TB Responde Aplicativos e Software

O que é firmware?

As instruções básicas do hardware; saiba o que é firmware, onde é encontrado e qual a importância de sua atualização

Leandro Kovacs
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O software com o conjunto básico de instruções de um hardware, a diferença entre algo funcional ou um pedaço de lixo eletrônico. Saiba o que é firmware, quais são os dispositivos que apresentam o programa e por que é tão importante manter as suas atualizações em dia.

O que é firmware? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O que é firmware? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Definindo o firmware

O firmware é um software no dispositivo de hardware que executa funções como tarefas básicas de entrada/saída e oferece as instruções necessárias para que o dispositivo se comunique com outros.

Geralmente, é projetado para um software de alto nível e pode ser considerado “parcialmente permanente” porque é mantido o mesmo, a menos que seja atualizado de forma ativa pelo usuário.

Quais dispositivos tem firmware

Um grande número dos mais conhecidos dispositivos possuem os seus próprios firmwares. Esse software nada mais é que um conjunto de instruções programadas e permanentemente gravadas em um dispositivo de hardware, como placas de vídeo, BIOS, teclados ou discos rígidos.

Sem o uso de programas especiais, ele não pode ser modificado ou excluído por um usuário final, ao contrário do software comum. As suas atualizações são feitas pelo próprio usuário de forma ativa e nada mais são do que a substituição total do firmware anterior pela nova versão.

Por que mantê-lo atualizado?

As atualizações de firmware nos dispositivos existem para melhorar o desempenho ou adicionar recursos novos. O mesmo vale para os fabricantes de smartphones (iOS e Android). Pode-se visitar o site do fabricante para baixar as atualizações dos dispositivos.

O importante é ficar atento, pois não há uma resposta geral sobre como instalar o firmware em todos os dispositivos porque nem todos funcionam da mesma maneira. Algumas são aplicadas por transmissão wireless e parecem uma atualização comum de software. Em outros casos, podem envolver copiar o firmware para uma unidade portátil e carregá-lo manualmente no dispositivo.

Não desligar durante atualização

Ao visualizar o aviso do fabricante para não desligar o dispositivo, não se assuste. É extremamente importante garantir que o componente alvo da atualização de firmware não seja desligado enquanto estiver sendo efetivada a instalação.

Uma atualização parcial deixa o firmware corrompido, o que pode prejudicar seriamente o funcionamento do dispositivo. É igualmente importante evitar aplicar a atualização errada para o modelo.

Dar a um dispositivo o software que pertence a outro pode fazer com que não funcione mais como deveria. Geralmente, é fácil saber se você baixou o software correto apenas verificando se os números do modelo correspondente ao firmware estão “batendo” com o número do modelo que está sendo atualizado. É mais uma questão de atenção do que qualquer outra coisa.

Agora que sabemos o que é um firmware e a importância de manter as atualizações em dia, podemos aproveitar o bom funcionamento dos nossos dispositivos. Boa sorte.

Com informação: Lifewire, Javatpoint.

Esse conteúdo foi útil?

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque