem queria destacar o áudio de fundo como uma música — para aulas de música e dança remotas.
O High-Fidelity Music Mode (ou Modo Música de Alta Fidelidade) foi projetado para fornecer áudio de nível profissional e otimizar todos os tipos de casos de uso de som e música que acontecem em chamadas e reuniões de vídeo. Para um ou mais ouvintes, melhora o áudio para artes cênicas e professores de música, compositores e etc.
O recurso está disponível para usuários de Windows e macOS, na opção Áudio > Avançado. Lá, você pode alterar determinados ajustes que vão, na prática, fazer isso:
A empresa afirma que lançou mais de 100 recursos em segurança e privacidade, muitos disponíveis a partir da atualização de maio, do Zoom 5.0; listo alguns importantes.
O Zoom 5.0 passou a suportar além da criptografia atual, criptografia GCM com chaves de 256 bits. Apenas os clientes Zoom na versão 5.0 ou posterior, incluindo o Zoom Rooms, podem ingressar em uma reunião do Zoom Meetings desde de 30 de maio. Sendo assim, se você passou a ter problemas com o aplicativo, atualize seu software.
Bem, depois de informar que ofereceria criptografia de ponta a ponta (E2EE) apenas para contas pagas, o Zoom voltou atrás pontuando que também chega aos usuários da versão gratuita. A proteção começou a ser oferecida em julho, ainda na versão beta, mas como opcional porque limita recursos nas chamadas. Para ativar a criptografia de ponta a ponta, usuários deverão verificar suas contas também por mensagem de texto.
Os anfitriões e co-anfitriões da reunião (hosts) já podem denunciar um usuário que está usando de forma inadequada a plataforma Zoom. A opção está no ícone Segurança e um relatório será enviado para a equipe de confiança e segurança do Zoom, para revisão.
Esse relatório pode incluir uma ofensa específica, descrição e captura de tela opcionalmente. A função “Relatar um Usuário” está ativada por padrão.
Eu falei no ícone de Segurança, trata-se de um novo escudo de criptografia que aparece no canto superior esquerdo da janela e indica que essa é uma reunião criptografada.
Desde maio, o escudo ficou verdinho para todos. Clicar no ícone também leva você à página “Estatísticas” para obter detalhes adicionais sobre criptografia e data center.
Os donos de reuniões (hosts) agora podem selecionar as regiões do centro de dados (data centers) no nível de agendamento para reuniões. O Zoom também mostra a qual data center você está conectado no ícone Informações, no canto superior esquerdo.
Para ver detalhes adicionais, selecione a seguir “Configurações de Vídeo > Estatísticas”.
O Zoom afirma, ainda, que há uma delimitação geográfica restrita no que se refere à China. Entre os 19 data centers globais co-localizados da empresa, 1 (um) data center está na lá. Este data center é geofencing e está em instalações administradas pela australiana Telstra. Isso garante que os dados de reunião de usuários fora da China continental permaneçam fora, por razões diversas e não usem a rede chinesa.
Foi refinada a ação de encerrar ou sair de uma reunião. Com mudanças sutis na interface, os hosts podem decidir claramente entre terminar completamente ou sair de uma reunião. E, se o host sair, pode selecionar um novo host com seus privilégios.
Outras melhorias de segurança adicionais no Zoom:
É a autenticação de dois fatores (ou certificação em duas etapas) que identifica usuários online exigindo que apresentem duas ou mais evidências ou credenciais, que autenticam que a conta é realmente sua. Uma é algo que o usuário conhece (uma senha ou pin) a outra é algo que só o usuário tem acesso (um smart card ou dispositivo móvel como um celular) ou algo físico que só o usuário possui (impressões digitais ou voz).
No Zoom, os usuários têm a opção de usar aplicativos de autenticação que suportam o protocolo Time-Based One-Time Password (TOTP) como Google Authenticator ou Microsoft Authenticator ou solicitar que o Zoom envie um código por SMS ou por chamada telefônica, como segundo fator do processo de autenticação da conta.
Já adianto, os apps são a melhor escolha.
Atente que, caso esteja usando uma conta Google, por exemplo, o Zoom pode considerar o login seguro (se o mesmo tiver a sua própria autenticação em dois fatores).
Boa parte disso tudo diz respeito à aquisição da Keybase, cujo time de engenheiros se uniu ao Zoom e começou a criar a criptografia de ponta a ponta para todos os usuários.
Em agosto, o Zoom anunciou que organizações de pequeno e grande porte poderão solicitar o Zoom Phone, um sistema na nuvem (a preço fixo por usuário) para simplificar gastos globais com telefonia e substituir soluções de PBX, por exemplo. A empresa passou a oferecer cobertura internacional e está presente em mais de 40 países na Europa, América do Norte, América Latina (incluindo o Brasil) e Ásia-Pacífico.
E você, usou muito o Zoom nos últimos meses?
Viu alguma outra mudança útil ou sente que ainda está faltando algum recurso?
Deixe a sua dica. 😉