O que é APK?
Saiba o que é APK; conheça também como esse formato de arquivo é criado e usado em dispositivos Android
Saiba o que é APK; conheça também como esse formato de arquivo é criado e usado em dispositivos Android
Se você tem um dispositivo Android, é bastante provável que já tenha ouvido falar do termo APK. Essa abreviação costuma ser citada por usuários do sistema operacional móvel do Google quando o assunto é distribuir e instalar aplicativos. Mas o que é APK e para que é usado? Abaixo, vou explicar essas questões.
APK é a abreviação de Android Package, Android Package Kit ou até de Android Application Package, sendo basicamente um formato de arquivo que o sistema do Google usa para distribuir e instalar aplicativos. Um APK contém todos os dados que um app precisa para ser instalado corretamente em um dispositivo.
O APK é um arquivo compactado, ou seja, ele traz vários outros arquivos e metadados de um aplicativo. Como grande parte do Android é construído em Java, esse formato é uma variante do JAR (Java Archive). Em seu núcleo, um APK é um arquivo ZIP, mas ele precisa entregar informações adicionais para funcionar perfeitamente no dispositivo Android.
Arquivos APK são usados para instalar aplicativos em um dispositivo Android. Abrindo um no seu celular, ele exibe as instruções de instalação e solicita determinadas permissões. Isso serve para avisar ao usuário sobre o que está sendo instalado.
Ao baixar um aplicativo pela Play Store, a loja do Google instala automaticamente o APK correspondente. Ou seja, ela atua basicamente como um gerenciador de pacotes, permitindo uma fácil instalação, atualização e remoção.
Qualquer dispositivo Android pode instalar esse tipo de arquivo fora da loja, já que o sistema pede apenas algumas confirmações. No entanto, baixar APKs em sites desconhecidos representa um perigo, já que existe a possibilidade do aparelho ser contaminado com malwares.
Para criar um aplicativo Android, os desenvolvedores costumam usam o Android Studio, ferramenta oficial de desenvolvimento do Google. Após finalizá-lo, o software compila os arquivos e coloca tudo em um único lugar, surgindo assim um APK.
Normalmente, os APKs mantém a extensão .apk para que o sistema operacional consiga identificá-lo e executá-lo. Por exemplo: “com.google.android.dialer_73.0.414822266.apk” é a abreviação do nome do aplicativo de telefone do Google — os números representam a versão atual, que muda a cada nova atualização.
Pronto, agora você já sabe o que é APK e como esse arquivo é usado no Android.