O que é um pixel?

Pixel é a menor unidade que compõe uma imagem; entenda a sua importância em fotos, vídeos, câmeras e telas

Ronaldo Gogoni Ana Marques
Por e
• Atualizado há 11 meses
Quanto mais pixels, maior resolução e qualidade de imagem. (Imagem: PxHere)

Pixel é a menor unidade de uma imagem digital, independente de sua fonte. Se você pegar uma foto e fizer uma aproximação (zoom), verá uma série de quadradinhos que a compõem. Cada um desses pontos luminosos é um pixel. São milhões ou milhares deles.

O que significa pixel?

A palavra pixel é uma combinação dos termos “picture” e “element”. Ou seja, “elemento de imagem”.

Cada pixel é baseado nas três cores básicas do padrão RGB: vermelho, verde e azul. Monitores LCD convencionais trabalham em uma profundidade de 8 bits. Isso significa que cada uma das três cores básicas possui 256 tonalidades. Sendo assim, é possível combinar pixels para obter mais de 16 milhões de cores diferentes.

Pixels em telas

A nitidez de uma imagem depende de quantos pixels a compõem. Logo, quanto maior a densidade de pixels (PPI) de uma tela, maior o potencial que esse dispositivo tem de exibir imagens bem definidas. Vale ressaltar que para isso, o conteúdo também precisa estar em alta resolução.

Uma tela Full HD possui 1.920 x 1.080 pixels. Ou seja, largura de 1.920 e altura de 1.080 pixels ou 2.073.600 pixels no total. A título de comparação, uma tela 4K (3.840 x 2.160 pixels) conta com 8.294.400 pixels e uma 8K (7.680 x 4.320 pixels) 33.177.600 pixels.

O tamanho de um pixel

Pixels podem ter tamanhos variados, e é por isso que telas do mesmo tamanho podem ter resoluções diferentes.

Cada quadradinho de uma tela 4K é quatro vezes menor que o de uma Full HD, o que significa que para cada pixel de 1080p, você tem quatro em 2160p; da mesma forma, o pixel de um display 8K é quatro vezes menor que o de uma 4K.

Diminuindo o tamanho do pixel, é possível inserir mais pixels na imagem, obtendo maior precisão no controle de cores.

Pixels em câmeras

Xiaomi Civi 1S tem câmera tripla de 64 megapixels (Imagem: Divulgação/Xiaomi)
Megapixel é igual a um milhão de pixels. (Imagem: divulgação/Xiaomi)

Em câmeras, o termo megapixel (um milhão de pixels, símbolo MP) diz respeito à capacidade do sensor de capturar pixels em uma foto. Por exemplo, uma câmera com 48 MP é capaz de captar imagens com até 8.000 pixels de largura por 6.000 de altura.

Mas a qualidade da câmera não deve ser medida pela quantidade de megapixels. Uma câmera com 10 MP pode tirar fotos melhores do que outra com 48 MP se tiver um sensor maior com pixels maiores. Nesse cenário, quanto maior o pixel, maior será a absorção de luz, gerando imagens mais detalhadas.

Qual é a diferença entre DPI e pixel?

DPI (dots per inch ou “pontos por polegada”, em português) indica a definição (ou “qualidade”) de uma imagem impressa. Já pixel é a unidade básica que constitui a imagem digital. Em dispositivos eletrônicos, como telas de TVs, computadores e celulares, usamos o termo PPI (pixels per inch) para falar da densidade de pixels de uma imagem.

O que causa um pixel morto?

Um pixel morto pode ser causado por uma falha nos transistores de uma tela LCD ou OLED, impedindo a chegada de energia a um determinado ponto da tela. Desse modo, um dead pixel aparece como um pequeno ponto preto (apagado) no display.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Pixel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados