Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

O que é MVC?

Facilitando o trabalho em aplicações complexas; saiba o que é MVC e como agiliza a manutenção de uma aplicação web

Por

É um padrão arquitetônico, mas não para uma aplicação completa. Veja abaixo, o que é MVC e como esse padrão pode ser útil em trabalhos com muitos desenvolvedores atuando ao mesmo tempo. A estrutura permite um melhor gerenciamento sobre as camadas que são apresentadas para os usuários ou desenvolvedores.

O que é MVC? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O que é MVC? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Model View Controller

O MVC — em tradução livre “controlador de visualização de modelos”, é um padrão de design onde se especifica que um aplicativo consiste em um modelo de dados, respostas visuais às entradas e informações de controle. O padrão requer que cada um deles seja separado em objetos diferentes.

O MVC está relacionado principalmente à camada de interface do usuário ou interação de um aplicativo. Provavelmente, ainda precisa-se de uma camada de lógica de função, alguma camada de serviço e camada de acesso a dados. O modelo faz o controle das divisões de acesso às camadas, o usuário interage, mas só recebe as respostas finais da interação, a lógica passa por outra camada de controle.

Explicando o sistema

Basicamente, são 3 componentes presentes no sistema: Model, View, Controller.

  • Model: o modelo contém apenas os dados puros do aplicativo, não contém nenhuma lógica que descreve como apresentar os dados a um usuário;
  • View: o visual ou visualização demonstra os dados do modelo para o usuário. A visualização sabe como acessar os dados do modelo, mas não sabe o que esses dados significam ou o que o usuário pode fazer para manipulá-los;
  • Controller: o controlador existe entre o visual e o modelo. Ele recebe os eventos disparados pela visualização (ou outra fonte externa) e executa a reação apropriada a esses eventos. Na maioria dos casos, a reação é chamar um método no modelo. Como o visual e o modelo são conectados por meio de um mecanismo de notificação, o resultado dessa ação é automaticamente refletido na visualização.

Importância do MVC

O padrão MVC ajuda a quebrar o código de front-end e back-end em componentes separados. Dessa forma, é muito mais fácil gerenciar e fazer alterações em qualquer um dos lados sem que interfiram entre si.

O MVC torna a gestão mais simples, mas não perfeita. Especialmente quando vários desenvolvedores precisam atualizar, modificar ou depurar um aplicativo completo ao mesmo tempo.

O ponto chave é: o conceito mais atraente do padrão MVC é a separação de interesses. Os aplicativos da web modernos são muito complexos e, às vezes, fazer uma mudança pode ser um grande problema — quanto maior o navio, mais difícil manobrar.

Gerenciar o front-end e o back-end em componentes menores e separados permite que o aplicativo seja escalonável, sustentável e fácil de expandir. E com muito menos dor de cabeça.

Com informação: Free code camp, Geeks for geeks.