O que é memória RAM virtual? Entenda a função do RAM Boost e RAM Plus no seu aparelho
A RAM virtual é usada para ampliar a quantidade de RAM física usando o armazenamento do dispositivo, permitindo melhorar o desempenho geral
A RAM virtual é usada para ampliar a quantidade de RAM física usando o armazenamento do dispositivo, permitindo melhorar o desempenho geral
A RAM virtual, também conhecida como RAM boost ou RAM plus, é uma técnica que simula memória RAM adicional usando o armazenamento interno do dispositivo. Essa função de gerenciamento visa otimizar o desempenho geral, permitindo que mais aplicativos sejam executados simultaneamente.
Quando a RAM física está sobrecarregada, o sistema operacional transfere os dados menos usados para o armazenamento físico, liberando espaço na RAM principal. Essa ferramenta é útil em dispositivos com pouca memória RAM, evitando lentidão ao executar apps mais exigentes.
Saiba mais sobre o que é RAM virtual, para que serve e seu funcionamento. Bem como, veja os pontos positivos e negativos da técnica.
A RAM virtual é uma técnica de gerenciamento de memória que permite que o sistema operacional use o espaço de armazenamento físico como se fosse RAM adicional. Isso é feito quando a RAM física do dispositivo está cheia, e precisa de mais espaço para o armazenamento temporário de dados e aplicativos em uso.
O uso da Memória Virtual permite que o sistema operacional execute mais aplicativos e tarefas ao mesmo tempo, mesmo que a RAM física esteja cheia. A técnica ajuda a prevenir travamentos e lentidão quando programas mais exigentes estão em execução.
Para isso, a ferramenta transfere dados de aplicativos menos usados para o armazenamento físico, liberando espaço na memória RAM física para os apps mais importantes. Sendo uma prática ideal em PCs ou celulares com menos RAM real disponível.
A RAM virtual é uma técnica de gerenciamento baseada em hardware e software. Basicamente, seu funcionamento é dividido em três etapas principais:
É importante dizer que a RAM virtual trabalha com uma leitura de dados mais lenta, mas ainda é mais rápida do que acessar o armazenamento direto ao executar os aplicativos. Por isso, a técnica permite otimizar o uso de vários apps simultaneamente.
A extensão de RAM pode ser usada tanto em computadores quanto em celulares. Entretanto, a ferramenta pode receber nomes comerciais diferentes conforme as marcas dos smartphones. Por exemplo:
A memória RAM virtual oferece diferentes benefícios para os usuários de PC e smartphones. Os principais são:
A memória expandida possui algumas limitações que podem atrapalhar o uso dos dispositivos. Algumas delas são:
Sim, é possível configurar a memória RAM virtual no PC com Windows. Para isso, é necessário acessar as configurações avançadas do sistema, selecionar o menu “Desempenho” e, em seguida, abrir a opção “memória virtual”.
Em smartphones, a configuração da memória RAM virtual pode variar conforme o fabricante do aparelho. Entretanto, essa opção costuma estar disponível junto aos recursos de memória do dispositivo.
Sim, dá para aumentar a memória virtual em PCs e celulares por meio das configurações do dispositivo. No entanto, é importante estar ciente de que esse processo reduz o armazenamento físico, pois a RAM virtual consome parte desse espaço.
Além disso, a velocidade de leitura dos dados na memória virtual é significativamente mais lenta em comparação com a RAM física. Portanto, é recomendado ter cautela ao alocar grande quantidade de RAM virtual, especialmente se o armazenamento secundário for limitado.
Não, você não consegue fazer download de memória RAM virtual no seu dispositivo. Embora use o nome “virtual”, esse é um espaço ocupado fisicamente na armazenamento do celular ou computador.
A memória RAM virtual não melhora o desempenho em jogos que exigem grande quantidade de memória RAM. Nesses casos, o recurso pode até ajudar a sustentar a tarefa quando a memória física do dispositivo estiver no máximo.
Entretanto, o uso da memória virtual em jogos pode gerar lags e queda de desempenho devido à velocidade mais lenta na troca de dados. Por isso, é recomendado não depender tanto da técnica ao executar jogos modernos mais pesados.
A memória RAM virtual é uma técnica de gerenciamento de memória que usa o armazenamento como extensão da memória RAM física. Embora permita que o sistema execute mais aplicativos simultaneamente quando a RAM física está cheia, o acesso aos dados temporários da memória virtual é mais lento.
A memória RAM física, por outro lado, é composta por chips de memória instalados diretamente na placa-mãe do dispositivo. Esses componentes oferecem acesso rápido aos dados temporários dos apps em execução, resultando em um desempenho mais ágil.
UltraRam é a tecnologia que busca combinar o armazenamento de dados das memórias flash (como SSDs) e a velocidade e eficiência energética das memórias DRAM. Isso significa que ela pode armazenar dados temporários mesmo quando o dispositivo está desligado, além de oferecer taxas de transferência de dados extremamente rápidas para a CPU.
A RAM virtual é a técnica que usa o armazenamento de um dispositivo para simular RAM adicional, melhorando a atuação quando a RAM física está cheia. No entanto, a velocidade de acesso à memória virtual é limitada pela velocidade do componente de armazenamento, o que pode resultar em um desempenho inferior à RAM física.
A memória cache do processador é uma pequena quantidade de memória de alta velocidade integrada à CPU do dispositivo. Ela armazena dados usados frequentemente, permitindo que o processador use as informações, sem precisar acessar a RAM física. Isso garante um desempenho mais rápido e eficiente, com carregamento reduzido de aplicativos.
A RAM virtual, por outro lado, é o recurso que usa o espaço de armazenamento como uma RAM extra caso a memória física esteja cheia. No entanto, a velocidade de acesso aos dados é mais lenta do que a RAM física.
A RAM virtual é a técnica de gerenciamento de memória que usa softwares para expandir a capacidade da RAM física, aproveitando o armazenamento do dispositivo. Quando a RAM física está sobrecarregada, a memória virtual armazena os dados temporários que não estão sendo usados ativamente. No entanto, a RAM virtual é mais lenta que a RAM física.
Já a memória ROM é a memória física que armazena dados essenciais para o funcionamento do sistema, como firmware da BIOS. Diferente da RAM, a ROM não é volátil e armazena os dados temporariamente mesmo quando o dispositivo é desligado. Bem como, a ROM permite somente a leitura, impedindo que os dados sejam modificados facilmente pelo usuário.
Sim, dá para desativar a memória RAM virtual em computadores e celulares, mas essa ação geralmente não é recomendada. A função tem um importante papel no desempenho do sistema, permitindo que o dispositivo use o espaço em disco como RAM adicional quando a memória física está cheia.
Desativar a memória virtual pode levar a problemas como lentidão, travamentos e instabilidade, pois os sistemas operacionais dependem dessa interação para funcionar corretamente. Em vez de desativar a RAM virtual, é aconselhável buscar configurações que otimizem o uso equilibrado e eficiente da memória física e virtual do dispositivo.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}