O que é Grok? Saiba como usar o assistente de IA e confira seus principais recursos
O Grok é um assistente de IA Generativa capaz de responder a perguntas e gerar novos conteúdos a partir de prompts de entrada
O Grok é um assistente de IA Generativa capaz de responder a perguntas e gerar novos conteúdos a partir de prompts de entrada
Grok é o assistente de IA Generativa desenvolvido pela empresa xAI, do empresário Elon Musk. A ferramenta tem funcionamento similar ao de ChatGPT e Gemini, e foca na criação de novos conteúdos a partir de prompts de entrada.
Os principais recursos do Grok incluem geração de texto e imagem, análise de conteúdos, pesquisa em tempo real ou em modo profundo, além da criação ou edição de linhas de código de programação.
Importante destacar que o Grok possui integração com o X (Twitter), e pode ser usado de maneira gratuita. No entanto, experiências mais amplas com a ferramenta de inteligência artificial exigem assinaturas pagas.
A seguir, entenda o que é Grok, saiba como acessar a ferramenta, e confira vantagens e desvantagens de uso.
Grok é um assistente de inteligência artificial generativa baseado em modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM). Com funcionamento similar ao do ChatGPT, o Grok utiliza técnicas de machine learning para aprender com dados, processar linguagem natural, e fornecer resultados a partir de prompts de entrada.
O termo “grok” significa “compreensão plena e profunda de algo” em tradução livre, e surgiu da obra de romance “Stranger in a Strange Land”, de Robert A. Heinlein. A expressão foi usada para nomear a ferramenta, devido à ideia de se criar uma IA Generativa com a capacidade de compreender todas as questões do Universo.
O Grok foi lançado em 2023 pela startup xAI. Importante destacar que a startup foi fundada por Elon Musk, bilionário e empresário do setor de tecnologia, que idealizou a concepção do Grok como uma alternativa ao ChatGPT.
O Grok é uma inteligência artificial (IA) generativa conversacional usada para criação de novos conteúdos a partir de uma grande quantidade de dados. Em outras palavras, trata-se de um assistente de IA que utiliza processamento de linguagem natural para realizar uma variedade de tarefas.
Você pode usar o Grok para obter respostas a perguntas (em voz e texto), gerar ou editar imagens, criar textos do zero, resolver cálculos matemáticos, escrever linhas de código, entre outras funções que possam otimizar processos e aumentar a produtividade.
Você pode usar o Grok AI via plataforma X (Twitter), pelo aplicativo móvel do Grok ou pela plataforma web. No entanto, o uso da ferramenta é basicamente o mesmo independentemente do meio utilizado.
Abra o aplicativo do X (Twitter), e toque na opção “Grok” localizada na barra inferior. Se preferir, acesse grok.com ou inicie o app do Grok (disponível para Android ou iOS).
Digite o comando desejado no campo de texto, e toque no ícone de envio. Você também pode tocar no ícone de clipe para anexar arquivos, ou alternar entre os modos “DeepSearch ou “Think” antes do envio do prompt de entrada.
Espere pelo prompt de saída do Grok. Caso seja necessário, repita o segundo passo para refinar a busca e tentar obter resultados mais assertivos.
O Grok é uma inteligência artificial generativa focada em criação de novos conteúdos a partir dos prompts de entrada. Algumas das principais capacidades da ferramenta englobam:
O Grok foi pré-treinado com uma variedade de informações e conjuntos de dados disponíveis de maneira pública, e que foram revisados e selecionados por humanos, segundo a empresa xAI. Versões mais recentes do assistente de IA também utilizaram o supercomputador Colossus Supercluster durante os treinamentos.
Sim. O Grok oferece um plano básico de uso, mas que tem limitações de consultas, modelos de imagem, memória de contexto e utilização da DeepSearch.
No entanto, é possível assinar o plano dedicado SuperGrok ou fazer inscrição nos planos X Premium ou X Premium+ do X (antigo Twitter) para usos mais amplos e com menos limitações.
Sim. O Grok coleta diversos dados de seus usuários com a premissa de manutenção dos serviços, melhorias nas operações e suporte, garantia da integridade da ferramenta, além de usos para fins legais. Dentre os dados coletados, estão:
Não, mas é possível minimizar a coleta de dados pelo Grok. Para mitigar a captura de suas informações pelo assistente de IA, vale usar a ferramenta sem fazer login e evitar de compartilhar informações pessoais nos prompts de entrada.
Além disso, é possível entrar em contato com a equipe da xAI para solicitar acesso, correção, atualização ou exclusão de seus dados pessoais. E tratando-se de acessos pelo X (Twitter), vale acessar as configurações de privacidade e segurança da conta, e desmarcar as chaves na seção “Grok e Colaboradores de Terceiros”.
O Grok é uma das ferramentas de IA Generativa mais populares do mercado, e que inclui diversas vantagens de uso. Alguns dos principais benefícios do assistente de IA incluem:
A ferramenta Grok da xAI apresenta algumas desvantagens e limitações de uso, incluindo:
O Grok é uma tecnologia de consumo que rivaliza com diversos outras ferramentas de IA Generativa, especialmente com o crescimento do mercado de inteligência artificial. E dentre os principais concorrentes do Grok, estão:
Grok é a inteligência artificial generativa da xAI, baseada no modelo de IA Grok. O assistente de IA pode ser usado em sua plataforma própria ou via X (antigo Twitter), possui um estilo de linguagem sarcástico para um tom mais desinibido, e inclui tweets como fonte de dados para seus prompts de saída.
Já o ChatGPT é o assistente de IA Generativa da OpenAI, que utiliza o modelo de IA GPT. O funcionamento do ChatGPT é similar ao do Grok em termos de capacidades, mas a ferramenta da OpenAI tem mais tempo de atividade no mercado e não possui integração com o X.
O Grok é a inteligência artificial generativa da startup xAI, do empresário Elon Musk. Seu uso é baseado na criação de novos conteúdos a partir de dados, e é bastante difundido pelos usuários do X (Twitter), devido à integração da IA com a rede social.
Já o Gemini é o assistente de IA Generativa do Google, que utiliza o modelo de IA Gemini. A ferramenta costuma criar prompts de saída mais longos, é integrada aos demais serviços do Google, e tem sido utilizada como assistente padrão de smartphones Android mais recentes.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}