TB Responde Aplicativos e Software

O que é modo Companion no Google Meet?

Bastante útil em reuniões híbridas, o modo Companion permite aos usuários participarem de videochamadas em uma segunda tela

Ricardo Syozi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Focando em conectar videochamadas para muitas pessoas ou durante reuniões híbridas, o modo Companion do Google Meet foi desenvolvido para dar uma voz a todos. Com ele, as pessoas podem usar uma segunda tela e participar de forma ativa. No entanto, o microfone fica totalmente desativado durante esse modo, pois assim não há problemas com áudio na apresentação. Saiba mais nas linhas a seguir.

Google Meet
Google Meet (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O modo Companion do Google Meet é um recurso que permite aos integrantes se conectarem a uma videochamada através de uma segunda tela em seu computador. O intuito é o de entregar o mesmo acesso às atividades para todos, não importando a maneira na qual estão participando.

Por exemplo, uma enquete pode ocorrer na tela durante um encontro híbrido. Os usuários remotos, poderão votar nela, mas isso será mais difícil para quem está contribuindo em carne e osso. Dessa forma, o uso desse modo dá a chance para todos votarem, já que adiciona essa tela a mais com as mesmas opções para cada um.

Com essa alternativa, as reuniões híbridas passam a ser mais integradas. Todos têm voz, seja no microfone para quem está em casa ou dentro da sala para quem acompanha presencialmente.

Como usar o modo Companion no Google Meet

É importante ressaltar que essa opção é exclusiva para uso no PC, ou seja, nada de dispositivos móveis fazendo uso do recurso. Para acessar, siga esses passos:

  1. No convite, clique em “Participar”;
  2. Na página seguinte, selecione a opção de “Usar o modo Companion”;
  3. A partir de agora, você poderá utilizar muitos recursos como se estivesse na reunião através de uma segunda tela.

Se preferir, você pode acessar o link do modo e digitar o código da sala para se conectar.

Qualquer um com um PC pode ter acesso à ferramenta, porém, é preciso da permissão do organizador para tal.

modo companion google meet
Tela inicial do modo Companion no Google Meet (Imagem: Ricardo Syozi / Tecnoblog)

Quais são as vantagens do modo Companion?

Primeiramente, vale destacar que o objetivo dessa função é unir todos os lados de uma reunião híbrida. Com isso em mente, todos os usuários podem ligar suas câmeras como em um encontro online padrão. Porém, cada bloco visual só aparece quando a pessoa levanta a mão.

Os participantes no modo Companion ficam com o microfone desligado, mas eles podem apresentar suas telas e expressar suas opiniões através do chat.

Em apresentações profissionais, por exemplo, esse recurso é valioso, pois une todos os envolvidos na videochamada em duas telas. Já em aulas de ensino híbrido, o professor pode dar atenção para todos os alunos, permitindo que cada um seja parte ativa da aula.

Por último, o organizador tem controles exclusivos sobre a sala. É possível moderar as conversas, uso de áudio e vídeo, permitir entradas de terceiros e ainda encerrar tudo quando quiser.

Pronto para agendar a próxima reunião?

Agora que você já sabe mais sobre o que é o modo Companion, deu para notar que os encontros online não mudam tanto assim.

Se você já conhece tudo sobre como agendar uma reunião no Google Meet, então vai se sentir em casa ao começar a brincar na opção de segunda tela nas videochamadas. Não há nenhuma necessidade de fazer tudo de última hora. Basta marcar de antemão e enviar os convites.

Só não pode atrasar a videochamada, hein!

Com informações: Google.

Esse conteúdo foi útil?

Ricardo Syozi

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral. Entrou para o Tecnoblog em 2021.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque