Início / TB Responde / Finanças /

O que é halving?

Ampliação de demanda por controle artificial; saiba o que é halving e como essa ação influencia no mercado de bitcoins

Leandro Kovacs

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Oferta e demanda é a lei que controla todos os mercados, inclusive os de bitcoins. Veja abaixo, o que é halving e como essa ação influencia diretamente os valores apresentados nas negociações do mercado de bitcoins. O processo seria algo próximo a indução de uma inflação na criptomoeda.

O que é halving? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O que é halving? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Halving cria inflação?

Busca por manutenção seria a melhor definição, mas o controle intencional acaba criando inflação. O halving do bitcoin refere-se a um evento em que o ritmo de circulação de novas unidades é reduzido pela metade.

Faz parte de uma estratégia para manter o fornecimento máximo fixo, em contraste com moedas fiduciárias — de papel — como o dólar americano, que têm suprimentos “ilimitados” e perdem valor quando os governos imprimem muitas cédulas.

O halving é um dos eventos mais importantes no blockchain do bitcoin. Ele induz a inflação no preço da criptomoeda, reduzindo o número em circulação e aumentando a demanda.

A ação tem implicações para todas as partes interessadas no ecossistema do bitcoin.

Halving controla o número de novas moedas em circulação (Imagem: Kanchanara/Unsplash)
Halving controla o número de novas moedas em circulação (Imagem: Kanchanara/Unsplash)

Como funciona o halving do bitcoin?

Vou resumir como funciona o halving, mas antes é necessário entender como funciona a mineração de criptomoedas.

A mineração é uma competição. Os mineradores estão correndo para serem os primeiros a adicionar novos blocos ao blockchain. Para cada bloco adicionado, eles recebem um certo número de novos bitcoins como recompensa.

O criador do bitcoin programou a recompensa do bloco para ser cortada pela metade em intervalos regulares. A recompensa por minerar um bloco é reduzida a cada 210.000 blocos adicionados.

Com a velocidade atual, o halving do bitcoin vem ocorrendo em intervalos de aproximadamente quatro anos. Teoricamente, uma vez que 21 milhões de bitcoins tenham sido criados, não será mais possível criar novos.

Então podemos dizer que o halving é uma ação para aumentar a longevidade do bitcoin? De uma forma mais superficial, sim, mas a ideia é melhorar o valor da recompensa dos mineradores, apesar do limite de novas moedas estar cada vez mais próximo.

A função do processo

Sem a existência de um halving para aumentar a demanda e o preço, os mineradores não teriam incentivo. A recompensa por concluir as transações seria menor e o valor do bitcoin não seria alto o suficiente.

Para evitar isso, o bitcoin tem um processo para alterar a dificuldade necessária para obter as recompensas de mineração, ou em outras palavras, a dificuldade de mineração de uma transação.

Caso a recompensa tenha sido reduzida pela metade e o valor do bitcoin não tenha aumentado, a dificuldade de mineração seria reduzida para manter os mineradores incentivados. Isso significa que a quantidade liberada como recompensa ainda é menor, mas a dificuldade de processar uma transação é reduzida.

Este processo provou ser bem sucedido duas vezes. Até agora, o resultado desses halvings foi um aumento no preço seguido por uma grande queda. As quedas que seguiram esses ganhos, no entanto, ainda mantiveram os preços mais altos do que antes desses eventos.

A principal função do halving é equilibrar recompensa e valor do bitcoin (Imagem: Maxim Hopman/Unsplash)
A principal função do halving é equilibrar recompensa e valor do bitcoin (Imagem: Maxim Hopman/Unsplash)

Os principais envolvidos

A rede do bitcoin é constituída por diversos personagens, mas podemos unir em dois pontos focais.

Investidores

O halving geralmente resulta em aumento dos preços da criptomoeda devido à oferta reduzida e à demanda crescente, o que significa que é uma boa notícia para os investidores.

A atividade de negociação na blockchain da criptomoeda aumenta antes do halving. No entanto, o ritmo dos aumentos de preços apresenta diferenças com base na logística e nas condições de cada redução.

Mineradores

O efeito para eles no ecossistema do bitcoin é um pouco mais complicado. Por um lado, uma oferta cada vez menor da moeda aumenta a demanda e os preços. Porém, menores recompensas também podem dificultar a sobrevivência de mineradores individuais ou pequenos pools de mineração, por achar difícil competir com grandes organizações especializadas.

A capacidade de mineração do bitcoin é cíclica em relação ao seu preço, mas em sentidos opostos. Assim, quando o preço da criptomoeda aumenta, o número de mineradores em seu ecossistema diminui e vice-versa. O halving é caracterizado por um aumento de preço e também pode aumentar a probabilidade de um “ataque 51%” na rede do bitcoin. Isso se deve ao fato de sua da rede, tornando-a menos segura.

Em pontos gerais, o halving é uma regra pré-determinada que faz parte da autogestão, aparentemente caótica, necessária para a manutenção do interesse pela busca e a segurança que o bitcoin necessita.

Com informação: Business insider, Investopedia.