O que é a Tecnologia da Informação e Comunicação? Veja tipos e exemplos da TIC
Inteligência artificial, computação em nuvem e cibersegurança são alguns dos conceitos que fazem parte da Tecnologia da Informação e Comunicação
Inteligência artificial, computação em nuvem e cibersegurança são alguns dos conceitos que fazem parte da Tecnologia da Informação e Comunicação
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é o segmento que reúne todos os recursos e técnicas para o acesso, gerenciamento e transmissão de dados, bem como os conceitos e infraestruturas das telecomunicações.
O termo “Tecnologia da Informação e Comunicação” foi cunhado no final dos anos 90, devido ao impacto que a Tecnologia da Informação passou a exercer sobre o setor de telecomunicações. A nomenclatura então passou a cobrir ambos os segmentos.
A seguir, entenda melhor o que é Tecnologia da Informação e Comunicação, e confira as principais características do setor.
O conceito de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) diz respeito a todos os meios técnicos utilizados para o gerenciamento e desenvolvimento do acesso a informações e da comunicação.
Em outras palavras, trata-se da área que abrange os setores de Tecnologia da Informação (TI) e de telecomunicações, com ênfase na integração e impactos entre sistemas computacionais e redes de comunicação.
Importante destacar que a cobertura da TIC abrange tanto elementos físicos (como hardwares e infraestruturas físicas) quanto temas abstratos (a exemplo de técnicas, tecnologias e recursos).
A Tecnologia da Informação e Comunicação serve para integrar e viabilizar todas as tecnologias voltadas para o acesso ou transmissão de informações. Como exemplo, a TIC é responsável por reunir os meios de transmissão de sinais e dados para habilitar o acesso à internet, bem como o funcionamento do ambiente digital.
Além disso, a Tecnologia da Informação e Comunicação promove o desenvolvimento contínuo de gestão e transmissão de dados, de modo a impulsionar inovações que fazem parte do meio digital, seja para fins educacionais, culturais, de pesquisa ou profissionais.
A origem da Tecnologia da Informação e Comunicação remete à década de 90. Na época, o termo “Tecnologia da Informação” já era adotado para representar técnicas de manipulação e processamento de dados digitais, impulsionadas pelo desenvolvimento de microcomputadores e avanços voltados para o tratamento de informações.
Acontece que a Tecnologia da Informação também passou a impactar setor de comunicações, especialmente com o uso e popularização de celulares, redes e internet. Essa observação motivou debates que apontavam a convergência natural da área de TI com o segmento de telecomunicações, bem como a necessidade de um conceito mais abrangente.
Diante disso, o empresário britânico Denis Stevenson cunhou o termo “Information and Communication Technology” (ICT) em um documento encomendado pelo governo do Reino Unido, em 1997. O texto sugeria a adoção do ICT como disciplina fundamental nas escolas britânicas.
A ideia era de que a população precisava se preparar para uma cultura de vida cada vez mais digital, por meio de políticas claras, infraestrutura adequada, e capacitação. A proposta foi aceita, e a Tecnologia da Informação e Comunicação foi implementada no Currículo Nacional do Reino Unido a partir de 2000.
Apesar do caráter inicialmente educacional, a Tecnologia da Informação e Comunicação passou a ser adotada por governos e entidades, transformando-se em um programa organizacional que integra tecnologias voltadas ao acesso à informação e ao segmento de telecomunicações.
A Tecnologia da Informação e Comunicação é um conceito amplo, mas que é caracterizado por técnicas e infraestruturas utilizadas. Dentre os principais atributos da entidade, estão:
As tecnologias de informação e comunicação podem se enquadrar em diferentes segmentos, com base em seus respectivos papéis no meio digital. Os tipos de tecnologias e exemplos práticos da TIC incluem:
O desenvolvimento da Tecnologia da Informação e Comunicação resulta em diversos benefícios para a sociedade, seja em questões sociais, profissionais ou tecnológicas. Algumas das principais vantagens da TIC englobam:
A Tecnologia da Informação e Comunicação reúne os meios técnicos usados para o gerenciamento e transmissão de dados, ou seja, as tecnologias que habilitam o funcionamento do ambiente digital e das telecomunicações. Em outras palavras, a TIC foca mais nas áreas de infraestrutura, redes e protocolos.
Já a Tecnologia de Consumo consiste no conjunto de produtos eletrônicos e soluções digitais destinadas ao uso cotidiano, a exemplo de celular e PCs ou aplicativos digitais. Vale mencionar que a Tecnologia de Consumo é totalmente dependente da TIC para a experiência completa de uso.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}