O que é o Registrato do Banco Central?

Relatórios individuais de relacionamento com instituições financeiras; saiba o que é o Registrato do Banco Central

Leandro Kovacs
Por

Um método rápido e ágil para os usuários/clientes de instituições financeiras verificarem seus relatórios individuais. Veja abaixo, o que é o Registrato do Banco Central e entenda como funciona essa nova ferramenta para controle da vida fiscal e financeira.

O que é Registrato? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O que é Registrato? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Registro de extrato?

Se fizermos um trocadilho básico, o Registrato pode ter a definição de um extrato (relatório) de seus registros com instituições financeiras.

No resumo técnico, o Registrato é um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre relacionamentos com as instituições financeiras, operações de crédito e câmbio.

O sistema permite consultar, de graça, informações sobre empréstimos em seu nome, em quais bancos o usuário possui conta, chaves Pix cadastradas, dívidas com órgãos públicos federais, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira feita pelo indivíduo.

Como ter acesso

Para que os usuários possam realizar o credenciamento e obter acesso ao sistema, é necessário que as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central disponibilizem o serviço de validação para seus clientes. Atualmente, são dois modelos distintos:

  • Validação por Internet Banking (somente obrigatório para bancos comerciais, bancos múltiplos com carteira comercial e caixas econômicas que prestam serviços por meio da internet);
  • Validação por aplicativo (facultativo para todas as instituições).

Qualquer pessoa com CPF e CNPJ válido pode acessar o Registrato, mediante cadastramento prévio, cumprida a implantação pela instituição financeira. Pessoas jurídicas e MEI devem efetuar o cadastro diretamente no site do Banco Central, sistema de validação digital é exigido nesses casos.

Relatórios fornecidos

  • Relatório de Chaves Pix;
  • Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR);
  • Relatório de Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS);
  • Relatório de Câmbio e Transferências Internacionais;
  • Relatório de Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal – Cadin.

A resposta sobre o que é o Registrato nós já temos, o cadastro e uso é bem mais simples para pessoas físicas, em relação às jurídicas e MEIs. Boa sorte.

Com informação: Banco Inter, BACEN 1, 2.

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados

Relacionados