O que é o som surround? [Áudio 3D]

Imersão total; saiba o que é o som surround, como ele funciona, onde está presente e como apreciar essa experiência

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 11 meses
O que é o som surround? (Imagem: Dmitry Demidov/Pexels)
O que é o som surround? (Imagem: Dmitry Demidov/Pexels)

Muito além do áudio estéreo. Veja abaixo, o que é o som surround, quais as diferenças entre os sistemas que fazem parte dessa classificação de tecnologia de áudio. Será necessário ter um equipamento específico para perceber a diferença sonora? Buscamos essas e outras respostas para o leitor no decorrer da matéria.

O que é o som surround?

Vamos à definição básica do conceito, o áudio de som surround é, simplesmente, o som que o cerca, saídas por todos os lados com foco no objeto central. Significa um alto-falante em praticamente todos os cantos da sala, projetando som digital de alta qualidade em todos os ângulos, como se você estivesse em um cinema, teatro ou sala musical. 

Aprofundando o conceito

Além do posicionamento de saídas de áudio, o som surround também significa diversificação de timbres, com graves profundos e estrondosos, vibrando o assoalho com uma explosão durante um filme.

Imersão de efeitos sonoros, sutis, deslizando como passos atrás do espectador em uma cena de suspense. Para música, é ser totalmente envolvido pela música que se está ouvindo, com canais independentes para cada instrumento ou grupo deles.

O que compõe um sistema de som surround?

Basicamente, um sistema de som surround tem a caixa principal, o subwoofer e as caixas “satélites” ou laterais. Por exemplo, para aproveitarmos ao máximo algo com a qualidade 5.1 de áudio, vamos precisar da caixa principal + 4 caixas satélites, duas à frente e duas na parte de trás, além do subwoofer. 

Somando tudo isso, dão 6 saídas de áudio, mas não era 5.1? Algumas pessoas ficam com essa dúvida, mas o fato de ser 5.1 significa 6 saídas de áudio mesmo, o número é dividido entre caixas e subwoofers, por isso 5 + 1 = 6. E o 7.1? Da mesma forma, observando o número, concluímos que são 8 saídas diferentes de som.

É preciso ter um sistema de som próprio?

Para ter a real experiência de som surround é preciso de equipamento específico, apesar de algumas tecnologias fazerem essa simulação. Então definimos, o mínimo necessário para perceber as qualidades de um som surround são 5 caixas de som mais um subwoofer. 

Caso o usuário não possua esse tipo de sistema, ficará sem a sensação sonora de espaço ao assistir filmes. Para música, um sistema 2.1 é o suficiente, adquirindo a sensação de estar no show, escutando a banda tocar com seus 2 ouvidos.

Essa é a definição de som surround, investir em um equipamento de surround somente trará melhor sensação espacial do som quando estiver assistindo a filmes e séries, mas não deixe de assistir nada por conta disso. Bom divertimento!

Com informação: Dolby.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Dolby na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados